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Em tempos de diversidades muitas marcas cometem erros terríveis na sua forma de comunicar e se posicionar sobre temas polêmicos. Sem dúvidas, não ter uma postura bem estabelecida pode acarretar uma crise e causar danos irreversíveis à imagem da empresa.

Na internet, por exemplo, os diálogos entre as marcas e os consumidores ganham cada vez mais espaço e isso exige muito cuidado. Ou seja, para ter uma comunicação em tempo de diversidades que traga resultados positivos, é preciso estar atento ao ambiente online.

O fato é que se posicionar perante o público de maneira autêntica e coerente com a essência da marca é o melhor caminho. Assim, as possibilidades de conquistar clientes que se identificam e se conectam com a marca são muito maiores. Contudo, é preciso ter estratégia para que a comunicação tenha a cara da empresa e potencialize o reconhecimento de marca.

A seguir, compartilhamos algumas das principais práticas sobre como a sua empresa pode se relacionar com a diversidade e ter um efeito muito benéfico nas suas campanhas de comunicação. Se você tem interesse no tema, não deixe de conferir o nosso post. Continue a leitura!

Identifique as causas que têm sinergia com a sua marca

O primeiro passo para criar uma conexão verdadeira com o seu público e conquistar cada vez mais pessoas engajadas com a marca é entender quais são os seus valores e cultura. Isso é essencial na comunicação em tempo de diversidades.

De nada adianta adotar uma linguagem mais arrojada para atingir determinada minoria, se a marca é bastante conservadora, tradicional e não apoia essa causa no seu dia a dia.

Além disso, manter um discurso fantástico nas redes sociais, mas não realizar nenhuma ação concreta que vá ao encontro do que a empresa defende é um verdadeiro tiro no pé. Os consumidores estão atentos às marcas que desejam ser diferentes apenas nas campanhas e abominam essa postura.

Inclusive, muitas crises de imagem são desencadeadas em virtude de condutas incoerentes das empresas.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental listar os valores que a marca acredita e construir uma brand persona. Isto é, criar um personagem com base em informações reais, que represente a marca em seu aspecto mais profundo. Entender os principais objetivos e sonhos da marca, as causas que ela apoia e o tom de voz da sua comunicação especialmente no ambiente digital, são ações básicas para evitar conflitos.

Desse modo, a marca conseguirá constatar com mais clareza os temas polêmicos que merecem destaque na sua comunicação. Ao perceber que a empresa está sendo espontânea e que de fato luta na defesa de uma causa por meio de ações concretas, os consumidores se transformam em defensores da marca.

Saiba como se posicionar perante assuntos polêmicos

Sabemos que criar um posicionamento congruente é apenas uma parte essencial do processo. É preciso encontrar a melhor forma de se manifestar perante temas polêmicos, pois uma frase incoerente pode denegrir a marca por tempo indeterminado.

De fato, existem muitos casos de empresas que se complicaram muito ao responder alguma situação polemizada envolvendo a marca. Por isso, é de suma importância criar um plano de gerenciamento de crise para se preparar caso isso aconteça.

As empresas que reagem rápido frente a uma situação de conflito têm maiores possibilidades de saírem ilesas. Entretanto, esse dinamismo na comunicação será possível somente se a empresa contar com um planejamento bem organizado, com um passo a passo para norteá-la.

Caso contrário, a organização não saberá o que fazer e tampouco como contornar um momento de conflito. Portanto, procure criar algumas práticas para direcionar a marca caso ocorram problemas envolvendo a empresa.

Integre a comunicação da empresa

Um dos maiores equívocos cometidos pelas empresas é não contar com uma comunicação padrão independentemente do canal que elas se encontram. Certamente isso pode causar danos terríveis à marca e, por esse motivo, é indispensável ter uma comunicação integrada.

Assim, a empresa não corre o risco de se comunicar nas redes sociais de uma forma diferente dos demais canais, por exemplo.

Além disso, outra vantagem em ter uma comunicação padronizada é que a marca não corre o risco dos profissionais de comunicação e marketing se comunicarem em nome da organização com uma linguagem pessoal.

Isso pode denegrir absolutamente a sua reputação.

Saiba como a promoção à diversidade pode gerar resultados positivos nas campanhas

A diversidade é um reflexo de uma mudança na sociedade, ou seja, é algo muito grandioso para ser negligenciado. Por essa razão, as marcas que se posicionarem perante assuntos que ainda são polêmicos podem se destacar e conquistar uma parcela significativa de consumidores. Isso ajuda a criar verdadeiros evangelizadores da marca. Isto é, pessoas que amam e defendem essas empresas.

Sabemos que as pessoas confiam cada vez mais nas recomendações da sua rede de contatos do que em publicidade. Portanto, conquistar a confiança desses consumidores é uma excelente estratégia para criar um boca a boca positivo em torno da marca.

Mas lembre-se, para criar uma conexão verdadeira com o público, principalmente na internet, é preciso que o discurso seja original e harmônico com a cultura da empresa. Caso contrário, a crise de imagem pode acometer o seu negócio por um período indeterminado.

Apresentamos neste artigo a importância da empresa ter uma postura bem construída em tempos de diversidades. Contudo, para ter êxito no posicionamento é necessário estar alerta sobre os debates da atualidade sem perder de vista os valores que regem a empresa. Contar com profissionais altamente qualificados também ajuda muito a minimizar os riscos de uma possível crise.

O fato é que, mesmo que uma marca não tenha uma presença digital, os consumidores falarão dela na internet. É um caminho sem volta e a empresa pode perder inúmeras oportunidades de se comunicar com o seu público estando fora da rede.

Já que os consumidores se transformaram em verdadeiros protagonistas no diálogo com as marcas, é preciso que a empresa direcione os seus esforços para estar presente no universo online, inclusive, para reagir rapidamente à possíveis críticas e comentários negativos.

Afinal de contas, os consumidores estão atentos às marcas que respondem as interações do seu público, pois isso inspira confiança e credibilidade. Certamente as pessoas vão preferir comprar de uma empresa que procura solucionar os conflitos da melhor forma possível do que de uma marca que não se posiciona perante situações delicadas, por exemplo.

A comunicação em tempo de diversidades requer uma atualização constante e, se você gostou deste texto, que tal aprender mais sobre comunicação e marketing? Acesse o nosso conteúdo Métricas de vaidade: aprenda como fugir desta armadilha e entenda quais indicadores de desempenho são mais apropriados para medir os resultados das suas ações de forma eficiente!

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