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Você já parou para pensar no que os seus clientes acham sobre a sua empresa? Pois é, compreender seus sentimentos e posicionamento em relação à sua marca é essencial e, para descobrir essas informações, você precisa realizar um diagnóstico de marca.

Atualmente, as empresas possuem um olhar intenso sobre o perfil e comportamento dos clientes, contudo, acabam por esquecer de olhar para si, se afastando de sua essência.

Na postagem de hoje, falaremos sobre a importância de se fazer um diagnóstico de marca consistente, como fazê-lo em sua empresa e quais são seus benefícios. Confira!

A importância de se entender sua marca

Muito além de investir em campanhas de publicidade e de marketing para ganhar visibilidade, as empresas precisam compreender qual a visão de seus públicos de interesse (clientes, investidores, fornecedores, colaboradores e sociedade) sobre ela.

A marca de uma empresa é muito mais do que um logotipo, um site ou uma publicidade no ponto de vendas. Ela é tudo aquilo que remete a ela, inclusive a percepção que seus públicos possuem a seu respeito e o que a diferencia de seus concorrentes, seja na maneira de agir ou em suas crenças e valores.

Entender quem é a sua marca, o que ela pensa, diz e faz é fundamental para que se possa trabalhar suas estratégias de forma assertiva e, assim, alcançar bons resultados. Uma marca é um dos ativos mais valiosos de sua empresa e, quando trabalhada de forma correta, seu valor aumenta e, consequentemente, sua margem de lucro é expandida.

Pare e pense: será que a Coca-Cola e a Apple seriam tão valiosas assim sem os investimentos em suas marcas? É óbvio que não.

A todo esse trabalho de posicionamento de marca dá-se o nome de branding (ou gestão de marca). Por meio dele, a empresa buscará explicitar suas crenças e valores, fixar-se na mente se seus públicos e, principalmente, proporcionar experiências únicas aos seus clientes.

Por meio delas, a empresa estabelece uma conexão muito forte com seus públicos, gerando identificação com suas crenças e causas que, futuramente, culminarão em sua fidelização.

Contudo, para realizar um branding de sucesso, é preciso muita pesquisa e planejamento, afinal, é preciso compreender sua situação atual para, então, definir onde se deseja chegar e, para isso, é preciso realizar um diagnóstico de marca.

Como fazer um diagnóstico de marca assertivo

Apesar de ser algo que demanda uma boa dose de tempo, a realização de um diagnóstico de marca não é algo impossível de se fazer, tudo o que você precisa é de muita pesquisa e dedicação. Confira, a seguir, os itens que devem ser levados em conta nesse processo.

Investigação interna

O primeiro passo para um diagnóstico de marca é uma investigação interna. Busque compreender todos os seus pontos positivos e negativos, afinal, assim como uma pessoa, as empresas também possuem suas fraquezas e falhas. Reconhecer e aceitar essas deficiências quanto empresa é fundamental, pois é nelas que você encontrará oportunidades de melhorias.

Assim como em uma consulta médica, é preciso despir-se e relatar seus problemas, pois esse é o único modo de se chegar a um diagnóstico preciso e encontrar uma “cura”. Para isso, é preciso analisar a cultura organizacional da empresa (missão, visão e valores) e verificar o quanto ela está internalizada por sua equipe.

Após essa análise, a realização de uma pesquisa de clima para avaliar o nível de satisfação de seus colaboradores se faz necessária, afinal, eles são o público mais importante de uma empresa.

Nela, busque compreender as razões de cada uma das respostas pois, muitas vezes, você poderá descobrir problemas que você nem sabia que existiam.

Busque também descobrir qual é o nível de conhecimento das equipes sobre os objetivos da empresa, o quanto são leais a ela, seu nível de comprometimento e o quanto acreditam que a empresa está alinhada ao mercado.

Posicionamento de mercado

Uma vez que você já conhece a sua empresa a fundo, é preciso verificar como ela se posiciona no mercado e em relação aos seus concorrentes.

Nessa etapa, avalie quais são os seus diferenciais e quais os motivos que levam um cliente a comprar de sua empresa e não de seus concorrentes. Para isso, é preciso realizar uma pesquisa de opinião com eles.

Além da pesquisa de opinião, é importante realizar um benchmarking entre a sua empresa e seus concorrentes para identificar quais são os pontos fortes de cada um.

Personalidade de marca

Como a sua empresa se porta e se comunica no mercado? Assim como uma pessoa se diferencia das demais por sua personalidade, uma empresa também precisa ter uma forma única de se expressar e agir face às diversas situações.

Existem empresas que possuem um perfil mais irreverente, como a Netflix. Contudo, esse mesmo tom não seria bem-visto em um escritório de advocacia, onde se espera uma maneira de agir mais séria.

Defina a personalidade de sua marca com base em sua cultura organizacional e no perfil de seus públicos. Desse modo, sua maneira de se relacionar com eles será muito mais assertiva, inclusive nas redes sociais.

Pontos de contato e mensagens-chave

Aqui, você deverá avaliar todos os pontos de contato entre a empresa e seus públicos, entendendo onde, quando e de que maneira eles ocorrem. É preciso, ainda, identificar quais são as mensagens-chave utilizadas para incentivar e iniciar esses contatos.

A análise desses pontos permitirá a empresa compreender de que maneira se dá os relacionamentos com seus públicos, identificar pontos críticos de controle e avaliar a efetividade das mensagens em suas comunicações.

Lembre-se que a empresa possui diversos públicos e que cada um possui um perfil único, logo, as mensagens precisam ser adequadas a cada um deles e a cada canal de comunicação.

Plano de ação

Com a análise devidamente realizada, você será capaz de traçar um plano de ações para estabelecer ou reposicionar sua empresa no mercado. Para isso, a execução de ações de relacionamento e a promoção do engajamento de seus públicos com as causas de sua marca é fundamental.

Um plano de ação exige um certo nível de expertise sobre o assunto, principalmente quando a empresa busca se reposicionar no mercado, por isso, é fundamental que a empresa conte com a parceria de uma agência capacitada para a realização desse tipo de trabalho. Ela possui profissionais com experiência para a realização de um diagnóstico de marca assertivo e a elaboração de ações que se enquadrem em suas necessidades.

Quer fazer um diagnóstico de marca para a sua empresa, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo!

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