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Estamos vivendo em uma era em que os consumidores estão cada vez mais avessos às publicidades invasivas. Sendo assim, as marcas estão buscando alternativas para atrair o público e encantá-lo sem recorrer à famosa interrupção. O marketing de conteúdo é uma dessas estratégias capazes de captar clientes de maneira nada agressiva.

Por meio da produção de conteúdos, os usuários encontram as empresas nos mecanismos de busca, redes sociais — ou até mesmo por indicações — e, naturalmente, se envolvem de forma mais profunda. Afinal, é mais fácil alguém clicar em um link que contém um artigo interessante do que em um banner simples com o nome da marca.

É claro que tudo depende do seu objetivo de marketing: em uma estratégia de branding, por exemplo, os banners podem funcionar muito bem.

Neste artigo, mostraremos as principais vantagens do marketing de conteúdo e as melhores práticas para que você tenha sucesso. Continue lendo e confira!

Quais são os principais benefícios do marketing de conteúdo?

Visibilidade

Publicar conteúdos constantemente e escolher as melhores palavras-chave são fundamentais para ficar bem posicionado nos motores de busca. Grande parte dos consumidores pesquisam no Google antes de efetuar uma compra — seja para comparar os preços ou ver as informações técnicas do produto. Sendo assim, os sites que estiverem na primeira página terão mais acessos.

Autoridade

Quando alguém visita o seu blog, página na rede social ou qualquer outro canal e se depara com conteúdos relevantes, você se torna uma referência naquele assunto. Dessa forma, toda vez que o usuário quiser mais informações, procurará você para sanar as dúvidas.

Conversão

Após algum tempo, o frequentador assíduo do seu canal de comunicação tende a se interessar por alguma de suas soluções. Se o usuário entrou pela primeira vez apenas para pegar umas dicas de como aprender inglês mais rápido, por exemplo, e por meio dos seus conteúdos descobriu que a melhor opção é fazer um curso, é provável que ele escolha a sua escola. Ou seja, você educou esse consumidor e transformou-o em um potencial cliente.

Como ter sucesso com uma estratégia de marketing de conteúdo?

Produza materiais de qualidade

Apesar de muitos ainda utilizarem o marketing de conteúdo apenas para posicionar o site nos motores de busca, essa prática não é indicada. Os materiais produzidos devem ser úteis para os visitantes e frequentadores. Primeiramente, você deve pensar no seu público-alvo e seus possíveis problemas. Com isso definido, é necessário elaborar conteúdos que levem informações relevantes para essas pessoas.

Leve em consideração as etapas do funil de vendas

Além de pensar na audiência para a produção de conteúdos, você deve levar em consideração a jornada do consumidor para que ele se torne, de fato, um cliente. Basicamente, o funil de vendas tem três etapas:

  • atração;
  • consideração;
  • decisão.

Conforme, o usuário vai avançando de nível, os conteúdos se tornam mais específicos para atender às necessidades daquele momento.

Voltando ao exemplo do curso de idiomas, na fase de atração, o usuário pesquisa por algo como: “dicas para aprender inglês mais rápido”. Após consumir alguns materiais, ele cai em um post chamado: “aprender inglês sozinho ou fazer um curso: qual vale mais a pena?”. Ou seja, ele já está na fase de consideração. Sem esse planejamento, dificilmente você converterá os usuários em leads e clientes.

Analise os resultados

Para saber se a sua estratégia está no caminho certo, a solução é óbvia: analisar os resultados. No entanto, não basta medir somente a quantidade de visitas, há diversos outros dados importantes, como:

Portanto, para conseguir bons resultados com o marketing de conteúdo é preciso muito planejamento e uma equipe competente para produzir materiais de qualidade. Com essa estratégia, você dará visibilidade aos seus canais e, consequentemente, aumentará a sua carteira de clientes.

E você? Já tentou colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo em seu negócio? Conte para a gente com um comentário aqui no post!

Comments (1)

  1. […] redes sociais, mas não tem obtido um retorno satisfatório. Um consultor pode identificar que o marketing de conteúdo já não é mais uma novidade, mas questão de sobrevivência no seu setor, por […]

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