5 dicas para fazer um bom plano de comunicação para sua empresa

Na época em que vivemos, o mercado está cada vez mais competitivo. Independentemente de qual for o seu segmento, já existe um grande número de empresas nele. Se você não tiver um diferencial, algo que destaque seu negócio dos outros, você ficará para trás.

Para se sobressair entre as melhores, é preciso ter um excelente plano de comunicação para fazer com que seus clientes possam enxergar você e tê-lo como referência.

Listamos abaixo 5 dicas fundamentais para você criar um plano de comunicação bem estruturado e que dê resultados consistentes. Confira!

1. Defina a estratégia e objetivo do plano de comunicação

Toda a sua comunicação deve estar bem alinhada com o planejamento estratégico da sua empresa. Lá são definidos os objetivos do negócio nos próximos anos, aonde se quer chegar e de que forma fazer.

Alinhada a estratégia, é preciso estabelecer quais objetivos se quer atingir com a comunicação efetiva. Por exemplo, atrair mais clientes, divulgar uma linha de produtos, fortalecer a sua marca ou até mesmo fidelizar seus consumidores ativos.

Depois de definidos esses objetivos, faça com que todas as suas ações estejam relacionadas com eles. Você deve seguir à risca o seu planejamento para que consiga validar os resultados obtidos. Caso eles não estejam de acordo com que você gostaria, sempre é possível rever o plano.

2. Conheça o mercado e seus concorrentes

Não adianta ter um excelente plano de comunicação se ele não está focado em seus clientes. É preciso falar a linguagem dos seus ouvintes para que você tenha resultados expressivos.

Uma forma de facilitar a comunicação é criar uma ou mais personas que representem seu público. Dessa forma, você conseguirá se expressar de forma clara e objetiva e terá uma audiência cada vez maior.

Outro ponto importante é analisar como os seus concorrentes se comunicam com o mercado. Esse tipo de pesquisa chama-se benchmark e deve ser explorado, pois ele pode facilitar bastante. Aprenda com os erros dos outros (evite repeti-los) e siga o caminho que já deu certo.

Você não deve (e nem pode) copiar a comunicação de seus concorrentes, mas também não é preciso reinventar a roda. Se oriente pelo que ficou bom e coloque o seu diferencial para se destacar ainda mais.

Há situações em que você pode criar uma campanha totalmente nova, que nunca foi feita por nenhuma outra empresa. Caso dê certo, os benefícios trazidos serão excelentes, mas lembre-se sempre que quanto maior o retorno, maior também o risco.

3. Descubra por onde se comunicar

Não adianta fazer uma propaganda de televisão se os seus clientes não gostam de televisão. Também não traz resultados fazer um anúncio no LinkedIn se seu público está acostumado a usar outra rede social. É importante se comunicar nos mesmos locais em que a sua audiência acessa e consome material. Por isso é fundamental que você conheça quais são esses canais.

Caso você ainda não saiba quais são esses meios, a forma mais fácil de descobrir é perguntando diretamente para os seus consumidores.

Algumas estratégias para fazer isso consistem em abordar algumas pessoas que representem bem o seu público ou mandar questionários online para um grande número de pessoas-chave.

Você pode inovar na metodologia de conseguir as informações, mas comunique-se de alguma forma com eles e entenda que canais eles acessam e que tipo de material os interessa.

Faça um resumo sobre a rotina da sua persona e, a partir daí, seja assertivo em seus canais de comunicação.

4. Planeje suas ações

Uma vez que você já está com os objetivos bem determinados, que você já conhece o mercado e seus concorrentes e que já sabe por onde se comunicar com seus clientes, chega a hora de colocar tudo isso em prática.

Planeje com cuidado tudo o que será feito, quais tarefas serão executadas, quem serão os responsáveis por cada uma delas, qual prazo eles terão para fazê-las, que materiais ou recursos serão necessários e o que você espera atingir de resultado em cada etapa.

Por fim, planeje como você pretende conferir, cobrar e registrar os resultados obtidos. Mais importante do que executar as tarefas em si, é ter um excelente controle de tudo o que está sendo feito, para que você possa manter o que tem dado certo e corrigir o que estiver errado. Existe uma ferramenta muito prática que pode ajudar nisso, chamada PDCA.

Outro ponto que não pode faltar é o planejamento orçamentário. É preciso levantar o custo de cada ação, para que você não tenha surpresas no futuro. Lembre-se de incluir os custos de materiais envolvidos, das pessoas que farão parte desse projeto, da infraestrutura necessária e os gastos extras que podem acontecer.

Nessa etapa também é interessante avaliar quanto de retorno essas ações trarão em função do gasto total para realizá-las (retorno sobre investimento). Muitas vezes o retorno é intangível (não dá para expressar em números) mas é importante saber sempre o quanto você espera de retorno para cada investimento feito.

5. Elabore um cronograma consistente

Por fim, mas não menos importante, está a criação de um cronograma robusto para a realização de todas as atividades. Você precisa ter uma visão clara do tempo que cada ação vai necessitar e se depende ou não do término de uma atividade anterior.

Coloque tudo isso em um planejamento que atenda às suas expectativas de prazo para a conclusão do projeto, mas não atropele as ações. Lembre-se daquele velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição.

Os 5 itens citados acima são o passo a passo para o seu plano de comunicação. Não importa se a sua estratégia é para o marketing de curto prazo ou para um fortalecimento de marca de longo prazo, a estrutura das atividades deve ser similar, haja vista que sempre é necessário entender, planejar, construir e melhorar.

Existem empresas especializadas que ensinam seus clientes a se comunicar com o público, dando atenção especial para o marketing digital. Se você busca conhecer um pouco mais sobre plano de comunicação, branding, marketing online e offline e temas relacionados, inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

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