marketing offline

Atualmente muito se fala sobre as estratégias de marketing digital e todas as oportunidades que esse universo oferece para a geração de negócios. No entanto, existem tantas possibilidades disponíveis que é comum encontrarmos vários empresários que se questionam sobre qual a melhor forma de investimento: marketing online ou marketing offline.

As abordagens de marketing tradicional, como a criação de anúncios em rádio, TV, revistas — ou seja, fora da internet —, são consideradas estratégias offline. A diferença desse modelo para o digital é que os recursos utilizados no alcance dos objetivos  são aplicados fora do ambiente virtual.

Desde a criação de eventos, anúncios em outdoors, distribuição de folders, até o envio de mala direta ou investimento no PDV, todas essas ações são caracterizadas como esforços de marketing convencional.

Segundo o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) de 2017, o Brasil é o quarto país com maior número de usuários na internet. Entretanto, um pouco mais de 50% da população brasileira utiliza a rede virtual. Sendo assim, existe um percentual significativo de pessoas que não estão online e precisam ser impactadas pela sua marca.

Para ajudar a aproveitar todo esse potencial que o marketing offline oferece, selecionamos a seguir os principais passos para criar uma campanha extraordinária!

Quais são os passos para se fazer campanhas de marketing offline de sucesso?

1. Ter objetivos claros

Qualquer ação de marketing de sucesso começa com um planejamento bem estruturado. Por isso, identifique quais são os objetivos que a sua empresa pretende atingir com as estratégias offline. Isso contribui, inclusive, para mensurar se os resultados foram atingidos.

Se a meta é fidelizar os clientes e, consequentemente, aumentar a recorrência de pagamentos, é preciso entender que tipo de ação pode facilitar a conquista desse propósito. É muito importante documentar todos os detalhes para que o plano de marketing seja um guia na execução de todas as táticas.

2. Identificar o seu público-alvo

Mesmo que com os recursos offline o alcance seja em massa, é fundamental descobrir informações básicas sobre a audiência que o seu negócio pretende impactar. Dados como idade, sexo, localização geográfica e classe social são essenciais para definir os melhores meios para se comunicar com o seu público.

Imagine desperdiçar tempo e investimento em uma mídia que não alcança as pessoas que podem ter interesse pelo seu negócio. Para evitar isso, procure segmentar bem quem é o comprador ideal da sua empresa antes de criar qualquer ação.

3. Participar de eventos

Uma das estratégias mais eficazes para fazer networking e conquistar novos clientes é a participação em feiras e eventos. A aquisição de stands pode ter um custo elevado, mas a visibilidade alcançada nesse tipo de ocasião é incomparável.

Invista em criar experiências sensoriais positivas para os potenciais clientes. Todos os detalhes fazem a diferença, então invista no aroma do seu espaço, em músicas agradáveis e, claro, em oferecer uma receptividade calorosa e bastante espontânea.

Outro ponto interessante é aproveitar o momento com os prospects para captar o e-mail e o telefone deles. Essa é uma das formas de manter contato com o potencial cliente até que ele esteja pronto para tomar a decisão de compra.

4. Fortalecer a parceria com a comunidade

Outro exemplo de uma ação extremamente eficaz para fortalecer uma marca na região que ela atua é buscar parcerias com as empresas próximas. Como uma marca que trabalha com estética e procura o asilo mais próximo para fazer o “dia da beleza” com os idosos. Desse modo, os serviços que ela presta ficarão ainda mais conhecidos e a visibilidade da marca aumenta.

As associações de bairro também podem ser excelentes parceiras na realização de eventos locais, por exemplo. Sendo assim, identifique os influenciadores da sua região para propor uma estratégia em conjunto e conquistar uma audiência fiel.

5. Criar estratégias locais

A criação de programas de fidelidade ou indicação pode ser muito eficiente para reter clientes e atrair novos. Um exemplo disso é a elaboração de um cartão que permite ao cliente acumular vários pontos a cada compra. Com uma determinada pontuação, ele pode ganhar descontos em produtos e serviços.

Outra forma de manter as pessoas mais próximas da sua marca é premiar os clientes que indicam outros. Além de motivar o consumidor a recomendar a sua marca, é uma oportunidade de atrair cada vez mais clientes. Sem falar que a propaganda boca a boca ainda gera muitos resultados positivos, afinal de contas, as pessoas preferem acreditar nas experiências dos seus conhecidos do que em uma publicidade, por exemplo.

6. Armazenar todas as informações sobre o seu cliente

É de suma importância reunir todos os dados sobre os seus clientes. Isso facilita não só a criação de campanhas, mas estabelece um relacionamento mais próximo. Muitas vezes, lembrar a data de aniversário é um detalhe que faz a diferença para o seu cliente.

Ou ainda, ligar para o consumidor que adquiriu um produto ou serviço para saber se ele ficou satisfeito e compraria novamente em sua loja. Essa é uma estratégia de pós-venda muito eficaz, afinal, sabemos que uma venda não se encerra quando o cliente faz o pagamento.

Por isso, procure saber todas as informações dos clientes e acompanhar todos eles após as vendas. Dessa maneira, as possibilidades de ele retornar e comprar mais uma vez são muito altas.

7. Criar eventos para os top fãs

Já mencionamos neste artigo como a participação em eventos é valiosa para a geração de negócios. Contudo, criar eventos menores também aumenta consideravelmente a visibilidade da sua marca. Dessa forma, procure selecionar os clientes vip: podem ser os mais antigos, mais recorrentes ou os que consomem um valor mais alto na sua empresa — os critérios você define.

Assim, você pode convidá-los para um coquetel, um café ou para um bate papo que permita conhecê-los melhor. Isso é fundamental para nutrir um relacionamento com os clientes e, consequentemente, criar um vínculo com eles até que se tornem evangelizadores da sua marca.

8. Contar com assessoria de imprensa

Sabemos que muitas vezes anunciar em grandes veículos pode ter um custo bastante alto. No entanto, existe uma alternativa muito eficaz para conquistar um espaço na mídia sem gastar tanto. É o caso da assessoria de imprensa, que consiste na produção de conteúdos relevantes e que estejam de acordo com a pauta de cada veículo.

Se o Outubro Rosa, que é um período que sempre está em destaque na mídia, tem relação com o seu segmento, você pode produzir um texto sobre o tema para algumas revistas e jornais, por exemplo. Além de contribuir com o conteúdo do veículo, ao assinar o artigo, a sua marca também estará em evidência.

Essa é uma estratégia que contribui para que as pessoas enxerguem o seu negócio como uma referência no segmento de atuação. Consequentemente, os consumidores passam a confiar e a respeitar ainda mais a sua marca. Isto é, quando as pessoas precisarem adquirir os produtos e serviços que você vende, as chances de elas se tornarem clientes são muito maiores.

9. Aproveitar o potencial que o WhatsApp oferece

A criação de listas de transmissão no WhatsApp é uma estratégia muito válida para informar os clientes sobre promoções e novos produtos. Com esse recurso é possível enviar uma mensagem de uma só vez para todos, mas nenhum membro consegue visualizar os demais contatos da lista. Sem falar que se uma pessoa responder, a mensagem é privada, sendo enviada apenas para o administrador.

Mas lembre-se, é fundamental explicar a finalidade dessa lista e deixar claro que a qualquer momento, quem quiser sair terá o contato removido. Assim, as pessoas estarão conectadas ao seu negócio porque querem e não porque são persuadidas por uma empresa.

10. Aprimorar os seus produtos e serviços

O marketing offline também requer monitoramento constante de resultados, pois somente com esse acompanhamento será possível aprimorar as suas estratégias. Sendo assim, crie pesquisas e enquetes para que o seu público preencha e entenda o que de fato ele espera da sua marca.

11. Investir em comunicação impressa

Um dos maiores equívocos de vários empresários é pensar que a impressão de cartões de visita, panfletos ou catálogo de produtos chegou ao fim. É claro que a tendência com a chegada a internet é reduzir a produção desses materiais. Porém, essa comunicação pode ser ainda muito efetiva com o seu público. Tudo vai depender do que a sua audiência considera importante.

Em alguns casos, a panfletagem local pode funcionar muito bem e o envio de mala direta com a divulgação dos produtos também. O fato é que é preciso testar sempre para ver as estratégias que trazem maior retorno para a sua empresa.

12. Apostar na mídia externa

Os anúncios em outdoors e busdoors podem ser muito bem utilizados se estiverem na região da audiência que pretende impactar. Por isso, avalie os locais que a publicidade pode ser inserida e aproveite para impressionar o seu público com imagens e um texto atraente.

Esse é um dos principais pontos para o sucesso de uma campanha, pois as pessoas têm acesso a muitas informações em trânsito. Desse modo, é necessário ser o mais criativo possível para se diferenciar e conquistar a atenção das pessoas.

13. Oferecer uma experiência positiva por meio do atendimento

Muitas marcas têm um posicionamento fantástico na internet, mas quando uma pessoa entra em contato com o vendedor é mal atendido. Em contrapartida, quantas vezes o atendimento é o fator determinante para o cliente optar por comprar de uma marca.

Portanto, jamais se esqueça de que a oportunidade de criar uma experiência extraordinária para o cliente é única. Afinal, a primeira impressão de fato permanece na mente das pessoas. E uma experiência positiva é facilmente propagada nos dias de hoje com o poder da rede. Então, para evitar que a sua marca tenha uma reputação negativa no mercado, invista em um atendimento autêntico!

Agora que demos algumas dicas para começar sua campanha de marketing offline, destacamos abaixo, os maiores benefícios em investir nessa estratégia!

Quais são os benefícios de se investir no marketing offline?

O aumento do alcance de seu público usando marketing offline

Dificilmente é possível atingir tantas pessoas como as campanhas nas mídias tradicionais conseguem. A democratização do acesso à TV e ao rádio, por exemplo, ajuda muito a impactar milhares de pessoas diariamente. A internet ainda é escassa em alguns lugares do país e os veículos convencionais conseguem alcançar até as populações mais afastadas.

A credibilidade das mídias convencionais

Os veículos tradicionais já são velhos conhecidos dos cidadãos e, por isso, inspiram mais confiança! Ao contrário da internet que, muitas vezes, gera desconfiança nos usuários e atrapalha a efetividade das campanhas digitais.

O contato presencial, que ainda é essencial

Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, o marketing offline tem uma grande vantagem em comparação ao universo digital: o olho no olho. O contato físico ainda é fundamental para vários consumidores que necessitam de uma conversa e criar um vínculo de confiança com o vendedor antes de tomar a decisão de comprar.

Sem falar que um atendimento presencial pode criar experiências inesquecíveis para os clientes. Isso faz toda a diferença, principalmente no momento de avaliar se deve comprar novamente da sua empresa.

O marketing boca a boca, que é muito forte no marketing offline

Outra prática que ainda proporciona resultados incríveis para as empresas é o marketing boca a boca. Uma indicação ainda tem muito peso e pode influenciar muitos consumidores. Portanto, investir em ações que estimulem essa “mídia espontânea” ainda é um ótimo caminho.

Mas, afinal, preciso escolher entre marketing online e offline?

O fato é que as ações offline podem ser potencializadas com algumas ferramentas do universo digital. É possível ter uma harmonia na aplicação de estratégias no ambiente online e fora dele. O mais importante é colocar o público-alvo em primeiro lugar para entender quais serão os melhores caminhos para alcançar os objetivos do negócio.

O cliente deve ser sempre o ponto de partida para qualquer ação de marketing de sucesso. Seja virtual ou por meio do marketing offline, é preciso colocar o público como centro da estratégia, caso contrário, a sua marca pode perder inúmeras oportunidades de gerar negócios.

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