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Cada dia mais a transformação digital nas empresas torna-se uma necessidade e deixa de ser apenas moda. Atualmente, uma empresa que não existe on-line é como se, de fato, não existisse off-line, e é ultrapassada pela concorrência com bastante facilidade.

As tecnologias digitais são importantes para uma empresa que quer se relacionar com o cliente, fazer negócios on-line, ou mesmo off-line, e se comunicar.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre essa transformação digital e como você pode implementá-la em seu empreendimento. Confira!

Como funciona a transformação digital?

Esse é um processo utilizado por empresas para melhorar o desempenho, garantir resultados melhores e aumentar o alcance de influência. É uma mudança na estrutura das organizações que fornece um papel essencial para a tecnologia.

Essa mudança na estrutura das organizações é apontada como radical e pode levar a tecnologia a ter um papel estratégico central — e não somente uma presença considerada superficial.

Quais são as principais vantagens?

As principais vantagens que podemos citar são:

  • melhor experiência do cliente;
  • otimização da cadeia de processos;
  • auxílio na tomada de decisões estratégicas;

Como implementar?

Utilize QR Codes

QR codes são utilizados por diversas indústrias de revistas e propagandas para armazenar URL’s que serão direcionadas para um vídeo, site, hotsite, etc. Além disso, um QR code pode ser facilmente escaneado por celulares modernos.

Utilizar essa tecnologia em anúncios impressos e peças gráficas leva o consumidor até o site para obter mais informações ou para conseguir um desconto exclusivo.

Crie eventos presenciais

Uma ótima maneira de implementar uma mídia off-line na ativação de estratégias on-line é criar eventos presenciais — como workshops e feiras, por exemplo — e realizar a cobertura deles on-line, com fotos em tempo real e algumas transmissões ao vivo de momentos específicos dos eventos.

Incentive o uso das buscas no Google

Como já sabemos, o Google utiliza um mecanismo de ranqueamento baseado, principalmente, no conteúdo e nas palavras-chave para posicionar cada site em suas páginas.

Ao incentivar as buscas no Google, as chances de um cliente em potencial encontrar sua empresa são ainda maiores, e dentro do seu site ou blog ele pode tirar todas as dúvidas sobre seus serviços ou produtos.

Incentive o buzz marketing digital

Quando uma empresa conquista a confiança de seus clientes, é muito comum que ela seja comentada entre seus consumidores e até mesmo indicada para clientes em potencial pelos já clientes da rede.

Sendo assim, é muito importante tratar sempre bem seus clientes, oferecendo um bom atendimento e suporte, para que as pessoas possam ouvir sobre seu produto e pesquisar on-line a sua reputação e encontrar coisas boas a respeito da sua empresa.

Incentivar avaliações on-line da empresa e dos produtos

Sabe aquelas pesquisas de rua que as empresas costumavam fazer antigamente? Hoje em dia elas podem ser feitas de forma on-line — um serviço que poupará muito do seu tempo e disponibilidade. Nessas pesquisas, qualquer pessoa pode responder perguntas sobre a sua empresa ou, então, avaliar seus serviços e produtos com estrelas.

Essas avaliações são importantes para que outras pessoas saibam da sua reputação; mas, além disso, ao realizar uma pesquisa on-line, você pode conseguir dados importantes do seu cliente para aplicar estratégias do marketing digital como o e-mail, por exemplo.

​Quais são os maiores mitos da transformação digital?

Esse é um assunto voltado apenas para empresas de tecnologia

Acredita-se — e muito — que somente empresas que nasceram com um contexto digital, como e-commerces e SaaS, podem se beneficiar das tecnologias digitais. Porém, isso não passa de um mito!

Qualquer empresa, independente do seu segmento, pode adotar e combinar estratégias on e off-line.

Tudo se resume à experiência do cliente

Outro mito é acreditar que a transformação digital se resume em proporcionar a melhor experiência possível para o cliente. Isso é realmente importante, mas não é o suficiente.

Vale lembrar que a transformação digital deve estar espalhada por toda a empresa e não ficar focada somente na experiência do cliente.

A transformação vem de pequenas iniciativas

Em teoria, a ideia de que pequenas iniciativas dos colaboradores criem uma organização digital aos poucos parece fazer sentido. No entanto, não é dessa maneira que as coisas funcionam. Afinal, a transformação precisa vir do topo.

Uma mudança considerada tão grande necessita de liberdade e iniciativa dos líderes, em serem capazes de desenvolver programas de mudanças claros e implementá-los nas empresas.

O setor de TI é o responsável por realizar a transformação

O setor de TI, ou tecnologia da informação, precisa estar estruturado de forma sólida para garantir o nível de atuação que uma empresa digital demanda. Porém, isso não significa que a transformação seja sua responsabilidade.

O que acontece é uma aproximação entre os gestores e quem pretende colocar a tecnologia para funcionar, já que o setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer companhia.

Dependendo da indústria, é possível esperar para ver

A necessidade de inovação é algo urgente e real em todo o mercado, e é possível que quem decidir esperar para ver o resultado, não goste do cenário que encontrará.

Um exemplo disso é o agronegócio, que antigamente atuava livre de processos tecnológicos e hoje é um dos setores que mais fazem uso da tecnologia para aperfeiçoar processos, prever dificuldades e obter melhores resultados.

Desenvolver várias iniciativas digitais é o suficiente

Esse pode ser considerado o maior engano dos tomadores de decisão e executivos de uma empresa. Pensar que desenvolver várias iniciativas digitais basta para uma boa tecnologia digital é acreditar que você já faz parte da transformação mesmo sem fazer.

O marketing de conteúdo, que vem sendo muito utilizado, é exemplo de um ótimo recurso — mas essa é uma estratégia que faz apenas parte da solução. Sendo assim, não caia na ilusão de que suas estratégias são a transformação em si.

Depois de ver como a transformação digital funciona e quais são as metodologias para implementá-la em sua empresa, o que acha de conversar com a sua equipe e repensar as estratégias que vocês têm tomado em relação à comunicação, negócios on-line e relacionamento com o cliente?

E aí, gostou do post? Aprenda mais sobre este universo em nosso artigo sobre branding a partir do marketing digital.

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