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Você está frustrado com a sua última campanha de marketing? Investiu muito dinheiro em ações de comunicação, mas a sua empresa não colheu os resultados esperados? Provavelmente, uma das principais causas desse problema é a falta de direcionamento para atingir o público certo. Conhecer a fundo o perfil dos seus clientes é essencial para impactá-los positivamente.

A segmentação, ou seja, a determinação de quem é o seu público, permite que um negócio explore o seu nicho com maior eficiência. Com isso, pode-se identificar quais são as reais necessidades dos seus consumidores e, a partir daí, oferecer atendimento e produtos adequados, aumentando as possibilidades de fechar vendas.

Um empreendimento que não segmenta o seu público e atira para todos os lados na hora de se comunicar, está sujeito a cometer mais erros e, consequentemente, perder dinheiro com campanhas que não trazem resultados satisfatórios.

Quer fazer um marketing bem-sucedido? Confira, a seguir, quais são as melhores estratégias para a sua empresa atingir o público certo!

1. Faça pesquisas para entender o comportamento do público-alvo

Conhecer e entender com riqueza de detalhes o mercado em que o seu negócio atua é importantíssimo. Aposte em pesquisas de mercado para levantar o máximo de informações sobre o seu público-alvo, como idade, gênero, classe econômica e social, nível de escolaridade, região em que mora, etc.

Além disso, conhecer os fatores comportamentais são imprescindíveis para a segmentação do seu público. Levando isso em consideração, inclua na sua pesquisa questionamentos sobre o estilo de vida, preferências, e atitudes dos consumidores em relação aos seus produtos.

Dessa forma, você pode mapear diversos grupos de clientes, uma vez que dentro do seu nicho existem pessoas com diferentes necessidades de compra. Assim, pode-se oferecer o produto certo para cada grupo.

2. Desenvolva estratégias de comunicação para cada perfil de público

Após saber quais são os diferentes tipos de públicos que a sua empresa tem, é crucial desenvolver estratégias de comunicação específicas para cada perfil.

Ainda que utilizem o mesmo produto, pessoas com objetivos e características diferentes podem não se sentir atraídas por uma mensagem padronizada.

Sendo assim, crie ações, ofertas e meios de comunicação adequados para cada grupo de consumidores. Por exemplo, para comunicar-se com jovens, a empresa pode preparar campanhas na internet com um vocabulário informal e descontraído.

3. Faça um planejamento de comunicação anual

Para ser mais eficiente, a comunicação de uma empresa deve ser bem estruturada e planejada anualmente. A partir dessa ferramenta, a empresa pode criar campanhas embasadas em dados relevantes e de maneira mais organizada, o que a aumenta as chances de sucesso.

Para a construção desse planejamento, primeiro defina quais são os objetivos da empresa para os próximos doze meses, como aumentar a credibilidade da marca e vendas.

Em seguida, de acordo como as características do seu público, crie ações que ajudem a atingir essas metas. Cada ação deve conter o tipo de mensagem a ser propagada, para quem, quando, e em quais veículos de comunicação, bem como que se espera obter por meio dela.

4. Crie relacionamento por meio de eventos

Independente da sua empresa atuar no mercado físico ou virtual, realizar eventos para interagir com o seu mercado é uma excelente maneira de divulgar a sua marca.

De pequeno ou grande porte, seja para apresentar os seus produtos, seja para educar a sua audiência sobre o serviço oferecido eles são uma ótima aposta.

Ao participar desses eventos, os clientes em potencial podem conhecer a sua empresa e até mesmo se identificar com a marca. Isso os permite analisar os produtos comercializados, as suas vantagens e tomar a decisão final de compra.

5. Desenvolva uma campanha de massa em veículos tradicionais

Embora estejamos vivendo na era da internet, os meios de comunicação de massa, como rádio e internet, ainda possuem um grande alcance. Portanto, também é importante divulgar a sua marca por meio dessas ferramentas, desde que as mesmas sejam utilizadas pelo seu público-alvo.

É preciso que as ações de marketing sejam inseridas nos canais que estejam de acordo com o perfil do seu público. Se os seus consumidores têm um poder aquisitivo menor, a campanha deve ser feita em uma emissora de TV ou rádio popular e não em canais por assinatura, por exemplo.

6. Utilize a segmentação do público nas redes sociais e canais digitais

Não basta produzir conteúdo específico para as redes sociais e demais canais digitais, é necessário elaborar um tipo de conteúdo diferente para cada grupo de clientes que está navegando nessas plataformas.

Sem falar que cada rede social exige um tipo de comunicação. Enquanto no Facebook você pode fazer textos mais elaborados, no Instagram é importante caprichar nas imagens e produzir textos menores e mais objetivos.

As pessoas são constantemente impactadas pelas mudanças que surgem no mercado, o que faz com que o comportamento delas também evolua. Assim sendo, para atingir o público certo, as empresas devem estudar o seu público-alvo continuamente, a fim de acompanhar o seu desenvolvimento e atender as suas demandas.

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