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Todas as empresas, em algum momento, precisam fazer investimento em publicidade. É assim que elas podem ampliar os seus mercados e atingir mais pessoas interessadas nos serviços e produtos que ofertam. Entretanto, nem sempre mais resultados advêm de mais investimentos em publicidade.

O que queremos dizer é que investir de forma eficiente e nos canais adequados é a melhor solução para aumentar a visibilidade do negócio e obter o melhor ROI.

Investimentos em publicidade não devem ser considerados como gastos, porque são fundamentais para trazer melhores retornos para as organizações. Mas, fazê-los da forma correta é a única maneira de garantir que esses retornos virão.

Abaixo você verá algumas estratégias para auxiliá-lo a otimizar os investimentos em publicidade da sua marca. Coloque-as em prática o quanto antes e veja como elas têm a capacidade de fazê-lo gerir melhor os recursos de que dispõe.

Defina o objetivo dos seus investimentos em publicidade

Antes de começar com investimentos em publicidade é preciso definir que tipo de estratégia é a mais adequada para o seu negócio. Para isso, devemos inicialmente encontrar o seu objetivo com relação à publicidade e só então começar a traçar um plano.

Os objetivos de um investimento em promover um negócio podem ser muitos. Talvez você queira aumentar o reconhecimento da sua marca, caso no qual campanhas que dão destaque aos diferenciais da atuação profissional dela podem ser mais úteis do que anúncios de produto.

Ou, quem sabe, o seu objetivo seja mesmo vender mais, situação em que será preciso detectar por que você não tem lucrado como planejado.

Cada objetivo indicará um curso de ação específico que trará os melhores resultados para os seus investimentos em publicidade. Por esse exato motivo é que precisamos defini-los antes mesmo de começar a trabalhar em anúncios, promoções ou na presença de uma marca nas redes sociais.

Segmente bem seu público e entenda quais mídias ele consome

Agora que você já tem um objetivo em mãos, a tarefa mais importante é definir quem é seu público-alvo e como ele consome mídias e publicidade.

As pessoas mais jovens, por exemplo, são atingidas com mais facilidade por campanhas que investem fortemente nas redes sociais, enquanto os segmentos mais velhos da população podem dedicar sua confiança e tomar decisões de compra utilizando mídias tradicionais.

Conhecer com precisão a parcela do público que uma marca pretende atingir é, portanto, a melhor maneira de traçar uma estratégia realmente boa e otimizar investimentos em publicidade. Ela lhe ajudará a planejar bem o orçamento das suas campanhas e a não desperdiçar recursos, investindo em canais que seus potenciais consumidores não utilizam.

Utilize essa segmentação para identificar canais e mídias adequadas

Ao tomar conhecimento do público-alvo das suas operações deve ser feito um esforço no sentido de entender como esse público consome informação. Como citamos anteriormente, há alguns canais que são mais utilizados por determinadas parcelas da população. Da mesma forma, há atividades de promoção que funcionam melhor em cada caso.

O marketing de influenciadores é uma novidade que funciona com grandes resultados, mas pode ser empregado apenas por aquelas marcas que conseguem definir bem em quais situações seus clientes tomam decisões e quais aspectos eles levam em consideração nessa hora.

Simplesmente adquirir o serviço porque ele está “na moda” pode significar empenhar recursos em uma atividade de baixo retorno.

Estude seu público e descubra como ele consome mídias e quais delas podem fazer a maior diferença na hora de determinar com quais marcas ele gostaria de se relacionar. Em seguida, explore esses canais para entender como eles operam e que tipo de ferramentas disponibilizam para a promoção de um negócio.

Averigue os seus resultados anteriores para investir melhor

Você, provavelmente, já investiu em publicidade antes. E deve ter alguma noção dos retornos que essa publicidade trouxe para o empreendimento. É hora de consultar essas informações para conseguir obter um desempenho melhor.

Se houve um determinado canal, ação ou promoção que funcionou muito bem para a empresa, por que não explorá-lo novamente? Se os seus resultados foram muito mais acentuados com um determinado grupo, que tal defini-lo como central na sua próxima campanha?

É com indícios obtidos nos investimentos em publicidade anteriores que conseguimos determinar, com clareza, o que fazer no futuro. Utilize essas informações e, caso não as tenha, comece agora mesmo a documentar todos os seus esforços publicitários para que eles sirvam como inteligência no futuro.

Tenha um dinheiro extra para aproveitar oportunidades únicas

Em alguns casos, investir em publicidade é algo que não exige sair do seu orçamento inicial. Basta escolher uma estratégia, definir um orçamento e estabelecer quais iniciativas cabem nele e trazem o melhor ROI. Entretanto, quando falamos em otimizar resultados, é preciso sempre definir uma margem de erro e garantir uma reserva de dinheiro para aproveitá-la.

Ao longo de uma campanha online, por exemplo, é possível identificar que uma estratégia em particular está funcionando melhor do que todas as outras. Todavia, se todo o seu orçamento de publicidade estiver atrelado a um contrato com um anúncio que será publicado em revista ou uma parceria com outro negócio, poderá ser difícil se beneficiar dessa oportunidade.

Então, é uma boa ideia manter uma grana reservada para conseguir ter jogo de cintura na promoção do seu negócio. Se ela não for necessária, tudo bem. É sinal de que as outras etapas cumpridas até aqui o ajudaram a determinar com precisão o curso de ação mais adequado e você pode se concentrar, exclusivamente, no resultado das atividades que planejou.

Não extrapole a capacidade financeira do negócio

Por último, lembre-se que todo investimento de publicidade em um negócio deve estar atrelado a uma expectativa de retorno. Portanto, nunca pode interferir com o orçamento de outras áreas do empreendimento.

Se os seus esforços para promover o negócio atrapalham as operações, eles vão criar um gargalo lá na frente e colocá-lo em uma situação difícil de se resolver. Por isso, estabeleça um orçamento exclusivo para a publicidade e só invista quando puder garanti-lo.

Investimentos em publicidade devem, antes de tudo, ser planejados. Por isso, as dicas citadas aqui são tão valiosas. Elas vão garantir que cada centavo dedicado à promoção do seu negócio traga um retorno e sirva para aumentar os lucros do negócio, seja por meio do crescimento do ticket médio ou pela aquisição de novas fatias de mercado.

Contar com a ajuda de uma empresa especializada para realizar investimentos em publicidade também pode fazer toda a diferença. Empresas de comunicação dedicadas à essa tarefa têm a expertise e a equipe certa para certificar que os seus investimentos em publicidade serão mais próximos do ideal.

Gostou de entender como melhorar o seu planejamento e otimizar os investimentos em publicidade? Fale com um especialista na área para obter auxílio nessa tarefa. Entre em contato agora mesmo com a Mercatto Comunicação!

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