ROI nas campanhas de Comunicação Digital: é possível mensurar os resultados?

O ambiente online é repleto de oportunidades, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Construir uma loja virtual, por exemplo, pode ajudar a expandir o negócio e conquistar clientes de qualquer lugar do mundo.

Porém, se várias barreiras foram quebradas, a concorrência também aumentou muito. Por isso, tornou-se imprescindível acompanhar o desempenho das campanhas de marketing digital e procurar sempre otimizar os recursos.

No post de hoje, vamos falar sobre um dos principais indicadores de desempenho no ambiente digital: o ROI. Confira!

Como criar indicadores para as campanhas de marketing digital?

O marketing digital envolve uma série de estratégias. Sua empresa pode criar conteúdos relevantes e publicá-los em um blog, criando um canal de fonte de informações. Pode ainda usar as redes sociais para estreitar o relacionamento com os clientes e patrocinar anúncios do Google. Cada ação representa um potencial para aumentar as vendas, converter novos leads e alcançar uma posição de destaque no mercado.

Porém, para que as estratégias apresentem resultados interessantes, é preciso muito empenho e dedicação da equipe, além de investimento financeiro em alguns casos. Por isso, torna-se essencial acompanhar o desempenho e verificar as ações que estão trazendo os melhores resultados, otimizando seus recursos.

Para isso, são criados indicadores-chave, chamados de KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho), que ajudam a mensurar se os seus objetivos estão sendo alcançados. Por exemplo: imagine que você deseja aumentar o conhecimento da sua marca na internet. Então, sua equipe gera estratégias distintas e agora precisa avaliar o resultado. Um bom caminho seria verificar o tráfego no site e o número de pedidos. Assim, você criaria uma relação entre as ações e os efeitos.

Mas, nesse mesmo exemplo citado, se foram criadas mais de uma estratégia, como saber qual delas foi mais efetiva? Temos um KPI importante para esse trabalho: o ROI.

O que é o ROI?

ROI significa Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento. Esse KPI indica o desempenho de uma determinada estratégia levando em conta o valor investido e o retorno gerado.

Para calcular o ROI, deve-se, em primeiro lugar, determinar um período de análise. Após isso, levante todos os valores investidos, seja em marketing ou vendas, e calcule o total faturado. Com esses dados em mãos, vamos aplicar na seguinte fórmula:

ROI (%) = [(Faturamento – valor investido) / valor investido] x 100

Como podemos perceber, o valor encontrado no final do cálculo é dado em percentual. Vamos usar um exemplo para que fique mais claro como utilizar o ROI em campanhas de marketing digital.

Imagine que uma determinada empresa busca maneiras de aumentar as vendas investindo em anúncios pagos no Google. Em um período de um mês, considerando todos os custos envolvidos, o valor investido ficou em R$3 mil. Nesse tempo, a empresa faturou R$10 mil. Com isso, vamos ao cálculo:

ROI (%) = [ (10.000 – 3.000) / 3.000] x 100 = 233,3%

Então, nesse exemplo a estratégia tomada rendeu 233% do valor obtido. Uma ótima ação, não é? Mas imagine que no mês seguinte essa mesma equipe resolveu utilizar outra técnica, investindo R$2 mil e faturando R$8 mil. Qual será a ação mais eficiente? Vamos calcular:

ROI (%) = [ (8.000 – 2.000) / 2.000] x 100 = 300%

Com isso, vimos que na segunda estratégia, apesar de o faturamento ter sido inferior, a eficiência foi maior. Se a equipe tivesse que escolher uma das ações para priorizar, com certeza seria a segunda.

Qual a importância de calcular o ROI?

Como já falamos, as campanhas de marketing digital podem ter diversas estratégias, cada uma representando um investimento necessário e resultados. Com tantas possibilidades, é difícil definir as prioridades e alocar melhor os recursos. Portanto, a análise do retorno dos investimentos se faz necessária, pois responde algumas questões importantes, como:

  • O que está gerando mais lucro para a empresa?
  • Quais são os canais de comunicação mais eficientes para o negócio?
  • Os resultados obtidos estão dentro do esperado?
  • O processo de vendas está conseguindo converter as oportunidades geradas?
  • A equipe envolvida está conseguindo fidelizar os clientes?

Todas essas questões devem ser esclarecidas para servir de base nas decisões. Em um universo em que as possibilidades são diversas e a concorrência é extremamente acirrada, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar as chances criadas. As tomadas de decisões não podem ser feitas com base em achismos e crenças pessoais; elas têm que ser embasadas em números e resultados.

O ROI é o único indicador a se controlar?

A resposta é não! O ROI é um dos principais indicadores nas campanhas de marketing digital, mas não o único. Depois que você definir o objetivo da sua campanha, deve avaliar quais fatores têm interferência, direta ou indiretamente.

Alguns exemplos de métricas bastante utilizadas são:

  • taxa de conversão: mede a eficiência do seu negócio em converter as oportunidades em vendas;
  • ticket médio: avalia o valor médio gasto por pedidos;
  • CAC: representa o custo de aquisição de um cliente;
  • tráfego no site: mostra quantas pessoas estão visitando o seu ambiente virtual.

Como otimizar o ROI?

Para aprimorar esse indicador, nós devemos avaliar o que ele envolve. São relacionados o investimento realizado e o custo da estratégia. Investir em campanhas de marketing digital é um ótimo negócio e apresenta bons resultados, mas você deve saber onde colocar o dinheiro e os esforços. Caso contrário, sua empresa pode alocar recursos em algo sem projeção enquanto despreza grandes oportunidades.

Por isso, uma ótima dica para otimizar o ROI e buscar resultados mais expressivos em menos tempo é contar com a ajuda de uma agência especializada. A equipe profissional possui todo o conhecimento necessário para determinar as melhores práticas, acompanhar os resultados e desenvolver estratégias.

Além disso, quando você conta com uma agência, sua equipe pode focar no trabalho principal da empresa, alocando melhor os seus esforços. Suas campanhas de marketing digital serão profissionais e os resultados obtidos surpreendentes.

Então, como vimos em nosso artigo, analisar o ROI é fundamental para que sua empresa busque mais eficiência e empregue seus recursos naquilo que realmente gera resultados. Esse acompanhamento serve como base para as tomadas de decisão e potencializa os resultados. Para otimizar suas campanhas de marketing digital, conte com a ajuda profissional de uma agência especializada.

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