Atrair novos clientes é uma necessidade constante de qualquer empreendimento que deseja destacar-se no mercado.
Para isso, é fundamental adotar estratégias mais sólidas de atração de novos consumidores, como a geração de leads, que permite descobrir potenciais clientes e trabalhar para converter vendas.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que lead é aquela pessoa que demonstrou interesse em adquirir o seu produto ou serviço, ou seja, é um potencial consumidor.
Geralmente, esse interesse é evidenciado por meio da inserção espontânea de dados em troca de serviços ou materiais gratuitos, juntamente com a vontade de saber mais sobre o produto que a empresa oferece.
Quer saber como aproveitar essa oportunidade de fazer novos negócios? Confira, abaixo, as principais informações que você precisa saber sobre leads e como prospectá-los!
Qual a diferença entre lead e assinante?
Certamente, você já acessou um blog ou outro portal de conteúdo e se deparou com uma landing page.
Isso nada mais é do que uma página de conversão composta por espaços a serem preenchidos pelos dados de contato do visitante em troca de um material mais detalhado ou serviço gratuito.
Ao preencher essa página, você sai do papel de visitante e torna-se um assinante. Em um primeiro momento, o lead é um assinante, mas continua demonstrando interesse em conhecer a solução da empresa para solucionar o seu problema. Assim sendo, a compra do produto ofertado é vista como uma opção útil.
A relação existente entre o lead e o empreendimento é mais forte do que a de um cliente obtido na prospecção por e-mail, o que se deve ao fato de haver mais nutrição e o fornecimento de um conteúdo que representa valor educativo.
Portanto, o contato do lead será mais longo, fazendo com ele seja convertido em consumidor e um importante divulgador da sua marca.
Como MQL e SQL ajudam na gestão de leads?
O Marketing Qualified Leads (MQL) é um lead que conhece o problema para o qual está procurando uma solução.
Para tanto, ele já fez várias interações com a empresa, baixou materiais ou leu posts no blog, mas ainda quer acessar um conteúdo que o ajude a decidir definitivamente como solucionar o seu conflito.
Nesse caso, o seu time de marketing deve desenvolver ações que convençam o lead sobre o verdadeiro valor da solução que o empreendimento vende, uma vez que somente depois disso ele irá considerar a compra do produto.
Já o Sales Qualified Leads (SQL) é um lead qualificado de vendas, que está mais propenso a efetuar a compra. Mais do que estar consciente do seu problema, ele já sabe o produto da sua empresa é o ideal para solucioná-lo.
Os leads que se enquadram como SQL requerem ainda mais cuidado e proximidade do seu time de vendas, visto que precisam ser orientados até a finalização da compra para que não desistam no meio do caminho.
Como prospectar novos leads?
Produzir conteúdos de qualidade é a principal estratégia para atrair novos leads. Para iniciar essa produção é essencial identificar com riqueza de detalhes quem é a sua persona.
A utilização da persona é um método considerado muito eficiente, pois se baseia na criação de um personagem que evidencia as características do seu cliente ideal.
A partir daí, todas as ações voltadas para a geração de leads devem ter o objetivo de atrair esse público específico. Portanto, a primeira coisa a ser feita é criar a sua persona.
Na sequência, a empresa precisa criar ‘’iscas’’, ou seja, conteúdos como e-books, templates, webinars, pesquisas e estudos.
Com isso, o empreendimento tem mais chances de despertar o interesse do cliente em potencial e convertê-lo em consumidor.
Com a geração de leads, a sua empresa aumenta as vendas e os lucros, além de conquistar uma clientela fiel aos seus produtos.
Para que esse processo traga melhores resultados, você pode contar com o auxílio de especialistas que fazem o mapeamento dos leads e aplicam as estratégias mais adequadas para engajá-los.
Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!