fbpx
Escolha uma Página

A história do marketing é marcada por muitas evoluções e mudanças. Não há um consenso sobre quando o marketing efetivamente surgiu, pois a atividade de divulgar os produtos e serviços acompanha o próprio comércio.

Mas é com os meios de comunicação em massa — desde a invenção da prensa, até o rádio, a televisão e outros que conhecemos — que essa ideia se desenvolveu. Justamente por isso, o marketing moderno também evoluiu e mudou com o surgimento do mundo digital.

O desenvolvimento do marketing, desde o século XIX aos dias atuais, pode ser diferenciado em duas etapas: o operacional e o estratégico. Resumindo, o primeiro, com técnicas mais tradicionais de comunicação em massa, se preocupava mais com a divulgação do produto ou serviço e esperava o consumidor vir até a empresa. O segundo, no entanto, se preocupa com a experiência do consumidor em relação à mensagem, para atraí-lo para a empresa.

Ou seja, o marketing moderno (ou estratégico) tem algumas características muito próprias. Para entendê-lo melhor e saber como usá-lo em seu negócio, confira 5 delas na continuação de nosso artigo!

1. Marketing como investimento

Uma das principais diferenças entre o marketing operacional e o estratégico é a mudança de mentalidade que as empresas precisam ter em relação ao que o marketing em si significa. Antes, até a década de 1990, o marketing era visto quase sempre como um custo operacional, pois era muito difícil medir seu impacto e retorno.

Entendia-se que era necessário divulgar o produto, mas não que a divulgação era por si parte dele. Assim, o marketing moderno revolucionou esse pensamento, ao compreender as ações e campanhas como um investimento. Isso também se deu porque foram desenvolvidos indicadores e ferramentas que ajudaram a medir o retorno sobre as ações tomadas.

2. Planejamento estratégico

Embora o marketing operacional também tivesse um planejamento de campanha, o foco dele era mais no produto e não no público. O marketing moderno tem um planejamento estratégico muito maior, focado em uma segmentação de público mais específica, com o intuito claro de atingir diretamente o público-alvo.

Ou seja, enquanto o marketing operacional agia como uma metralhadora de divulgação, o marketing estratégico age como um sniper, mirando diretamente o consumidor ideal. Isso é possível em face das novas tecnologias, em especial da internet.

3. Presença online

Hoje, a presença online das marcas é imprescindível para qualquer campanha que deseje ter maior repercussão. Claro que o marketing offline continua a ser importante, mas é preciso estar presente digitalmente para alcançar mais e mais consumidores.

Uma presença digital bem construída, focada em identidade visual, experiência do usuário e relacionamento com o cliente, é uma parte estratégica importante de qualquer campanha e ação de divulgação por parte das empresas.

4. Relacionamento com o cliente

Afinal, como dito, hoje o marketing moderno não se preocupa apenas com mostrar o produto ou o serviço ao público, mas sim em conquistá-lo e em se relacionar com ele.

Quer dizer, hoje, o relacionamento com o cliente e o foco em sua experiência são tão importantes quanto o próprio produto, assim como um dos fatores primordiais no processo de decisão de compra do consumidor.

5. Análise de dados

Um dos principais fatores que diferencia o marketing moderno é a capacidade de coleta e análise de dados, muitas vezes em tempo real. Com diversas ferramentas que permitem analisar indicadores e ver acessos, engajamento, alcance e também medir o retorno das conversões, é possível ter um conhecimento muito mais profundo sobre o perfil e comportamento do consumidor.

Como podemos ver, o marketing moderno é focado muito mais em um pensamento estratégico que privilegia a experiência do consumidor e o guia por sua jornada de compras.

Para isso, usa de diversas técnicas desenvolvidas ao longo de estudos e análises. Por ter se tornado um know-how tão específico, as empresas bem sucedidas contam com assessoria especializada.

Com isso em mente, sua empresa não pode ficar para trás. Veja, em nosso e-book, como escolher a agência de publicidade ideal para seu negócio.

Share This