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O trabalho de um bom gerente de marketing é parecido com o Mito de Sísifo: você cria maneiras de aumentar seu faturamento e, quando termina, precisa começar tudo de novo. É necessário ter muita criatividade e dedicação para saber como aumentar as vendas da sua empresa de maneira contínua e sistemática.

Existem três principais formas de conseguir isso:

  • desperdiçar menos leads;
  • captar mais possíveis clientes;
  • aumentar o seu ticket-médio ao vender mais e por um valor maior.

Sabendo disso, vamos apresentar cinco eficientes estratégias para aumentar as suas vendas dentro dessas diretrizes. Se você quer vender mais, precisa ler este artigo até o fim!

1. Revisar e otimizar o processo de vendas da empresa

Segundo uma pesquisa realizada no Brasil em 2016, 49% dos leads criados em estratégias de marketing no país não têm suas solicitações respondidas pelas empresas que os geraram. Ou seja: a cada dois leads gerados no Brasil, um deles é ignorado pelas empresas.

Deu para perceber o desperdício de oportunidades de vendas criado, não é mesmo? Esse lead ignorado deixa de comprar com a Empresa X e vai atrás do serviço da Empresa Y que, por sua vez, negligencia outro contato e o ciclo permanece. Talvez o mesmo ocorra com a sua empresa agora mesmo. Quantos leads você deixou escapar hoje?

A primeira estratégia que qualquer empresa deve fazer para descobrir como aumentar as suas vendas é consertar esse vazamento de oportunidades de negócios. Mas como? Não existe maneira mais eficiente do que uma revisão completa no seu processo de vendas, desde a obtenção de leads e contatos até a conversão deles em clientes.

Reúna toda a sua equipe e produza uma documentação farta, capaz de explicar todo o seu processo de vendas. Então, analise e discuta cada passo e cada ação, da captação de leads até o roteiro, para contatar cada um.

Realize testes e tente otimizar todos os passos para aumentar as chances de converter esses contatos em clientes. Quando terminar, lembre-se do Mito de Sísifo e comece tudo de novo.

2. Treinar sua equipe de vendas e de atendimento

Ainda dentro da ideia de desperdiçar menos leads e oportunidades, uma estratégia muito interessante que pode se traduzir em um aumento de vendas é a especialização do seu time de vendedores e de atendimento. Cada vez que um colaborador da sua equipe entra em contato direto com um cliente (ou alguém que possa se tornar um), ele faz duas coisas:

  • abre a chance de avançar o lead no funil de vendas;
  • representa a sua marca perante o cliente.

Ou seja: cada contato é uma ótima oportunidade de progredir em uma possível venda e de aprimorar o trabalho de branding da sua empresa. Dessa forma, é muito importante treinar constantemente o seu time de vendas ou de atendimento para que o trabalho deles seja o mais otimizado possível e coerente com o planejamento de marca estabelecido pela empresa.

Com colaboradores mais capacitados, a eficiência da sua estratégia de vendas e de marketing é potencializada — e os ganhos acompanham!

3. Investir em marketing de forma mais estratégica

Era uma vez uma empresa que atuava, ao mesmo tempo, no âmbito nacional e local. Ou seja: vendia para o Brasil inteiro pela internet, mas também tinha um ponto de vendas na sua cidade de origem. Essa empresa investia muito em marketing digital e em ações off-line na sua própria cidade.

Durante a auditoria de uma consultoria de marketing, essa companhia percebeu que 80% dos seus ganhos vinham de vendas digitais, enquanto 20% eram originadas localmente. Ao mesmo tempo, a empresa percebeu que 75% do seu orçamento de marketing eram gastos com ações off-line e apenas 25% com campanhas digitais. Deu para ver o problema, certo?

O que atrapalhava o crescimento dessa empresa é que ela não investia seu orçamento de marketing de forma estratégica. Não havia um trabalho para perceber quais as ações mais eficientes e adequar o orçamento de acordo.

Por isso, é importante fazer uma análise do seu orçamento de marketing frequentemente, calcular o ROI das suas campanhas e sempre ficar atento às métricas de desempenho.

Assim, é possível ajustar o seu orçamento de forma mais estratégica, direcionando mais recursos para as ações mais lucrativas e buscar alternativas mais eficientes para campanhas que não funcionem como o esperado.

Aumentando seu investimento em marketing e na eficiência das suas campanhas, você consegue captar mais pessoas. Com mais gente, mais leads. E, se você fez um bom trabalho nos passos um e dois, mais vendas para sua empresa.

4. Trabalhar o posicionamento da sua marca no mercado

Se você quer aumentar a captação de pessoas para o seu funil de vendas, aumentando, assim, o volume de leads e clientes da sua empresa, uma boa estratégia é posicionar a sua marca no mercado da maneira certa. Trabalhar com uma estratégia de branding é algo complexo, mas você pode começar garantindo que a sua marca será vista (e conhecida) pelas pessoas que mais precisam dela.

Para atingir esse nível, primeiro você precisa conhecer profundamente a sua persona, seu cliente ideal, e saber quem ele é, onde ele está e por onde ele se informa e busca por soluções para seus problemas. Com essas informações disponíveis, você pode começar a elaborar estratégias que comuniquem para essas pessoas que sua empresa tem o que elas precisam.

5. Criar ofertas de cross-sell ou up-sell para os clientes

Quão bem você conhece os produtos e serviços que sua empresa vende? Quantas oportunidades de cross-sell ou up-sell você deixou passar por não estar familiarizado com seus produtos?

Cross-sell é uma estratégia de venda que consiste em oferecer ao cliente um produto que seja complementar ao que ele vai comprar. Dessa forma, o consumidor leva mais valor pelo negócio e a empresa aumenta seu ticket-médio.

Já o up-sell é uma estratégia parecida, mas que consiste em oferecer ao cliente um produto melhor (e mais caro) do que o que ele iria comprar. Imagine uma empresa que venda molhos para churrasco. Ela sabe que seus clientes procuram pelos seus produtos para aumentar o sabor da refeição que farão com os amigos no fim de semana.

Uma boa estratégia de cross-sell seria oferecer aos clientes um livro de receitas com dicas e técnicas para melhorar o preparo da carne (e harmonizar com o sabor do molho). Já uma boa oferta de up-sell seria oferecer um vidro maior, com mais molho, por um valor competitivo e atraente.

Se você quer usar essa estratégia, precisa analisar a oferta de produtos que a sua empresa possui e entender como eles se complementam (e quais combinações são atraentes aos clientes ou não). Assim, você aumenta o valor de cada negócio para o consumidor e eleva o ticket-médio da empresa.

Com essas cinco estratégias, vai ficar fácil saber como aumentar as vendas da sua empresa no curto, médio e longo prazo. Deu para perceber que o segredo para vender mais e ter mais sucesso é uma constante reavaliação dos serviços e processos da sua companhia, não é mesmo?

Se você ficou interessado nesse processo constante de melhoria, confira nosso artigo com as cinco perguntas que todo gestor de marketing deve fazer e descubra como melhorar a sua eficiência no trabalho!

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