fbpx
Escolha uma Página

Eventos corporativos são a chance que faltava para a sua empresa conhecer novos parceiros de negócios, ingressar em outros mercados e conquistar reconhecimento.

Essas modalidades de encontros se destacam pela oportunidade que oferecem de fazer networking, mas também de tornar a sua marca mais conhecida, entre parceiros e clientes em potencial.

Como os eventos corporativos podem ajudar uma empresa a obter melhores resultados e que outros motivos tornam uma boa ideia investir mais neles? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje!

Como participar dos eventos corporativos?

A participação em eventos corporativos é um investimento para a sua empresa. Esses encontros vão exigir muito planejamento e trabalho, mas as recompensas serão duradouras. Confira de que modos deve ocorrer a participação:

1. Crie engajamento entre seus funcionários

Os eventos corporativos são uma excelente oportunidade de engajar os seus funcionários em uma tarefa que sai da normalidade. Para participar desses encontros, geralmente é preciso apresentar algo para o público, seja em um stand ou uma palestra.

Isso ajudará a sua equipe a se reunir com um objetivo diferente do que ela tem em suas outras tarefas. Os brainstormings para eventos podem resultar até em novos produtos e inovação para a sua empresa.

2. Encontre colaboradores para seus projetos

Um dos melhores motivos para ir a um evento corporativo é a oportunidade de encontrar parceiros. Nem todos os eventos têm o mesmo foco, ou seja, reúnem pessoas apenas dentro de uma área de atuação.

O que quer dizer que muitos dos participantes não concorrem diretamente e, com isso, têm a chance de descobrir que podem colaborar.

3. Faça networking

O grande destaque da participação em eventos, contudo, é o networking. Essa palavra inglesa, que quer dizer algo como “construir uma rede de contatos”, diz respeito tanto às interações que temos com os consumidores finais quanto aquelas que estabelecemos com os possíveis contratados e outros donos de negócios.

O networking é uma estratégia para ampliar a rede de suporte em torno do seu empreendimento e encontrar oportunidades. Isso pode ser tão benéfico quanto o ingresso em um novo mercado ou o avanço tecnológico nos processos e operações do seu negócio, a partir da interação com empresas especializadas em TI, por exemplo.

Que papel esses eventos têm no networking?

Quer saber por que os eventos são particularmente positivos quando o tema é networking? Veja como eles podem ajudar!

1. Ajudam a sair da zona de conforto

Atender a um evento corporativo é bom para sair da sua zona de conforto. Você já se pegou pensando há quanto tempo não interage, de fato, com pessoas da sua área, fora aquelas que frequentam o mesmo espaço que você?

Assistir seminários na internet e consumir material online são facilidades que mudaram a nossa maneira de aprender. O que não quer dizer que devemos deixar os espaços públicos de vez, mas com uma rotina corrida é natural que nos vejamos, cada vez mais preferindo, essas alternativas remotas.

Sair dessa rotina e conhecer novas pessoas, porém, vão introduzi-lo a ideias diferentes e modos de pensar que você sequer imagina que existam. Isso será ótimo para os negócios!

2. Estimulam o conhecimento de novos especialistas

É provável que você tenha admiração por outros empreendedores e tenha se motivado pela história deles. Que tal ter a oportunidade de conhecê-los e conversar frente a frente sobre assuntos de negócios?

A maioria das conferências oferece essa possibilidade, e traz para perto de você líderes de mercado que podem influenciá-lo. Há sempre oportunidades de conversar, também, com pessoas novas, que poderão se tornar parceiros ou prospects.

3. Ensinam a aprender com os erros e acertos de terceiros

Que tal frequentar um ambiente em que é possível ter conversas francas sobre a sua empresa e gerar ideias a partir delas? É nesse aspecto que o networking em eventos corporativos pode ajudar.

Ao interagir com pessoas que atendem um mercado similar ao seu, oferecem produtos de natureza parecida e lidam com problemas que a sua empresa também enfrenta, é possível obter insights que seriam difíceis de encontrar em outros lugares.

Os eventos que têm palestras são especialmente produtivos nesse sentido.

Ser apresentado à experiência do outro e aos recursos que ele utilizou para superar um desafio, vão ajudá-lo a fazer o mesmo na sua empresa. O mero ato de se familiarizar com vivências similares à sua é o bastante para adquirir uma nova visão sobre como administrar ou desenvolver soluções para a organização.

Que tipos de eventos corporativos existem?

Quer saber mais sobre os eventos corporativos que existem? Na lista abaixo, incluímos três oportunidades de networking com que você deve se familiarizar.

1. Congressos

O congresso é provavelmente o tipo de evento corporativo mais referenciado que existe. Trata-se de um grande encontro, que acontece em período determinado, e onde várias atividades são realizadas. Em geral, congressos envolvem debates, mesas redondas e palestras.

Alguns deles são exclusivamente regionais, mas há congressos nacionais e internacionais acontecendo o tempo todo. Seu objetivo é enriquecer culturalmente os participantes e, por isso, geralmente convidam especialistas de empresas e universidades de renome.

2. Seminários

Os seminários, por sua vez, são voltados para a realização de atividades aplicadas por profissionais especializados. Geralmente, giram em torno de um tema específico e estimulam os participantes a desenvolver novas capacidades e conhecimentos sobre o assunto abordado.

Os seminários também costumam oferecer debates, mas neles não há o objetivo de chegar a conclusões definitivas. Como os seminários não giram em torno de um especialista ou outro, esses são ambientes ideais para refletir sobre temas de interesse dos participantes.

3. Workshops

Os workshops são os mais práticos dos eventos corporativos, e se assemelham a cursos de curta duração. Eles giram em torno da conclusão de tarefas pré-determinadas e, por isso, envolvem muita interação entre os participantes, que frequentemente precisam se organizar em grupos.

Sempre há uma exposição inicial de conteúdo, discussão e uma prática. Workshops são eficientes para treinar pessoal e fixar conteúdo exatamente por envolverem experiências.

Há muitos outros exemplos de eventos corporativos como os simpósios, as mesas-redondas, feiras e palestras. Cada um deles tem um objetivo e pode ajudá-lo de formas diferentes, mas todos promovem o networking à sua maneira.

Eventos corporativos são uma boa ideia para empresas de todos os portes. Afinal, eles representam a oportunidade de conhecer outros empresários e formar novos relacionamentos comerciais.

Para que uma empresa se destaque nesses ambientes, todavia, é importante que ela se engaje neles. Criando stands interessantes, oferecendo palestras e investindo na comunicação corporativa, você conseguirá deixar a marca do seu empreendimento em cada um que participar.

Gostou de conhecer como os eventos corporativos que ajudam a sua empresa a fazer networking? Então, não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

Share This