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As embalagens são parte importante no processo de venda de produtos. Por isso, as empresas devem se preocupar de verdade com o design de embalagens de suas marcas. Afinal, elas contribuem com as ações de divulgação da empresa e podem atrair novos consumidores. Que empresário não deseja isso, certo?

Você sabe quais os pontos não podem faltar nessa produção para que elas sejam funcionais e atraiam a atenção do consumidor? É exatamente sobre esse assunto que falamos neste post. Continue a leitura e fique por dentro!

Funcionalidade

O ponto mais importante referente ao design de embalagens é a funcionalidade. Toda forma deve seguir uma função. Ou seja, o propósito de uma embalagem é garantir a proteção do produto e permitir a utilização dele de forma eficaz. Uma embalagem considerada útil melhora a experiência do cliente com a marca, um ponto bastante positivo para qualquer empresa.

Resistência do material

Pensar na resistência do material também é fundamental. Se a embalagem não for confeccionada em um material resistente, é provável que não garanta que o produto seja conservado e protegido como se espera. Além disso, produtos que precisam da embalagem para facilitar o seu uso serão automaticamente prejudicados.

Imagine se as caixas de leite, além de não trazerem o sistema “abre fácil”, fossem pouco resistentes, a ponto se desfazer com o manuseio? Leite estragado ou desperdiçado na certa.

Uso inteligente das cores

Sabemos que as cores podem influenciar no comportamento das pessoas. É o que chamamos de Psicologia das Cores. Esse recurso visual também tem influência no design de embalagens e pode mesmo ser determinante no índice de vendas de um produto.

O uso inteligente das cores é essencial para atrair e atingir o público-alvo referente ao produto em questão. Por exemplo, produtos relacionados às crianças não devem ter embalagens em cores sóbrias e sérias, como o preto ou marrom. Já produtos luxuosos, podem abusar dos tons de roxo e dourado, cores que trazem relação forte com a nobreza e o alto valor.

Conexão com o produto

Fazer conexão da embalagem com o produto também é altamente recomendado. Isso facilita a visualização do consumidor e inspira associações afetivas com a mercadoria. A estética da embalagem pode ser simples, mas é importante que traga personalidade.

Quer bons exemplos? Os produtos mais rústicos podem trazer referências a materiais desse mesmo universo. Produtos femininos podem conter imagens que façam alusão à mulher, com flores e desenhos curvilíneos. A ideia é criar uma conexão a ponto do cliente desenvolver mais proximidade com o item, e isso afetar positivamente sua decisão de compra.

Informações sobre a empresa

O design de embalagens também precisa trazer as principais informações sobre a empresa. Isso desperta confiança no consumidor. Além de ser importante, caso a empresa seja nova no mercado e o consumidor necessite de mais dados antes de se decidir por fazer a aquisição do produto.

Devem ser incluídas:

  • formas de contato;
  • um breve histórico da marca;
  • a localização da fábrica;
  • entre outros aspectos.

Seguindo essas orientações, fica mais fácil desenvolver embalagens realmente funcionais e que atraiam a atenção do consumidor desejado, de maneira a ampliar as vendas e despertar a fidelização.

O que achou dessas dicas? Ficou alguma dúvida que você queira esclarecer? Deixe aqui o seu comentário!


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