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Chamamos de planejamento de comunicação as orientações básicas para que uma empresa aproveite as oportunidades de mercado, a fim de construir maior credibilidade e, claro, atrair novos clientes. É por meio desse tipo de planejamento que as empresas conseguem definir as melhores estratégias de investimento de divulgação e relacionamento.

Quer saber como fazer um planejamento de comunicação realmente eficaz para 2019? Então, acompanhe as dicas que listamos para você neste post e veja como elas podem fazer a diferença no seu negócio!

Defina previamente os objetivos e estratégias

O primeiro passo para um bom planejamento de comunicação é a definição dos objetivos e estratégias. São eles que norteiam todo o processo. O que a empresa está procurando? Maior visibilidade no mercado? Lançar um produto ou serviço? Conquistar maior fidelização de clientes? Ampliar sua fatia no mercado com a chegada de novos consumidores?

Essas respostas podem auxiliar na definição dos objetivos do seu negócio e, consequentemente, na avaliação das estratégias necessárias para alcançá-los.

Analise o seu mercado

A análise de mercado garante a visualização de informações preciosas a respeito do posicionamento da marca dentro do setor. Esse levantamento reúne dados precisos, como:

  • quem são seus concorrentes diretos e indiretos;
  • que linguagem eles utilizam na comunicação com clientes e divulgação;
  • em quais canais têm investido seus recursos;
  • o quanto eles investem em comunicação.

Por meio de um comparativo entre as boas práticas do mercado (benchmarking), é possível obter essas informações valiosas, a fim de retificar seus passos e iniciativas.

Defina os canais de comunicação

As formas de comunicação precisam estar bem alinhadas com a empresa de uma maneira geral. Vale dizer que elas precisam que sua identidade fale diretamente com o público-alvo. Por isso, é importante definir os seus canais de comunicação.

Pode ser que o seu público tenha preferência pelas mídias tradicionais, como a televisão e os jornais. Ou pode ser que sua audiência acesse muito mais a internet do que qualquer outra via comunicativa. Às vezes, os produtos e serviços também podem atrair públicos híbridos, de modo que se faz necessário definir mais de um canal de comunicação.

Ou seja, para que a comunicação seja efetiva e de fato atinja o público-alvo, sua marca precisa estar inserida nos canais de preferência do seu público. É fundamental conhecer bem o seu consumidor e saber sobre o comportamento deles para que a escolha de canais seja efetiva.

Elabore um orçamento no planejamento de comunicação

O orçamento tem ligação direta com as estratégias. Por exemplo, se as estratégias definidas tiverem base maior na comunicação via internet, é possível que os custos totais sejam mais acessíveis. Já os anúncios em mídias consideradas tradicionais, como televisão, rádio e todos os meios impressos, costumam ter um valor mais elevado.

Por isso que, além de definir os canais de comunicação, é importante saber como será feita a comunicação dentro deles. Isso facilita a elaboração do orçamento, sabendo-se quanto será preciso e quanto a empresa tem disponível para a veiculação dos anúncios.

Entretanto, eventos inesperados podem surgir. Por isso, vale a pena considerar um orçamento flexível.

Acompanhe a concorrência

Ficar de olho na concorrência também é fundamental para o seu planejamento de comunicação. O que os seus concorrentes diretos e indiretos estão fazendo no âmbito da comunicação? Como eles se comunicam com os clientes? Quais são seus erros e acertos? Com essas informações você consegue acompanhar o caminho menos propenso a erros.

É fundamental, além de elaborar um planejamento de comunicação eficaz, acompanhar os resultados com certa frequência. Só assim a empresa consegue perceber se as estratégias escolhidas estão dando certo para alcançar as metas e objetivos que foram traçados.

O que achou dessas dicas? Que tal agora saber sobre como investir em ações de marketing social e como isso pode ser importante para sua marca?


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