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De fato, a comunicação é uma ferramenta muito poderosa se aliada a uma estratégia de marketing. Contudo, diversas marcas têm dúvidas se este diálogo com o público é capaz de atrair mais consumidores para a empresa. Se antigamente essa área era vista pelos gestores apenas como uma possibilidade para divulgar a marca, mas que não apresentava resultados concretos, hoje o cenário é diferente!

Atualmente é possível conquistar um ótimo retorno investindo em ações de comunicação — principalmente, se elas forem acompanhadas por um planejamento estratégico bem estruturado. Afinal de contas, existem muitos pontos de contato disponíveis no universo online e offline. Desse modo, é fundamental ter uma programação detalhada para garantir o sucesso na comunicação.

Para te ajudar a se comunicar de forma efetiva com a sua persona e alcançar os objetivos do negócio, reunimos neste artigo as 4 melhores estratégias de comunicação para começar imediatamente. Veja!

Crie uma presença digital forte nas redes sociais

Investir nas redes sociais é uma excelente maneira de se destacar na internet e, claro, se aproximar do seu público. Por meio desses canais é possível obter insights sobre produtos e serviços e, ainda, humanizar a comunicação com os consumidores.

É de suma importância evitar publicar conteúdo apenas sobre os produtos e serviços da empresa e abordar assuntos de interesse da sua audiência. Além disso, a periodicidade das publicações cria uma conversa consistente.

Esse espaço também pode funcionar para solucionar as principais dúvidas dos seus clientes. Isto é, a sua página no Facebook, por exemplo, pode se tornar um espaço para se comunicar com os clientes atuais e fazer o SAC 2.0.

Todas essas formas de interação podem contribuir na atração de novos consumidores. Ou seja, a criação de conteúdo de valor vai captar o interesse das pessoas e elas vão passar a acompanhar a sua marca. Ao perceberem que os clientes também são muito bem atendidos nesse canal, a confiança no seu negócio tende a crescer.

Invista nos veículos tradicionais de comunicação

Uma das estratégias mais eficazes na comunicação de uma marca é associar às ações digitais a divulgação nos meios offline. Além de um poder de alcance extraordinário, os veículos convencionais possuem muita credibilidade perante o público. Procure diversificar os formatos e invista em anúncios em TV, rádio, outdoor, revistas, enfim, outras alternativas que incluem o marketing offline.

Utilize o e-mail marketing para atrair mais consumidores

Outra ferramenta sensacional para se comunicar com os consumidores e potenciais clientes é o e-mail marketing. Desde que ele seja utilizado de forma estratégica e, acima de tudo, relevante para quem recebe, ele pode ser muito interessante!

Você pode utilizar o e-mail para transmitir informações sobre os últimos lançamentos da sua empresa, para comunicar que tem novos artigos no blog ou ainda, para cumprimentar os consumidores pelo dia dos pais, por exemplo.

Com uma frequência de envio de mensagens relevantes, é muito mais fácil conseguir uma audiência com interesse nos seus e-mails. A partir daí, o seu negócio pode começar a criar uma base de contatos com pessoas mais dispostas a comprar e a recomendar as suas soluções futuramente.

Busque parcerias

Provavelmente você deve conhecer outras empresas que vendem para o mesmo público que você, mas não competem com o seu negócio. Esse é um ótimo sinal para encontrar o parceiro ideal. Procure utilizar os meios de comunicação (blog, eventos, mailing etc) que o seu parceiro possui para se comunicar com os consumidores.

Desse modo, você amplia o alcance da sua marca, pois é praticamente impossível o seu negócio ter se comunicado com o seu público por completo. Sempre existem meios em que novas pessoas estarão em contato com a sua marca.

Trace estratégias de comunicação eficazes

Entenda qual o perfil comunicativo da sua persona

Muitas empresas tentam iniciar uma conversa com o seu público, mas não conseguem envolve-los com a sua marca de forma verdadeira. Para ter sucesso na comunicação, é necessário compreender o estilo comunicativo do seu interlocutor.

Vamos imaginar que o vendedor de uma loja tenha que atender um consumidor que possui um perfil pragmático. Isto é, objetividade e agilidade são a marca registrada na sua forma de transmitir informações. Sendo assim, se o profissional que o atende utilizar uma comunicação com bastante emoção, porém, nada prática, as chances de gerar uma experiência negativa para o cliente são enormes.

Por essa razão, o ponto de partida deve ser entender se o seu público prefere uma maneira de comunicar mais afável, expressiva ou uma forma mais analítica. Isso influencia diretamente na criação de estratégia para transmitir a sua mensagem para o público.

Outro exemplo disso é quando a empresa cria uma proposta comercial para apresentar as soluções oferecidas. Um consumidor analítico certamente gostaria de visualizar nessa exposição alguns dados e estatísticas. Diferentemente de uma pessoa expressiva que presta mais atenção na maneira criativa que você apresenta essa proposta.

Portanto, quando a empresa entende o perfil comunicativo do seu público, torna-se mais fácil “puxar conversa”. Consequentemente, pode surgir uma relação mais próxima entre a marca e os consumidores. Assim, as possibilidades de conquistar novos clientes aumentam consideravelmente.

Diversifique os canais

Apesar de o ambiente digital ser muito eficiente para se comunicar com o público-alvo do seu negócio, não se esqueça do universo offline. Conforme apontamos neste texto, a experiência que um consumidor tem com a marca fora do universo online é igualmente importante. Por isso, procure sempre integrar essa comunicação para que as pessoas tenham uma experiência superior com a sua marca.

Crie um planejamento claro

Ao contrário do que muitos empresários pensam, planejar é um ganho de tempo. Quando uma marca se dedica ao planejamento ela não só documenta os objetivos e metas, como facilita a execução de qualquer tática. Ter um plano de comunicação permite direcionar melhor os esforços para cada ação e, sobretudo, mensurar posteriormente se a estratégia atingiu os resultados esperados.

Os consumidores de hoje detém o poder de iniciar conversas com outros clientes sobre a sua marca e em diversos ambientes, especialmente, na internet. No entanto, apesar disso parecer algo assustador, é possível aproveitar o protagonismo das pessoas para desenvolver o seu mercado.

Sem dúvidas este é um ótimo momento para a sua empresa extrair todas as ideias que o mercado oferece e aperfeiçoar a sua atuação. Ou seja, os consumidores podem se tornar verdadeiros amigos da marca, basta ter receptividade para observar as interações e criar formas de contato que proporcionem experiências memoráveis para os clientes.

Nesse artigo apresentamos as iniciativas de comunicação que podem atrair mais consumidores para o seu negócio e os primeiros passos para isso acontecer. Entretanto, sabemos que nada acontece sem um planejamento eficiente e, por isso, sugerimos a leitura do nosso texto sobre 5 dicas para fazer um bom plano de comunicação para sua empresa.

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