7 benefícios de uma estratégia digital para sua empresa

O marketing digital não é mais novidade para ninguém. Os empresários já se atentaram para a sua importância e estão aplicando essa estratégia para não ficar atrás dos concorrentes. No entanto, nem todos sabem quais são os benefícios do ambiente digital. Com tantas mídias e ferramentas existentes, é fácil entender a razão dessa falta de clareza.

Não basta saber que determinada ação vai fazer bem, é preciso conhecer os motivos pelos quais ela é vantajosa. Dessa forma, você consegue tomar as suas decisões de maneira consciente e, consequentemente, os resultados melhoram. Caso contrário, é impossível saber o desempenho das suas ações e como ajustá-las ao seu objetivo.

Quer conhecer os benefícios do ambiente digital? Continue lendo e veja a lista que preparamos para você!

1. Visibilidade

Especialmente após a popularização dos smartphones, os brasileiros estão cada vez mais conectados. É só dar um intervalo durante o trabalho e alguém já tira o aparelho do bolso para checar as suas redes sociais. O mesmo acontece quando surge qualquer dúvida, logo acessamos o Google para fazer uma pesquisa.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita em 2016 apontou que os brasileiros usam o celular por mais de três horas por dia. Não é à toa que as mídias digitais estão repletas de anunciantes. Observe a sua timeline e alguma rede social e os resultados de pesquisa do Google para constatar essa afirmação.

2. Segmentação

Seja por meio de anúncios patrocinados ou inserção de palavras-chave em seus conteúdos, o marketing digital possibilita que você fale com uma audiência segmentada. Uma ferramenta que merece ser mencionada devido ao seu alto poder de direcionamento é o Facebook Ads. Como sabemos, ao criar um perfil no Facebook, é preciso preencher diversas informações. Sendo assim, conseguimos focar os anúncios em um público bastante específico.

A grande vantagem é que o usuário que recebe suas mensagens fica mais satisfeito por receber conteúdos que são do interesse dele. Logo, a chance de conversão aumenta consideravelmente. Sem contar que você paga apenas para atingir pessoas qualificadas, ou seja, não há desperdício de verba.

3. Credibilidade

Além de conseguir um tráfego maior, estar posicionado na primeira página do Google traz mais credibilidade para o seu negócio. A impressão que temos ao visualizar determinada empresa em destaque na pesquisa é que ela não está lá por acaso. Mesmo que na prática se mostre o contrário, dificilmente damos valor àqueles que estão lá pela terceira ou quarta página.

Nas redes sociais, o parâmetro é um pouco diferente. Normalmente, julgamos pela quantidade de seguidores, curtidas e compartilhamentos. Às vezes, basta o compartilhamento de uma publicação sua para gerar uma impressão positiva no público. Isso acontece porque somos propensos a fazer escolhas a partir de indicações, ou seja, se um amigo seu compartilhou (indicou) algo, deve valer a pena conhecer.

4. Autoridade

A autoridade é conquistada — principalmente — por meio do marketing de conteúdo. Quando você cria um blog para a sua empresa e o atualiza frequentemente com textos de qualidade, ao longo do tempo você consegue um público fiel. Essas pessoas veem você como autoridade no assunto do seu segmento.

Esse também é um requisito importante para conseguir uma boa posição nos resultados da pesquisa orgânica (espontânea) do Google. Ao criar artigos, infográficos ou qualquer outro material de qualidade, as pessoas começam a citar você em outros sites ou redes sociais. Toda vez que uma página recebe um link de fora apontando para ela, o Google presume que o conteúdo é relevante — e isso tem um peso enorme para o ranqueamento.

5. Engajamento

A digitalização das mídias mudou completamente a relação entre a marca e o consumidor. Agora, o público deixou de ser passivo e passou a interagir com as empresas e suas mensagens propagadas. Quem não dá importância a essa mudança deixa de ganhar clientes e não cria fidelidade.

Essa interação ainda permite que possíveis problemas sejam resolvidos e não tomem grandes proporções. Sabemos que às vezes algumas coisas fogem ao nosso controle, como um produto com defeito ou atraso na entrega. Possivelmente, o usuário utilizará as redes sociais para fazer a reclamação, e se você não der uma satisfação, sua imagem será prejudicada.

Porém, as mídias digitais não servem apenas para resolver problemas, mas também para criar relacionamento com o público. Um bom exemplo é a Netflix. Essa companhia de streaming tem uma presença forte nas redes sociais e conquistou uma legião de fãs devido às postagens descontraídas e sua interação com a audiência. Isso faz com que a sua marca seja humanizada e tenha uma boa imagem.

6. Custo-benefício

Sua empresa pode ser de pequeno, médio ou grande porte para usufruir dos benefícios do ambiente digital. Qualquer que seja a sua verba, existe uma solução para o seu objetivo. Em ferramentas como o Google AdWords e Facebook Ads, é você quem define o orçamento das campanhas online. Assim que seus créditos acabam, o anúncio deixa de aparecer e só retorna quando você faz uma recarga.

Em paralelo a esses anúncios patrocinados, você pode criar uma estratégia de longo prazo, em que não é preciso pagar nada para atrair os visitantes. Ao otimizar o seu site para ficar bem posicionado nos resultados orgânicos da pesquisa do Google, você conquista uma grande visibilidade por tempo indeterminado. Seu site só para de ser exibido na primeira página se outro ultrapassá-lo.

7. Mensuração

No marketing digital, tudo pode ser mensurado. Com o Google Analytics, por exemplo, você consegue saber quantas pessoas visitaram o site, o tempo médio de permanência, as páginas mais populares, taxa de rejeição, entre outras informações. Além disso, você tem em mãos diversas informações sobre os usuários. Dessa forma, você consegue melhorar as suas ações para atingir esse público.

A performance dos seus anúncios pagos também é revelada dentro das próprias ferramentas. Caso você note que determinada campanha não está apresentando resultados satisfatórios, é possível pausá-la, fazer os ajustes necessários e retomá-la quando quiser. Sendo assim, o seu ROI (retorno sobre o investimento) aumenta gradualmente.

Você já deve ter percebido a quantidade de benefícios do ambiente digital ao seu negócio. Com um investimento compatível ao tamanho da empresa, conseguem-se resultados positivos e mensuráveis. Se você precisa ganhar visibilidade, converter visitantes em oportunidades e fidelizar seus clientes, essa é a opção certa.

E você? Conhece outro benefício que não foi citado no texto ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

 

 

 

 

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