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A crise econômica aumenta a competitividade entre as empresas. Nesse cenário, gestores inteligentes devem usar todas as ferramentas disponíveis para tornar os seus negócios mais dinâmicos e eficazes. Entre as possibilidades, destaca-se a pesquisa de marketing. Essa estratégia é indispensável para conhecer melhor o seu público-alvo e entender o que ele pensa sobre o seu produto.

Esse procedimento é muito importante para analisar se você está se comunicando da maneira correta com os seus clientes, além de ajudar o empreendimento a gerar valor para a marca. Trata-se de um estudo específico, que coleta dados dos seus clientes, geralmente é aplicado por meio de um questionário.

Quer adequar-se ao seu público consumidor? Conheça a seguir quais são os benefícios da pesquisa de marketing para a sua empresa!

Colhe informações valiosas

A partir do uso dessa estratégia é possível colher informações valiosas sobre o seu público-alvo. Entre elas: idade, gênero, classe social e econômica, percepção sobre a sua marca e produtos, preferências de compra, quais redes sociais mais utilizadas, etc.

Com esses dados em mãos, você pode ter percepções e ideias que não teria de outra fora. Assim, é possível reconhecer novas possibilidades de comunicação e até mesmo ter uma visão inédita sobre o seu mercado. Diante disso, fica mais fácil tomar decisões seguras e validadas, o que reduz os riscos para o seu negócio.

Orienta a comunicação para o público certo

Ao conhecer melhor o seu cliente e a forma como ele está se relacionando com a sua marca, o empreendedor pode identificar se ele está satisfeito ou não, se tem a intenção de voltar a consumir o seu serviço ou produto, se compreende os valores e a missão da empresa, se o atendimento é considerado satisfatório, se a experiência de compra pode ser melhorada, entre outros aspectos.

Tudo isso contribui para melhor direcionar a comunicação para o público certo. Se você sabe que o seu público está satisfeito com o produto, mas mesmo assim não tem comprado recentemente, você pode criar ações específicas para essa fatia de consumidores, com novidades e promoções que incentivem uma nova compra, por exemplo.

Portanto, você tem a oportunidade de falar a coisa certa para o público certo, o que aumenta as suas chances de aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Melhora o direcionamento do orçamento

Ninguém quer jogar dinheiro fora investindo em ações de publicidade que não tragam resultados efetivos, não é mesmo? Nesse sentido, a pesquisa de marketing ajuda a direcionar o seu budget, ou seja, o orçamento previsto para essa área.

Conhecendo as falhas ou necessidades apontadas pelas respostas dos seus consumidores, você pode empregar o seu capital no desenvolvimento de ações de marketing mais eficazes, que realmente vão gerar resultados para o negócio.

Aumenta a autoridade da marca

A forma como uma empresa se comunica pode fortalecer a imagem dela ou prejudicá-la totalmente no mercado. O uso dos dados colhidos na pesquisa permite o desenvolvimento de ações mais assertivas — fator que aumenta a autoridade da empresa no seu nicho de atuação.

Ter autoridade significa maior credibilidade frente ao seu público, o que é imprescindível para conquistar e fidelizar a sua clientela.

Viu só como a pesquisa de marketing pode beneficiar o seu empreendimento? As informações obtidas por meio dessa ferramenta embasam as suas ações de comunicação, tornando-as mais eficientes e bem-sucedidas.

Quer impulsionar a sua comunicação? Entre em contato com a Mercatto Comunicação e descubra como podemos lhe ajudar!

 

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