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Uma das habilidades essenciais de um bom gestor é saber como motivar uma equipe de vendas a atingir as metas e objetivos estabelecidos para o ano comercial.

Isso pode ser um verdadeiro desafio, já que é preciso lidar com pessoas de diferentes perfis de vendas alinhando todas com as metas da empresa.

Se você tem dúvidas sobre como motivar a sua equipe de vendedores, continue a leitura. Neste artigo vamos ensinar como criar o time comercial ideal para sua empresa e como mantê-lo com a motivação em alta para conseguir os melhores resultados. Vamos lá?

Como montar uma equipe de vendas de sucesso

Para ter um time comercial bem motivado, o trabalho começa bem antes dos funcionários começarem a trabalhar de fato. Isso porque o trabalho do gestor começa na montagem da equipe.

Se você já tiver seu time montado, não se preocupe: é possível avaliá-lo e realizar adaptações que que todos fiquem alinhados com os objetivos da empresas.

Mas como fazer isso? Vamos ver em 4 passos:

Definir o tamanho ideal do time

Estabelecer o número perfeito de vendedores no seu time pode ser difícil. Muitos fatores entram em jogo: tamanho do mercado, quantidade de concorrência, volume de produção que a empresa pode lidar e capacidade de contratação da companhia.

Analise sua capacidade de produção e distribuição, e perceba se está trabalhando ao máximo ou se há como produzir mais e como fazer o mercado absorver mais dos seus produtos. Se sim, então é uma boa ideia aumentar o seu time de vendedores.

Se sua empresa está começando agora, então é interessante investir em um número alto de profissionais comerciais para conquistar espaço no mercado e depois equalizar a situação.

Focar no recrutamento

O processo de recrutar bons vendedores para a sua empresa pode ser um pouco complicado e trabalhoso.

Muitos gestores preferem contratar mais rapidamente, apenas com uma entrevista, mas o ideal é fazer pelo menos 3 encontros (com uma dinâmica de grupo) para analisar com mais cuidado os candidatos e entender melhor como eles pensam, trabalham e interagem com as pessoas.

Quem contrata rápido demais acaba demitindo rápido demais e gerando muita rotatividade na equipe, o que diminui a motivação dos colaboradores.

Contratar diferentes tipos de vendedores

Nem todo profissional de vendas trabalha da mesma maneira. Existem aqueles que são apaixonados por buscar um novo cliente: gostam de prospectar, sentar para negociar com leads e trazer novos nomes para suas carteiras.

Por outro lado, existem vendedores que são especialistas em manter uma relação com os clientes que já trabalham com sua empresa.

O ideal é ter profissionais de todos os tipos na sua equipe, para manter a versatilidade e garantir que todas as oportunidades são exploradas ao máximo.

Oferecer as ferramentas necessárias para sua equipe

Para um time de vendas ter sucesso, ele precisará das ferramentas adequadas para a realização do seu trabalho. Isso inclui dois recursos imprescindíveis: a Jornada do Cliente e o Discurso de Vendas.

O primeiro é um mapa completo do caminho que o consumidor fará até adquirir um produto ou serviço da sua empresa, desde o momento em que ele se interessa pelo produto ou serviço que sua empresa tem pra oferecer até o pós-venda, passando por todos os pontos de contatos.

Já o Discurso de Vendas, reforça as vantagens competitivas da empresa, destacando seus diferenciais de mercado e o compromisso de entregar sempre o melhor serviço.

Como motivar uma equipe de vendas na sua empresa

Depois de ter sua equipe montada e equipada com as melhores ferramentas, é hora de trabalhar para manter a motivação em alta e alcançar grandes resultados para sua empresa.

Mas como fazer isso? Vamos descobrir!

Oferecer qualificação e treinamento constante

Todo profissional precisa de atualização contínua para realizar seu trabalho no topo das suas capacidades. Com sua equipe de vendas não é diferente.

Por isso, como gestor, é essencial que você procure por oportunidades para que seus colaboradores possam se aprimorar. O melhor lugar para isso são cursos, palestras e treinamentos onde eles aprenderão novas técnicas para aplicar no dia a dia.

Com esse conhecimento aprimorado virão mais vendas, o que fará muito bem para a confiança e autoestima dos vendedores, mantendo alta a motivação para resultados ainda melhores.

Definir metas coletivas e individuais

Um dos erros que muitas empresas cometem em relação aos seus times de vendas é colocar as metas individuais de cada vendedor acima das metas coletivas da companhia.

Isso faz com que os profissionais criem um sentimento de competitividade tão forte que passam a se ver como concorrentes e não aliados.

Assim, os vendedores viram rivais, trabalham sob o stress do conflito interno e não produzem o esperado.

O ideal é colocar as metas coletivas da empresa em primeiro lugar. Assim, cria-se a ideia de que todos ganham juntos e há colaboração entre o time.

Em relação às metas individuais, o melhor é traçá-las com base na produtividade de cada colaborador, incentivando-o a fazer mais ligações, mais abordagens e mais prospecções, o que levará a mais vendas.

Criar campanhas de incentivo

A prática comum no mercado atualmente é remunerar a equipe de vendas com um salário mais comissões de acordo com os negócios fechados pelos colaboradores.

Porém, uma boa forma de mantê-los motivados e sempre dispostos a atingir metas e objetivos maiores é com campanhas de incentivo atreladas às metas conquistadas.

Por exemplo, se o time de vendas conseguiu aumentar o faturamento da empresa em 25% como pretendido no começo do ano, todos os colaboradores podem ir para uma viagem de férias em um destino turístico.

Com premiações assim, os colaboradores se sentem motivados a atingir as metas determinadas pela empresa, sabendo que o seu sucesso não está atrelado à sua sobrevivência (pelo salário ou comissões), o que retira pressão e estresse.

Como deu para ver, saber como motivar uma equipe de vendas consiste em montar o time correto, dar ferramentas para que eles possam fazer o trabalho e então incentivar a colaboração entre eles e a produtividade para fazer a empresa crescer cada vez mais!

Se você quer mais formas de aumentar suas vendas, confira nosso artigo que mostra como uma boa estratégia pode trazer mais negócios fechados para sua empresa.

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