fbpx
Escolha uma Página

Para a empresa crescer é preciso engajamento com a marca. Uma boa empresa tem sua própria cultura, seus valores, sua visão de negócio. E tem sua essência também, que é a qualidade que confere sua individualidade. É necessário lidar com os clientes sem perder sua identidade, sem trair seus valores, sem agredir sua cultura.

Pensando nisso, neste post abordamos o propósito de marca e sua importância para qualquer negócio. Confira e veja como aplicar em sua empresa.

O conceito de propósito de marca

São tantos conceitos que o próprio empreendedor pode se confundir. O propósito de marca não está relacionado aos valores cultivados pela empresa, nem à sua missão dentro do mercado. Trata-se dos objetivos pelos quais a empresa existe.

Falando francamente, todas as empresas querem gerar lucros — isso é uma certeza. Mas não se pode simplesmente passar essa ideia para o cliente. Será que não existem outras razões para a empresa existir?

W. Disney foi um milionário, mas provavelmente ele sentia prazer em criar personagens infantis, em levar para o público diversão por meio de animais com características humanas. Inúmeras mensagens foram passadas em suas histórias — isso faz parte da essência da empresa. Disney, sem dúvida, contribuiu para o desenvolvimento da animação no mundo todo.

O propósito de marca é o porquê da existência dela. Se a empresa deixar de existir, o mundo não vai acabar, mas sua contribuição à sociedade vai desaparecer. O propósito de sua marca não pode ser somente vender e lucrar. Você pode dar alguma contribuição que jamais será esquecida.

Os benefícios em ter um propósito de marca

O propósito de uma marca complementa seus valores e sua visão, dando-lhes uma razão de ser. Por que sua empresa cultiva tal valor? Por que ela tem essa visão das coisas? Porque seu propósito é esse?

Dessa forma, o propósito de marca contribui para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente, além de contribuir de uma forma específica com a sociedade. Ele cria os alicerces para uma relação mais duradoura com os consumidores, pois caracteriza a marca de forma exclusiva, dando-lhe uma identidade. Ela torna-se autêntica e competitiva e consolida sua imagem perante o público.

Os consumidores estão dispostos até a pagar mais caro para ter acesso aos serviços/produtos de uma marca com propósito. Assim, as vendas aumentam e os lucros também — isso significa que um dos objetivos do negócio, que é lucrar, é um efeito de um propósito mais abrangente.

As formas de criar um propósito para sua marca

Confira algumas dicas de como criar um propósito de marca:

Defina um bem atemporal

Crie algo que possa sobreviver ao tempo, como: cultivar a alegria, divulgar espiritualidade, contribuir para o desenvolvimento científico, ajudar a disseminar a tecnologia, desenvolver a economia, melhorar a integração social e assim por diante.

Espalhe o propósito de sua marca

Todos devem conhecer os seus objetivos para diferenciar sua empresa das outras. É fundamental que o seu propósito seja comunicado nos mais diversos canais e, além disso, esteja implícito na sua comunicação e em outras ações.

Avalie a consolidação do propósito

Mensure até que ponto sua empresa está realmente conseguindo consolidar o propósito e lembre-se que os colaboradores são fundamentais para o sucesso desse trabalho. Por isso, é preciso analisar como o propósito está repercutindo em cada setor da empresa.

Planeje a estratégia

Qual “caminho de Santiago” que te levará aos seus objetivos futuramente? É preciso desenhar a rota que será seguida para progredir e obter dos consumidores o devido reconhecimento.

O propósito de marca é um conceito que deve ser considerado e especificado nas páginas da internet, juntamente com os valores, a visão e a missão de sua empresa, além de ser repassado por meio das ações da sua marca.

Aproveite a visita ao nosso site e leia um post especial que mostra quais os canais de relacionamento que a empresa pode manter com os clientes!

Share This