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A ascensão da internet nos últimos 30 anos mudou significativamente a forma como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas, seja no mundo físico ou virtual.

Um novo perfil de consumidor tem se moldado e tornou-se imperativo para as empresas conhecê-lo e lidar com ele.

Esse novo consumidor é mais ativo na relação, procura informações sobre os produtos e serviços e tende a ser mais engajado, quando devidamente atraído dentro da jornada de compra, nutrindo-o com dados e material de interesse que o leve a se sentir interessado, considere as soluções e por fim tome a decisão.

Logo, conhecer essa ferramenta é imprescindível para estruturar uma boa campanha de marketing. Confira, na continuação de nosso artigo, quais são as etapas e o que é preciso fazer para levar seu cliente até a venda!

Etapa de aprendizado

A primeira etapa da jornada de compra do cliente inicia-se pela atração e aprendizado. Aqui, estamos no topo do funil de vendas, para gerar interesse no público-alvo e atraí-lo.

Logo, a etapa de aprendizado e descoberta serve para instruir o consumidor, fazê-lo tomar consciência da existência do produto ou serviço e ensiná-lo sobre suas próprias necessidades.

É quando se captura a atenção do potencial cliente que se inicia a jornada de compra.

Para tanto, existem diversos pontos de contato possíveis, considerando tanto o marketing tradicional ou offline quanto o marketing digital.

Naquele, é importante trabalhar nos Pontos de Vendas como forma de atração, na fachada da loja e a promoção nos espaços físicos, inclusive outdoors, enquanto neste a aproximação é feita por meio de conteúdo, técnicas de SEO e marketing para redes sociais.

Etapa de reconhecimento

Quando o visitante passa a perceber que precisa de mais informações, chega-se na etapa de reconhecimento.

Nesse estágio da jornada de compra, começa-se a nutrir o visitante com informações, mostrando a ele seus pontos de dores e problemas que enfrenta pela ausência do produto ou serviço. Aqui, converte-se o visitante em lead.

O reconhecimento do problema e da dor é uma das mais importantes etapas. É aqui que se começa a criar o real interesse do consumidor, assim como o relacionamento com o cliente.

Quando falamos dessa etapa, os canais de comunicação como telefone, atendimento físico, propagandas são importantes para o marketing offline, assim como no digital trabalhamos com conteúdo rico, engajamento nas redes sociais, uso de influenciadores, entre outras estratégias.

Etapa de consideração

Com o interesse desperto e o reconhecimento do problema, passa-se a guiar o lead para um estágio qualificado, em que se começa a preparar o terreno para a conversão final.

Aqui, na etapa de consideração, o potencial cliente começa a verificar suas reais opções para solucionar o problema e precisa de conteúdo mais aprofundado e confiança na marca.

Nessa etapa temos leads qualificados. Ou seja, que estão se munindo de dados e informações relevantes para a efetiva tomada de decisão.

Nesse momento da jornada de compra o consumidor passa a pesquisar mais intensamente, entra em contato direto com a loja física e pontos de vendas promocionais, procura atendimento direto para dirimir dúvidas.

Assim, cabe adequar as estratégias de marketing, focando em conteúdo mais rico, informações relevantes, influenciadores de opinião, parceiros de negócio e uso da mídia para promover descontos e promoções.

Etapa de decisão

A conversão em vendas é a última etapa da jornada de compras, quando o lead faz a decisão de adquirir o produto ou serviço. Aqui é preciso oferecer condições de pagamento, promoções e levá-lo a efetivamente entender a opção da marca como a melhor do mercado.

O estágio de decisão é concluído com a venda, mas é importante continuar no pós-venda para o engajamento e fidelização do cliente. Assim, é possível criar um mercado cativo.

A decisão é, portanto, o momento que o cliente entra na loja, física ou virtual, e efetua a compra.

O uso da jornada de compras ajuda a estruturar as campanhas de marketing digital e a escolha das estratégias a serem adotadas em cada momento.

Uma boa campanha aumenta as chances de conversão final, ou seja, o volume de vendas.

Trabalhe com profissionais que entendem o mercado. Veja como podemos ajudá-lo entrando em contato conosco!

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