fbpx
Escolha uma Página

Sabemos que investir em marketing é indispensável para qualquer negócio que pretende crescer e alcançar resultados extraordinários no mercado. No entanto, algumas empresas acabam se perdendo na aplicação de várias ações devido à falta de um plano de marketing. Colocar a mão na massa sem antes planejar é um erro muito comum entre as marcas.

O planejamento é um instrumento poderoso para se ter sucesso no cenário competitivo atual. Esse plano é um verdadeiro guia, que reúne os objetivos que a empresa deseja alcançar, além das estratégias e metas necessárias para que isso se concretize.

Assim, a empresa terá um roteiro que ajudará a compreender melhor em quais ações faz mais sentido investir, considerando o propósito do negócio. Se um dos objetivos é atrair maior número de visitas para o site, por exemplo, investir em estratégias de comunicação nas redes sociais para conduzir as pessoas até a página da marca, é uma ideia interessante.

Por que é importante ter um plano de marketing?

Redução de erros no marketing da empresa

Uma das principais vantagens de adotar o planejamento é que o negócio diminuirá drasticamente a possibilidade de errar nas tomadas de decisão. Ao criar um guia, fica mais fácil definir em qual direção seguir. Afinal de contas, tudo precisa estar coerente com os objetivos definidos anteriormente no plano de marketing.

Time motivado

Outro benefício é que ter todas as ações de marketing devidamente planejadas ajuda a manter todos os profissionais motivados pelo mesmo propósito. Quando a empresa compartilha os seus ideais, as pessoas se sentem parte disso e tendem a ficar ainda mais entusiasmadas para conquistar os objetivos estabelecidos e compartilhados pela empresa.

Resultados mais efetivos

Sem dúvidas, ao definir a direção que a marca precisa seguir a empresa terá mais oportunidades de conquistar resultados positivos. Em vez de desperdiçar tempo e dinheiro com ações que não trarão os resultados almejados, a empresa direcionará seus esforços para o que de fato pode conduzi-la até o alvo estabelecido.

Agora que você já sabe alguns dos maiores benefícios de ter um bom plano de marketing para a sua empresa, que tal descobrir como elaborar o seu? A seguir, compartilhamos as principais dicas.

Como fazer um bom plano de marketing?

Examine a situação atual

O ponto de partida de um planejamento eficiente é diagnosticar a situação atual do negócio. É de suma importância entender como a empresa está hoje para compreender posteriormente o avanço que o negócio teve. É fundamental levantar todos os dados possíveis sobre o número de clientes recorrentes, inativos, o atual faturamento da empresa, o valor investido em marketing etc.

Antes de traçar qualquer estratégia, é preciso entender o momento pelo qual a marca está passando. Desse modo, as ações de marketing sugeridas serão mais condizentes com a realidade da empresa e, por isso, sua aplicação será mais viável.

Analise o mercado

É indispensável observar os ambientes interno e externo para integrar todas as informações valiosas ao seu plano. Por isso, procure identificar fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e até jurídicos que possam influenciar o segmento da empresa. Dessa forma, a organização conseguirá perceber as oportunidades e ameaças que o setor oferece.

Além disso, avaliar os concorrentes é essencial para ganhar destaque no mercado de atuação. É fundamental observar as forças e fraquezas da concorrência para realizar estratégias ainda mais assertivas. Não se trata de copiar, mas de entender o posicionamento de algumas empresas para aprimorar as suas ações e fazer ainda melhor!

Conheça detalhadamente o seu público

Antigamente, era comum as empresas definirem o público que pretendiam impactar com as táticas de marketing identificando apenas as características demográficas. Contudo, após a chegada da internet a personalização se torna cada vez mais necessária.

Diante de um volume intenso de informações, é preciso que as marcas sejam específicas na sua comunicação. Por essa razão, não basta saber a faixa etária, o gênero, a localização e a classe econômica dos potenciais clientes. Nos dias de hoje, é obrigatório constatar os dados comportamentais das pessoas.

Por isso, a criação de personas é um método que vem sendo bastante utilizado, pois permite conhecer o perfil completo do cliente ideal do negócio. Consequentemente, as ações de marketing serão muito mais eficazes, tendo em vista que a marca conhecerá os interesses, dificuldades e objetivos dos potenciais clientes.

Portanto, entreviste clientes atuais e identifique as características que eles têm em comum. Assim, será possível criar esse personagem que vai representar o comprador perfeito. A partir daí, todos os esforços de marketing deverão ser orientados para a conquista desse cliente.

Defina os objetivos de marketing

Aqui é importante listar os principais ideais do negócio com o marketing para criar posteriormente as estratégias mais eficientes. É importante ter objetivos gerais e mais específicos a fim de deixar claro para todos os resultados aspirados pela marca.

Determine as estratégias mais efetivas

Ao traçar os objetivos é preciso pensar nos melhores caminhos para atingi-los. Se a empresa pretende aumentar a sua participação no mercado, ela pode colocar como estratégia criar uma presença digital, por exemplo.

Ou ainda, se a marca deseja ser uma referência respeitada no setor em que atua, investir em marketing de conteúdo é uma ótima tática. Um exemplo disso é a criação de um blog para aumentar a visibilidade e ganhar autoridade perante o mercado. Assim, o conteúdo produzido vai atrair milhares de pessoas que têm interesse em potencial pelo negócio.

Enfim, existem diversas opções, do marketing offline ao digital, que podem trazer resultados incríveis para o negócio! Este é o momento de colocar a criatividade para trabalhar e obter várias ideias.

Crie um cronograma de ações

De nada adianta estabelecer estratégias sem colocar um prazo para cumpri-las. É preciso criar um cronograma de atividades que inclua o limite para realização de cada atividade, o responsável pela sua execução, os recursos necessários e o status atual.

Portanto, ter esse controle é como criar um termômetro do plano de marketing para averiguar se tudo o que foi proposto está realmente sendo realizado pela empresa.

Monitore com frequência

Apesar da sua importância, o planejamento não deve ser um documento estático. Por isso, é fundamental monitorar todas as ações que estão sendo realizadas. Desse modo, será possível mensurar o desempenho das estratégias e, se for preciso, aprimorá-las para garantir maior ROI (retorno sobre o investimento). Mudar ao longo do trajeto não é um ato ruim mas, sim, estratégico!

É válido ressaltar que o sucesso do planejamento não depende apenas do setor de marketing e sim do envolvimento de todas as áreas da empresa. Esse alinhamento é primordial para que todos os objetivos do negócio sejam atingidos com excelência!

Neste artigo, destacamos a importância de criar um plano de marketing para alcançar resultados expressivos e mostramos como elaborá-lo. Se você quer continuar acessando o nosso conteúdo em primeira mão, assine a nossa newsletter!

Share This