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O que leva um consumidor escolher um produto ou serviço? Essa é a grande pergunta de todos os empresários, empreendedores e profissionais liberais e é por causa dela que o marketing existe. No entanto, não existe uma fórmula mágica ou estratégia única que possa respondê-la. O que existe é pesquisa, planejamento e execução em como divulgar um produto e atrair o cliente.

O momento contemporâneo, por si, também diz muito sobre a imensa gama de possibilidades de divulgação. A evolução das tecnologias de comunicação deram um salto nas estratégias possíveis de marketing, que se dividiram entre o tradicional e o digital. No entanto, cada vez mais, essas duas formas também estão se interconectando. A diferença entre o real e o virtual, para a percepção do cliente, fica cada vez mais tênue.

Soma-se a isso o mercado cada vez mais acirrado, os investimentos pesados dos nichos e as diversas possibilidades geradas de marketing e pode-se perceber, sem sombra de dúvidas, o desafio que se apresenta para promover um produto e uma boa experiência ao cliente com um plano de divulgação assertivo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com excelentes dicas para atrair os consumidores. Confira!

1. Conheça seu público-alvo (e se apresente a ele)

A primeira regra da divulgação de um produto é que não adianta mostrá-lo a quem não tem potencial para se interessar por ele. Afinal, é apenas perda de recurso investir em apresentar artigos esportivos de alto rendimento a um público geek clássico, por exemplo. Assim, é preciso conhecer o público-alvo e obter informações sobre gênero, faixa etária, nível sócio-econômico, hábitos e interesses, por exemplo.

É importante conhecer o público-alvo pois é preciso se apresentar a ele. O direcionamento da divulgação para pessoas que já têm o potencial de interesse facilita muito a conversão em vendas e aumenta o retorno sobre o investimento.

2. Comunique-se por múltiplos canais (mas com cuidado para não errar)

Seja online ou offline, o perfil do novo consumidor é transversal quando se trata de comunicação. Assim sendo, ele pode entrar em contato pelo site, continuar a conversa por e-mail, falar nas redes sociais e ir à loja física, esperando que todos esses canais o satisfaçam. A comunicação ativa com o cliente deve explorar todos os canais que ele costuma utilizar, a fim de alcançá-lo.

No entanto, é preciso tomar o cuidado de não negligenciar as formas de contato. A velocidade do mundo contemporâneo é imensa, e os consumidores esperam isso das empresas. Portanto, a comunicação deve ser eficiente em todos os canais que pretende divulgar o produto. Uma comunicação cheia de ruídos atinge negativamente a experiência do usuário e arranha a imagem da marca.

3. Invista no Marketing de Experiência (além de outras formas de marketing)

Por fim, é preciso planejar e executar as campanhas de marketing, sejam as tradicionais ou as digitais, ou ainda uma complementação das duas. Uma das grandes tendências para a divulgação dos produtos, nesse sentido, é o Marketing de Experiência. Essa estratégia consiste em priorizar a experiência do usuário na forma como interage com a marca, utilizando as emoções geradas para engajar o consumidor com a divulgação do produto.

O marketing de experiência deve ser usado com outras estratégias de marketing para divulgar um produto de forma eficiente, tais como a produção de conteúdo, marketing de relacionamento ou inbound, marketing de influência, processos de automação de marketing etc. Quanto mais completa e estruturada uma campanha, melhor será a experiência do cliente e maior a conversão em vendas.

Para isso, o ideal é contar com quem tem expertise e conhecimento de mercado. Uma boa assessoria de Marketing ajuda a traçar planos melhores e mais eficazes para divulgar um produto com excelência.

Alcance seu cliente em diversas frentes, confira nosso artigo sobre quais são as mídias alternativas e como utilizá-las na comunicação offline!

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