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É muito comum encontrarmos empresas que anseiam por resultados positivos, mas não criam uma estratégia. Isto é, na ansiedade de conquistar um retorno rápido, muitas ignoram a importância do marketing estratégico. Apenas executar não é o caminho que conduz ao sucesso. Esse é um dos maiores equívocos cometidos pelas marcas: agir sem planejar.

O perigo de não ter um método é transformar o marketing em uma área totalmente operacional. Consequentemente, o negócio perderá muito tempo e dinheiro com ações que não correspondem aos objetivos da empresa. Por essa razão, planejar é tão importante.

A seguir, conheça as práticas mais recomendadas para que o marketing seja mais estratégico e menos operacional.

Desenvolvimento de planejamento

planejamento é um condutor fundamental para as ações de marketing, que auxilia a empresa a definir aonde quer chegar. Ou seja, ser estratégico é identificar para qual direção você quer ir, quais são os maiores objetivos e quais serão os recursos necessários para atingi-los.

Afinal de contas, é preciso ter um plano para alcançar qualquer propósito e, com o marketing, não é diferente. Com os objetivos traçados, fica mais fácil, inclusive, mensurar se os resultados foram ou não concluídos. Desse modo, também se torna mais simples provar que o setor de marketing fornece um retorno extraordinário para a empresa e não é somente um executor de demandas.

Mudança de mindset

A mentalidade do negócio é o que influencia a execução das ações e os resultados gerados. A maneira como os gestores veem a importância do marketing na organização é um fator determinante. Se antes o setor era considerado um centro de custos, nos dias de hoje ele é o que mantém a empresa viva.

Sem falar que, diariamente, novas ferramentas surgem e a maior parte das empresas não sabe nem por que investir nelas.

Entretanto, decide adotá-las. Isso acontece muito quando o negócio tem um mindset de que se todos estão utilizando, é necessário fazer o mesmo. Infelizmente, essa conduta afasta a empresa de todos os seus objetivos.

O marketing estratégico faz o caminho contrário: primeiro, é preciso fazer sentido para o negócio e para o público que se pretende atingir. Essa mentalidade de refletir se algumas táticas são, de fato, efetivas para o negócio, de dentro para fora, é primordial.

Caso contrário, o setor poderá ser visto como um robô que repete, sem analisar e criticar. É importante ressaltar que trabalhos essencialmente repetitivos vão ser substituídos cada vez mais pelas máquinas. E com o marketing também pode ser assim. Por isso, a estratégia se faz necessária a cada dia.

Parceria com uma agência de qualidade

Muitas empresas têm dificuldade de reunir um time tático com habilidade estratégica. Nesse caso, a contratação de um parceiro qualificado é uma excelente solução. Algumas agências oferecem experiência tanto no ambiente online como no off-line.

Desse modo, é possível contar com o apoio de um time altamente estratégico e com o suporte da equipe operacional do negócio. Essa é uma das formas mais eficazes para alcançar resultados positivos e terceirizar algumas tarefas de marketing.

Ações pautadas por métricas

Qualquer ação de marketing bem-sucedida exige uma avaliação de resultados minuciosa e, sobretudo, frequente. Diferentemente do que alguns gestores imaginam, o marketing necessita de um refinamento constante para dar certo. Por isso, é preciso estabelecer quais serão os indicadores de resultado mais efetivos.

No entanto, algumas empresas acabam se perdendo no momento de determinar as principais métricas para acompanhar. De fato, existem muitas opções disponíveis e é por isso que identificar os objetivos é fundamental. É por meio deles que será possível indicar as métricas mais relevantes.

Somente com a análise dos dados uma empresa consegue tomar decisões estratégicas. Portanto, a elaboração do planejamento e a definição dos KPI’s certos são indispensáveis para o sucesso do negócio.

Integração dos universos online e off-line

A tendência é que esses dois mundos sejam integrados para oferecer uma experiência superior aos clientes. Contudo, alguns negócios ainda insistem em investir somente em marketing digital. Esse é um erro muito comum entre as empresas, que afasta o marketing da estratégia.

Afinal de contas, o universo online surgiu, mas existem várias abordagens tradicionais de marketing que funcionam, desde que sejam aplicadas integradas aos objetivos do negócio.

Geração de valor antes da venda

O marketing estratégico coloca o foco em, primeiramente, ajudar o público com um conteúdo útil, ganhar a sua confiança, para depois vender. Várias empresas estão agindo de maneira impensada ao divulgar os seus produtos e serviços a todo o momento, sem critério.

Nas redes sociais é normal ver algumas marcas se comportando como verdadeiras “panfleteiras”. Ou seja, elas querem gerar vendas sem, antes, criar um relacionamento. Isso não funciona nos dias de hoje.

É válido destacar que cada mercado tem uma característica, mas, de forma geral, especialmente nesses canais, os consumidores estão em busca de informação e entretenimento. Então, é preciso utilizar as redes sociais estrategicamente e não apenas para ter uma presença digital.

Afinal, ter uma presença online de resultado não se resume unicamente a estar nas redes sociais. É fundamental ter um planejamento de conteúdo para conduzir as pessoas do primeiro contato com a marca até se tornarem clientes fiéis. Isso só é possível com uma estratégia devidamente planejada e bem executada.

Aposta na relevância

A conectividade traz inúmeros benefícios para os consumidores. Entretanto, também causa um fenômeno muito complicado: a escassez de atenção. Hoje, é preciso ter um método poderoso para captar o interesse do público, pois ele está diante de muitos estímulos, todos os dias.

Para tanto, é importante que as marcas sejam relevantes. É preciso colocar o público como o centro de qualquer estratégia. Nunca foi tão necessário entender o comportamento humano, conhecer profundamente o comprador ideal.

Sem falar que as pessoas confiam mais nas recomendações da sua rede de contatos. Sendo assim, as marcas precisam ser autênticas e coerentes na sua comunicação, independentemente do ponto de contato. Isso se constrói com estratégia.

Se você ainda não sabe como dar o primeiro passo em direção ao marketing estratégico, entre em contato com a Mercatto e conheça as soluções que oferecemos para o seu negócio.

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