Escolha uma Página

Você sente que a sua empresa não tem o reconhecimento e o posicionamento adequados para aumentar o seu volume de vendas? Talvez, um redesign de marca seja o indicado para resolver essa questão.

Empresas que atuam no mercado por muito tempo ou que não tenham feito um trabalho consistente de criação de marca podem ficar para trás quando concorrentes surgem com identidades mais conectadas com as necessidades dos consumidores.

Isso se traduz em vendas menores e uma desvalorização da sua marca perante os consumidores. Será que esse é o seu caso? Se sim, como corrigir esse problema? Vamos descobrir no texto de hoje. Portanto, continue a leitura!

Fazer um redesign de marca é útil para você?

É comum vermos empresas que têm tudo para dar certo, mas não aumentam os números de vendas. Elas contam com bons produtos, que solucionam os problemas dos seus consumidores a preços competitivos em relação ao mercado, mas, mesmo assim, essas empresas não deslancham e relatam dificuldades de vender mais.

Por que isso acontece? Provavelmente porque elas não conseguem comunicar direito com os consumidores. Grande parte dessa comunicação começa com a identidade de marca criada pela empresa. É difícil criar um diálogo com os consumidores se a sua marca é antiga, desatualizada e com pouco valor.

Fazer um redesign de marca, nesses casos, ajuda a levar a empresa para um novo patamar, com mais vendas e mais lucro. Quer ver um excelente exemplo disso? Então vamos voltar para 1997.

Naquela época, a Apple já sofria com alguns anos de resultados negativos no mercado, gerados por baixas vendas, pouco interesse do público e muitas empresas concorrentes no mercado.

Em 1997, Steve Jobs tomou controle da empresa novamente com um plano ousado para fazer o redesign de marca da Apple.

Com uma imagem minimalista aliada com a modernidade e um plano de marketing focado mais em conceitos e experiências, a empresa conseguiu comunicar melhor as vantagens dos seus novos produtos, atraindo uma base de clientes diversificada e fiel.

Não à toa, hoje a Apple é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, mantendo o posto mesmo após a morte de Steve Jobs.

Como deu para ver, mudar a identidade visual da sua marca pode ser uma ferramenta poderosa, com o objetivo de recolocar sua empresa no mercado e aumentar seu alcance e posicionamento perante os concorrentes. Tudo isso começa, claro, com uma releitura do seu logotipo.

Mas quando usar essa estratégia? Como saber se você está na posição para fazer esse redesign? Vamos conferir!

Qual o melhor momento para esse processo?

Nem sempre mudar seu logotipo e toda a identidade visual da sua marca é um bom negócio. Se você fizer isso o tempo todo, dificilmente conseguirá estabelecer um diálogo produtivo com seus consumidores. Ao mesmo tempo, se sua marca já funciona, então não é preciso mudá-la.

Como saber se é hora de uma mudança de identidade visual? Existem alguns sinais que ajudam a compreender essa questão.

O primeiro ponto a se ter em mente é que um redesign de marca não é uma ferramenta a ser usada para “vender mais”. Se bem-sucedida, essa mudança deverá gerar mais vendas sim, mas seu foco é realinhar a visão da empresa com o que sua marca comunica.

Muitas vezes, baixas vendas podem ser perfeitamente explicadas por falhas no processo interno das empresas. Talvez, o produto não satisfaça as necessidades dos consumidores, talvez, o foco esteja no mercado errado. Seja como for, uma mudança de logotipo não ajudaria nesses casos.

Primeiro, é necessária uma verificação em todos os processos internos da empresa para garantir que a “tarefa de casa” está feita e, só então, trabalhar a ideia de um redesign de marca.

O melhor momento para reformular a identidade visual da sua empresa é quando ela não traduz mais os valores, missão e propósito da companhia.

Isso pode acontecer por vários motivos: talvez, o logotipo tenha sido desenvolvido há muito tempo e já está fora de moda (era muito comum o uso de degradê em logos nos anos 90 e começo dos anos 2000, depois o recurso saiu de moda e agora volta repaginado, com novo sentido).

Pode ser também que a empresa mudou de valores ou propósito e agora precisa alinhar a sua marca com essa mudança. Ou o mercado e a sociedade mudaram e agora a empresa precisa de adequar ao novo cenário.

Seja como for, é fácil descobrir se sua companhia precisa de uma mudança visual. Basta fazer um diagnóstico correto da sua marca e se perguntar: isso comunica o que nós queremos passar aos consumidores? Essa marca está me custando vendas?

Se a resposta para essas perguntas for “sim”, então é hora de pensar em mudar seu logotipo e sua identidade visual.

Só redesenhar o logo da empresa é o suficiente?

Branding não é só ter um logotipo bonito. É um processo muito mais importante para sua empresa, vital para o futuro sustentável dela ao longo prazo.

Não se trata apenas de escolher a cor certa para o logotipo ou um formato moderno. A questão é criar uma identidade visual padronizada para a sua empresa, que comunique seus valores e posicione sua companhia no mercado de modo a gerar mais resultados.

Isso é muito difícil de fazer, pois exige um grau de comprometimento e de conhecimento técnico avançado. Sem isso, é mais provável que sua empresa acabe com uma nova marca ineficaz, que não resolverá seus problemas e não alcançará o posicionamento no mercado que você almeja.

Por isso, é muito importante contar com uma agência profissional, composta por uma equipe treinada e especializada em branding, para fazer o redesign da sua marca.

Com o conhecimento e a experiência de uma equipe especializada, fica muito mais fácil traduzir os valores e o propósito da sua empresa em uma identidade visual que seja eficaz em dialogar com os consumidores.

Como deu para ver, se sua empresa quer subir de nível e alcançar o posicionamento que merece no mercado, ela pode precisar de um redesign de marca. Se for o momento certo para isso, o ideal é procurar por uma equipe especializada para ter o melhor resultado possível.

Nós podemos ajudar nessa tarefa! Entre em contato conosco e saiba como nossa agência pode auxiliar a sua marca a se atualizar e ganhar mais reconhecimento.

Share This