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Toda empresa tem como finalidade promover a satisfação das vontades e necessidades do seu público, o que tem como consequência o aumento das vendas e dos lucros. Para atingir esse objetivo é imprescindível conhecer a fundo os tipos de consumidores que se envolvem com seu negócio.

A análise dos perfis de consumo é crucial para entender o que o seu público consumidor pensa e quer e, assim, trabalhar para entregar exatamente aquilo que ele espera do seu serviço ou produto.

Mais do que elevar as vendas, conhecer os seus consumidores também contribui para fortalecer a relação com o público. Afinal, por meio das informações colhidas, o empreendimento pode desenvolver ações de comunicação personalizadas e com os gatilhos apropriados para cada perfil de consumidor.

Quer saber mais? Confira, abaixo, quais são os principais tipos de consumidores e como a sua empresa pode relacionar-se com eles da maneira certa!

Iniciador

É muito comum que uma compra seja iniciada a partir de uma sugestão. Nesse caso, a pessoa que sugere é chamada de consumidor iniciador, pois é quem traz à tona a ideia de comprar um produto ou serviço.

Dentro de uma família, o consumidor iniciador pode ser um adolescente que assiste o comercial de um novo celular na internet, por exemplo. Esse adolescente vai pedir o celular aos pais, dando início a um processo de compra.

Geralmente, essa é a primeira pessoa a identificar a necessidade de compra. Por isso, é importante que a empresa desenvolva ações de marketing que despertem nela a necessidade de comprar o seu produto, mostrando a ela como o item vai solucionar seus problemas.

Influenciador

Durante o processo de compra, o consumidor influenciador é aquele cujo ponto de vista exerce forte influência na decisão de fechar negócio. No exemplo citado anteriormente, esse papel poderia ser exercido por um especialista em tecnologia, um amigo, ou até mesmo a mãe ou o pai.

Os influenciadores costumam indicar marcas, melhores locais para compra e opções de preço. Em algum momento da vida, qualquer pessoa pode ser uma influenciadora, o que consiste em transmitir informações sobre um determinado produto.

Para se comunicar com esse tipo de consumidor, você deve oferecer o máximo de informações sobre o seu produto, falando sobre suas utilidades, benefícios, valores e os motivos pelo qual o seu empreendimento é o melhor lugar para comprá-lo.

Decisor

Trata-se de quem efetivamente toma a decisão de compra. Na situação que apresentamos aqui, o consumidor decisor seria um dos pais. É importante ressaltar que não necessariamente o detentor do recurso financeiro é quem vai dar o aval para a compra do celular.

Em uma família em que o pai trabalha fora e a mãe é responsável pela administração do lar, provavelmente é ela quem vai tomar a decisão final, avaliando se o filho realmente precisa de um novo celular ou não, bem como onde e como comprar, uma vez que está mais próxima dos aspectos relacionados à educação dos filhos.

O decisor precisa estar convencido da necessidade da compra para fechar o negócio. Portanto, mais uma vez, é necessário comunicar-se de forma clara, disponibilizando informações sobre o produto e o impacto positivo que ele pode causar na vida do usuário.

Comprador

Como o próprio nome indica, o comprador é aquele que faz a compra, seja indo até a loja física ou pela internet. Seguindo o nosso exemplo, o comprador poderia ser o pai que passa por uma loja de eletrônicos no caminho do trabalho, e está disposto a negociar as condições de pagamento do produto.

Se perceber que algo não condiz com as informações coletadas anteriormente, o comprador pode hesitar ou desistir da compra. Sendo assim, é preciso que a comunicação voltada para esse indivíduo seja mais contundente, prática e dê a segurança de que está fazendo um bom investimento.

Usuário

O usuário é quem consome ou usa o produto ou serviço comprado. Aqui, esse papel seria do adolescente que sugeriu a compra do celular. Apesar de não ter tomado a decisão de compra e nem ter dado o dinheiro para tal, esse personagem também requer muita atenção por parte da empresa, pois uma eventual insatisfação pode causar má impressão em todos os demais consumidores.

A comunicação direcionada ao usuário deve dar suporte para ajudá-lo a usufruir do produto, além de abastecê-lo com informações que melhorem a sua experiência.

Conhecer bem os tipos de consumidores e os papéis que exercem durante a jornada de compra é fundamental para planejar ações de marketing bem-sucedidas. Não adianta elaborar uma mensagem apelativa para o usuário final, se a mesma não fizer sentido para o comprador. O conhecimento desses personagens permite que você direcione a sua estratégia exatamente a quem deseja se comunicar, tornando-a mais eficiente.

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