Branding: como estratégias eficientes ajudam a gerar mais resultados?

Ter uma marca forte no mercado não é a tarefa mais fácil, entretanto, existem algumas práticas que ajudam você a conquistar esse objetivo. Por meio de um bom trabalho de branding, você consegue ser reconhecido pelo público e ganha clientes fiéis. Para isso, o primeiro passo é se destacar criando uma identidade própria.

Há tantas empresas oferecendo os mesmos produtos que, muitas vezes, elas são engolidas por outras que chegam apresentando um diferencial. Sendo assim, para que isso não aconteça, é fundamental reformular a marca e agregar novos valores.

Quer conhecer as principais estratégias de branding para o seu negócio e como elas impactam positivamente nos resultados? Continue lendo e confira!

Quais estratégias de branding são indicadas?

Construa uma identidade visual única

O primeiro contato que o público tem com a sua marca é por meio da sua identidade visual. Por isso, é preciso criar um logotipo marcante, estabelecer as cores que serão utilizadas em suas peças publicitárias e canais de comunicação, definir o formato dos produtos e embalagens, entre outras ações. Desse modo, você será reconhecido facilmente pelos consumidores.

Transmita o seu posicionamento no slogan

Além de se diferenciar por conta dos elementos visuais da sua marca, você deve transmitir de forma clara os seus valores ao público. O slogan é um dos pontos fundamentais para que você consiga passar a sua essência. Pegue como exemplo a Hellmann’s: “a verdadeira maionese”. Essa frase define bem o que eles querem dizer: o produto se consolidou de tal forma que os outros são apenas imitações.

Mantenha a mesma postura em todos os canais

Não adianta comunicar que a sua empresa é X, mas entregar Y aos consumidores. Tanto em seu estabelecimento físico quanto nos canais digitais, sua postura deve ser a mesma. Se a sua marca é conhecida pela irreverência, é preciso transmitir essa descontração em suas peças publicitárias, no atendimento, nas redes sociais etc.

Incentive o engajamento nas redes sociais

O relacionamento com os clientes é fundamental para criar uma memória positiva em suas mentes. Hoje, as redes sociais são as mídias mais propícias para gerar engajamento. Portanto, é importante que você não deixe nenhuma pessoa sem resposta. Dito isso, você deve criar publicações que incentivem os usuários a interagir, como:

  • perguntas;

  • enquetes;

  • postagens bem-humoradas;

  • vídeos e imagens dos bastidores.

Como essas estratégias impactam nos resultados?

Dá visibilidade ao seu negócio

Com elementos visuais marcantes, peças publicitárias criativas e publicações engajadoras nas redes sociais, sua marca vai ganhando destaque ao longo do tempo. Aquelas empresas que optam por um caminho genérico, sem personalidade, acabam ficando invisíveis aos olhos do público.

Propicia um aumento nas vendas

Quando você precisa decidir onde comer um hambúrguer, é natural que venha alguns nomes à cabeça. Então, se você consegue ocupar um lugar na mente dos consumidores, obviamente será lembrado quando eles precisarem de algum produto ou serviço que você oferece.

Reduz os custos de marketing futuramente

O ponto alto do branding é quando você conquista consumidores fiéis para a sua marca. Ao atingir esse patamar, esses clientes defenderão os seus produtos e indicarão para outras pessoas. Dessa forma, você será conhecido mesmo que diminua seu investimento em ações publicitárias.

O branding deve estar presente desde a concepção da marca e acompanhar durante toda a jornada da empresa. Ao entregar a melhor experiência aos clientes e se destacar da concorrência, os resultados começam a aparecer.

Agora que você já saber como criar estratégias de branding, leia nosso outro artigo e conheça 5 dicas para fazer um bom plano de comunicação!

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