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É fato que captar o interesse das pessoas está cada vez mais desafiador nos dias de hoje. Os consumidores estão submetidos a inúmeras informações diariamente e isso torna a atenção deles ainda mais escassa. Uma das formas de garantir que o público esteja sempre próximo da empresa, apesar das interferências, é investindo em relacionamento com o cliente.

O bom relacionamento permite que a marca permaneça na mente do consumidor, e isso vale muito atualmente. Sem contar que, com esse vínculo fortalecido, a possibilidade de aumentar a satisfação dos clientes é enorme. Sabemos que as pessoas tendem a compartilhar suas experiências positivas com sua rede de contatos.

Assim, investir no relacionamento é uma forma de fidelizar clientes e atrair novos.

A multiplicidade dos canais de comunicação humaniza a relação entre marcas e consumidores. Contudo, é preciso ter cautela, pois a experiência do cliente deve ser integrada mesmo que ele interaja com canais diferentes. Além disso, é importante ressaltar que a escolha do meio para se comunicar com o seu público deve se basear principalmente na preferência dele.

Apesar disso, existem alguns canais de comunicação que de fato apresentam maior potencial para estreitar o relacionamento com os clientes e torná-los verdadeiros defensores da marca. A seguir, compartilhamos algumas das principais opções.

1. Redes sociais

Sem dúvida, é praticamente impossível falar de relacionamento sem mencionar o uso das redes sociais. O fato é que para ter sucesso nesse ambiente é preciso utilizar os canais de forma estratégica e profissional. Afinal de contas, existem várias empresas que se comportam como amadoras nas redes sociais e cometem erros desastrosos.

Para evitar que isso aconteça o primeiro passo é identificar quais são as redes que o público utiliza com frequência. Muitas vezes, a empresa deseja criar uma página no Linkedin, mas os clientes utilizam o Instagram com mais regularidade, por exemplo.

Além disso, é importante responder prontamente a todas as questões levantadas pelos clientes de forma ágil. As pessoas esperam um retorno mais rápido nessas plataformas e, por isso, é importante ter um profissional dedicado a fornecer todas as respostas que o público necessita.

Outra dica importante é observar todas as interações do público para obter insights e aprimorar o atendimento da empresa constantemente.

2. Chat online

Acima mencionamos sobre o imediatismo no retorno que os consumidores esperam das marcas. Um aliado muito eficaz é o chat online, que pode ser utilizado no site da empresa ou até mesmo nas redes sociais. Essa estratégia automatiza o atendimento, o que proporciona mais rapidez e eficiência.

Ou seja, um software programado simula o atendimento humano e otimiza bastante o tempo. Vamos imaginar que o cliente precisa de uma resposta simples e tem que esperar muito. Desse modo, a experiência dele com a marca não será agradável e isso impacta diretamente no relacionamento.

De nada adianta a empresa tentar se aproximar, se ainda não consegue atender às necessidades do cliente como ele deseja. Isso gera frustração e, consequentemente, o consumidor pode ficar com uma péssima impressão da marca e nunca mais comprar dela.

3. Ligações

Apesar de muito se falar sobre a era digital, ainda existem estratégias tradicionais de marketing que funcionam. É claro que tudo vai depender dos hábitos do público-alvo, mas, de forma geral, as ligações podem aproximar a empresa dos seus clientes de maneira muito positiva.

O fato é que ligar para conversar sobre assuntos irrelevantes não vai cativar as pessoas. Por essa razão, é preciso encontrar motivos para entrar em contato com o cliente. E esse porquê deve ser mais interessante para o consumidor do que para a empresa.

Um exemplo disso seria fazer uma ligação para parabenizar um cliente pelo seu aniversário e oferecer-lhe um bônus. Ou ainda, para divulgar a chegada de um produto ou serviço que ele estava esperando. Percebe a diferença? Por isso, é necessário transformar a ligação em um momento que o cliente anseia em receber.

4. E-mail marketing

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o e-mail ainda é um dos melhores canais para estreitar o relacionamento com os clientes. A grande questão é a relevância, ou seja, não é interessante enviar somente mensagens promocionais.

As empresas precisam mudar essa mentalidade do marketing de interrupção, que apenas aparece incansavelmente para falar dos seus produtos e serviços.

Atualmente, o cenário da comunicação é outro, e as marcas devem se adaptar. O ideal é enviar e-mails segmentados, para atender aos interesses específicos de cada cliente. Imagine que a sua empresa atua no segmento de alimentação, entrega de saladas, por exemplo. Ela pode ter uma lista de contatos de pessoas que se tornaram mães recentemente e estão com o dia a dia ainda mais corrido.

Assim, a marca pode enviar conteúdos que auxiliem diretamente o momento de vida do cliente, ao invés de anunciar somente o seu cardápio. O benefício dessa estratégia é que, durante os envios, os clientes estão sendo nutridos de informação e, quando precisarem das soluções oferecidas pelo negócio, dificilmente buscarão outras opções no mercado.

5. WhatsApp

Outro canal fundamental para criar uma conexão forte com os clientes é o WhatsApp. No aplicativo é possível criar as “listas de transmissão”, que reúnem os contatos e permitem que a empresa dispare uma mensagem para todos ao mesmo tempo, porém, as pessoas não conseguem se comunicar entre si, o que facilita a administração dessa comunidade.

Para que o relacionamento seja mais eficiente é interessante segmentar as listas de acordo com o perfil dos consumidores. A empresa pode ter uma lista para cada região se fizer sentido para o negócio, ou para cada profissão, por exemplo. O propósito é gerar valor para os clientes, enviando informações e dicas importantes.

Além de estar muito próxima da sua audiência, a empresa ainda continua ajudando as pessoas que já compraram nela. Isso fortalece a confiança dos clientes em realizar novas compras e, até mesmo, recomendar a empresa para outras pessoas.

É importante destacar que a transformação digital requer uma unidade na comunicação das marcas. Portanto, é preciso se preocupar com os canais, mas, sobretudo, com o tipo de postura que a empresa adotará em cada uma das oportunidades de se relacionar com o seu público.

Caso contrário, o consumidor pode perceber alguma distorção de conduta ou posicionamento e contribuir para desencadear uma verdadeira crise de marca. Por isso, é essencial atuar de forma estratégica em qualquer ponto de contato com os clientes.

Certamente existem diversos outros tipos de canal, mas a proposta do artigo foi reunir os mais eficientes na construção de um relacionamento com o cliente, entretanto, vale ressaltar que é ele quem vai sinalizar as ferramentas mais apropriadas para uma comunicação efetiva.

Se você ainda tem dúvidas sobre como se relacionar com o cliente na internet, sugerimos que você confira o nosso post 5 Dicas Incríveis de Relacionamento com o Cliente na Internet.


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