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A cada ano, novas tecnologias de comunicação são desenvolvidas e aprimoradas. A internet está em evolução constante e, o comportamento dos consumidores digitais também está sempre em transformação mediante o surgimento de novas opções e formas de interagir. Por isso, é muito importante para as empresas ficarem atentas às tendências de mercado, especialmente na área de marketing e vendas.

Pensando nisso, trouxemos neste post 5 grandes tendências que devem marcar 2019. Confira!

1. Conteúdo em evolução

Desde o surgimento do marketing digital, a produção de conteúdo sempre teve papel fundamental nas estratégias de atração e consideração do potencial cliente.

Para 2019, espera-se uma evolução na forma como ele é criado e levado ao público, em razão de novos critérios de ranqueamento que passaram a ser utilizados nos algoritmos do Google e de redes sociais.

Embora as antigas práticas de SEO continuem em voga, existem novas dimensões que precisam ser consideradas, como:

  • a construção das páginas de conteúdo interno em formato de Topic Clusters (um conteúdo central mais denso com ramificações mais específicas para outras páginas do blog/site);
  • uso da intenção de busca (em razão do aumento de pesquisa por voz);
  • conteúdos em vídeos para redes sociais que sejam mais atrativos (usando critérios de relevância, interesse e atualidade).

2. Pesquisas por voz

Como dito, uma das grandes tendências de mercado na área de marketing é o aumento progressivo no uso das pesquisas de voz por meio de sistemas como SIRI, ALEXA e Assistente Google. A pesquisa por voz tem uma grande diferença para a escrita, visto que é muito mais orgânica e leva em consideração a intenção do usuário, mais que os próprios termos chave.

Ou seja, antes os usuários buscavam por “farmácia entrega em domicílio” ao escrever o parâmetro de busca, agora falam com o assistente “quais farmácias próximas fazem entrega em domicílio”, o que faz uma grande diferença para o marketing. Além disso, mais que os termos, os assistentes passam a fazer a análise de dados sobre o perfil do usuário para a entrega de resultado mais personalizado.

3. Inteligência artificial

A utilização de Inteligências Artificiais também é uma tendência de mercado para o próximo ano. Embora ainda pareça ficção científica para alguns, as IAs já fazem parte de nosso dia a dia e são bastante usadas na internet.

A inteligência artificial é um software elaborado para tomar decisões estratégicas ou de relacionamento a partir da análise de dados e por deter autonomia de tomada de decisões, agindo sem comando direto de fonte humana. São muito utilizadas em processos de automatização, gerenciamento de clientes e atendimento.

4. Chatbots

Uma das grandes inovações de 2018 e que tende a crescer exponencialmente em 2019 é o uso do chatbots. Trata-se de uma ferramenta que ajuda muito nos primeiros contatos, facilita a comunicação da empresa com o cliente e representa um investimento de alto retorno.

Os chatbots já são presentes em sites de empresas grandes e pequenas, em páginas do Facebook e também em outros meios online. São amplamente utilizados para responder questionamentos comuns, realizar orçamentos padrões, converter vendas, ajudar nas escolhas dos clientes e outras diversas funções programáveis.

5. Influenciadores digitais

O marketing de influência ficará ainda mais forte neste ano. Sejam eles Youtubers, produtores de conteúdo de blogs ou artistas atuantes nas redes sociais, os influenciadores digitais já são hoje responsáveis por uma parte relevante das conversões em vendas ao apresentarem ou sugerirem produtos e serviços, tendência que se tornará ainda maior em 2019.

Por serem seguidos ou admirados, os influenciadores têm nichos específicos de mercado. Não basta ter apenas um grande número de seguidores; é preciso que eles tenham relevância e ressonância entre o público, a fim de ser um investimento mais seguro para o marketing.

Empresas que não investem em marketing profissional e, principalmente, não acompanham as tendências de mercado, perdem para as concorrentes que o estão fazendo. Quem não é visível, fica para trás. Logo, é preciso estar na vanguarda e investir nas áreas que a coloquem sua empresa como uma competidora de peso.

Para isso, descubra em outro artigo do nosso site como ser competitivo no mercado!


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