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De fato, o futuro do marketing será uma contínua mistura entre os universos online e offline. Os consumidores de hoje têm acesso tanto às mídias tradicionais quanto às contemporâneas — que acabam se complementando no processo de compra.

O principal desafio das empresas nesse cenário é garantir que a experiência dos consumidores seja integrada nos diferentes pontos de contato em que eles estão presentes.

Sabemos que a maior parte das pessoas valoriza e acredita mais nas indicações de familiares e amigos do que nas comunicações de marketing de uma empresa. Sendo assim, a melhor maneira de conquistar clientes verdadeiramente dispostos a recomendar uma marca, é investindo na sua experiência.

Por essa razão, apresentamos a seguir algumas das práticas mais recomendadas para desenvolver experiências relevantes em vários pontos de contato com a marca. Confira!

Conheça definitivamente a sua persona

Atualmente, quanto mais específica uma marca é na sua comunicação, maiores são as chances de ela se tornar relevante e captar o interesse do seu público. Para tanto, é preciso conhecer profundamente os objetivos e desafios do seu comprador ideal.

Caso contrário, nenhuma estratégia será efetiva o suficiente para criar experiências memoráveis dos consumidores com a empresa. Somente com as informações comportamentais dessas pessoas é possível traçar estratégias bem-sucedidas e que agreguem valor a todas as fontes de interação com a marca.

Saiba ouvir o seu cliente

Todas as reclamações, sugestões e opiniões dos consumidores em torno de uma empresa são excelentes sinais para o aprimoramento. Se antes as marcas acreditavam que a inovação acontecia de dentro para fora, hoje a situação é muito diferente. O mercado fornece as ideias e as empresas absorvem esses insights para criação de vantagem competitiva.

Por isso, ouvir os clientes é fundamental para entender como melhorar o atendimento, o relacionamento, enfim, todos os processos do negócio que envolvem o contato com os consumidores.

Um exemplo disso é o uso dos chatbots para atendimento virtual. Os seus clientes podem retornar à empresa sinalizando que as questões não estão sendo devidamente resolvidas por meio dessa assistência.

Esse retorno é uma oportunidade valiosa de repensar a maneira como o atendimento tem sido realizado e buscar novas possibilidades. Afinal, sabemos que clientes satisfeitos propagam o seu sentimento para a sua rede de contatos. Com isso, a marca atrai cada vez mais potenciais clientes e aumenta consideravelmente não só a retenção como a atração de consumidores.

Personalize a experiência

Em tempos de alta conectividade, a profundidade das relações entre marcas e consumidores tem se tornado fator de diferenciação. E esse envolvimento é potencializado com uso da tecnologia. Isto é, a personalização da comunicação é um dos caminhos promissores para criar uma experiência única no contato com as marcas.

Uma das maneiras de fazer isso é a utilização do Big Data para extrair dados preciosos sobre os clientes e, com isso, proporcionar interações mais relevantes.

A individualização também pode ocorrer por meio de dados ainda mais minuciosos sobre os hábitos de compra dos consumidores. Outro exemplo são os softwares de automação que permitem identificar as interações dos consumidores em diferentes conteúdos da marca para classificá-los.

Desse modo, é possível detectar os consumidores que estão mais propensos à compra ou aqueles que ainda precisam ser educados por meio de outros conteúdos. Assim, as ações da marca serão coerentes com o comportamento que o consumidor apresenta. Consequentemente, as possibilidades de alcançar resultados efetivos são muito maiores.

Entenda que menos é mais

A tecnologia é realmente uma aliada indispensável no aprimoramento das experiências nos diferentes pontos de contato com o consumidor. Ela permite a automatização de muitos processos, o que certamente otimiza tempo. Ou seja, com esse suporte é possível ter uma equipe de vendas mais enxuta e ainda assim, melhorar o processo de aquisição de clientes.

No exemplo anterior, falamos sobre a automação e como é possível constatar as pessoas que estão mais próximas da decisão de compra por meio dela. Com isso, os vendedores direcionam seus esforços na atração de consumidores que já sinalizaram uma predisposição para a compra. Portanto, o comercial evita a perda de tempo e otimiza os seus resultados.

Fortaleça o relacionamento com os clientes

Sem dúvidas a experiência de compra é uma das mais relevantes para os consumidores. No entanto, mais importante do que o ato de comprar é o pós-venda, pois transformar um cliente em defensor da sua marca requer ainda mais esforço.

A gamificação é uma excelente estratégia para aumentar o engajamento com os consumidores e fidelizar clientes. Os programas de fidelidade que estimulam o acúmulo de pontos são um exemplo desse método. Além de incentivar a competição, os princípios de jogos recompensam os clientes e têm se mostrado altamente eficazes na criação de um relacionamento contínuo.

Essa ferramenta é considerada uma das melhores opções na retenção dos clientes, pois tira proveito do desejo humano de atingir metas ainda mais altas e ser reconhecido por suas realizações. A classificação dos clientes em diferentes níveis é uma estratégia muito interessante.

Vamos imaginar que os clientes mais recorrentes estarão em um patamar mais elevado e, por isso, terão acesso exclusivo aos novos produtos que serão lançados. Ou ainda, terão acesso à ofertas e descontos especiais antes que as novidades sejam comunicadas ao mercado.

Assim, eles se sentirão importantes e valorizados e, com certeza, consumidores altamente satisfeitos têm mais chances de defender e recomendar a marca para cada vez mais pessoas.

Concluindo, essa técnica de gamificação é ótima para conduzir os consumidores da compra à defesa de marca. E sabemos que as recomendações das pessoas são ainda muito valiosas e determinantes para a tomada da decisão de compra.

É fato que garantir a satisfação dos clientes nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. Diante do cenário em que vivemos, as empresas que de fato colocam os consumidores como centro de qualquer estratégia de comunicação e marketing são as mais promissoras.

Neste artigo, apresentamos algumas das estratégias mais eficientes na criação de experiências memoráveis nos variados pontos de contato com a marca.

Para começar a aplicar estas ações, é importante ter profissionais capacitados aliados à automatização de processos. Se você ainda não sabe por onde começar, fale com a gente e entenda como podemos ajudar o seu negócio!

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