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Sem dúvidas, muitos empresários ainda se sentem perdidos quando o assunto é a criação de estratégias de marketing. Isso acontece devido às mudanças constantes que o mercado atravessa e, especialmente, às transformações no comportamento dos consumidores.

Muitas vezes, ter uma equipe interna de marketing não é suficiente para gerar resultados satisfatórios atualmente. Esse é um dos motivos que fazem da consultoria estratégica uma das soluções mais eficientes em qualquer segmento.

O serviço tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas, pois se baseia na orientação de especialistas sobre os melhores caminhos para alcançar os objetivos do negócio com o marketing. Seja a fidelização de clientes, o aumento nas vendas ou o posicionamento de marca, com a consultoria é possível ter um direcionamento claro das ações que devem ser realizadas para alcançar essas metas.

O papel de uma consultoria estratégica de marketing é o diagnóstico dos maiores problemas do cenário atual da empresa, a elaboração de um planejamento alinhado com as metas do negócio e, por fim, a orientação sobre as atividades a serem desenvolvidas.

Mas se você ainda não está convencido sobre a importância de contratar este serviço, conheça a seguir os principais benefícios que esta consultoria oferece para alavancar o seu negócio!

Conheça 5 benefícios de uma consultoria de marketing

1. Aumente o retorno das suas ações de marketing

É bastante comum assistirmos várias empresas que desperdiçam dinheiro e tempo com estratégias ineficazes. O fato é que, com a instrução de um consultor, o risco de cometer equívocos diminui drasticamente. Com isso, as ações tendem a ser mais efetivas e, consequentemente, elas geram maior retorno para o negócio.

2. Tenha um passo a passo para o sucesso

Uma das maiores vantagens em contratar um mentor de marketing é a metodologia que ele traz para ser incorporada à organização. Ter um método faz toda a diferença, afinal, algumas empresas fracassam arduamente por não terem uma metodologia na realização das suas ações de marketing.

Assim, ter um guia a ser seguido facilita bastante a execução e monitoramento de qualquer estratégia.

3. Receba orientação com total autonomia

Outro ponto muito positivo em contratar uma consultoria é o fato de a sua empresa ter liberdade na realização das ações. Isto é, apesar de toda recomendação personalizada de um consultor, o negócio ainda tem  independência no seu dia a dia.

Neste modelo, o negócio recebe todas as sugestões para alcançar resultados expressivos, entretanto, o papel de realizar é sua responsabilidade. Diferentemente do que acontece na maioria das vezes, quando a organização terceiriza também a execução de todas as atividades e perde o controle sobre o marketing.

4. Otimize tempo

Ao contratar uma consultoria, é possível direcionar os seus esforços para outras áreas importantes do negócio. Assim, o seu foco não será direcionado apenas para o marketing, mas também para setores financeiro, administrativo etc.

5. Encontre o cliente certo no momento ideal

A definição de público-alvo era muito eficiente para as estratégias de marketing que visavam atingir consumidores em massa. Atualmente, as abordagens estão mais personalizadas e necessitam de uma descrição mais detalhada sobre a audiência que se pretende alcançar.

Uma consultoria de marketing pode ajudar bastante na criação de uma persona para o negócio. Ou seja, será possível criar um personagem que represente os clientes ideais, mas com base em informações dos clientes atuais. Assim, as chances de atrair as pessoas que têm potencial e interesse em adquirir os seus produtos e serviços são ainda maiores.

Saiba quando contratar uma consultoria estratégica de marketing

Existem algumas situações muito comuns no cotidiano das empresas, que sinalizam quando é o melhor momento para contratar este serviço. Selecionamos as maiores razões que devem levar o seu negócio a começar uma consultoria imediatamente!

O seu negócio está estagnado

Uma das maiores frustrações de qualquer empresa é perceber que está estacionada e não cresce mais. Por isso, quebrar essa zona de conforto e buscar inovação é uma das premissas básicas para impulsionar o negócio. Isso será possível por meio da contratação de um especialista em marketing.

Afinal de contas, esse profissional terá condições de apontar tendências e, inclusive, fornecer informações sobre a concorrência. Dessa forma, será possível ter insights do que pode ser melhorado e aplicado à sua empresa.

Vamos imaginar que a sua empresa tenha um site perfeito, páginas nas principais redes sociais, mas não tem obtido um retorno satisfatório. Um consultor pode identificar que o marketing de conteúdo já não é mais uma novidade, mas questão de sobrevivência no seu setor, por exemplo.

Sendo assim, ouvir especialistas é uma das melhores maneiras de fazer diferente e encontrar várias oportunidades no mercado para se destacar cada vez mais.

Não dispõe de um time completo de marketing

Com a chegada da internet, o marketing digital tornou-se essencial para qualquer marca. Todas as tarefas ligadas ao universo online exigem profissionais multidisciplinares, mas, ao mesmo tempo, muito específicos. Você não pode exigir que uma pessoa responsável pelo design seja um profissional excelente no planejamento estratégico, por exemplo.

Desse modo, ter uma equipe completa e eficiente pode custar muito mais que contratar uma consultoria, que fará toda a parte da construção da estratégia. Com isso, os funcionários ficarão comprometidos apenas com a parte operacional.

Não tem um plano de marketing

Muitas empresas cometem erros terríveis com o marketing porque, ao invés de planejarem com cautela, já colocam a mão na massa. Se não existe um planejamento, tampouco será possível avaliar se a empresa tem resultados positivos ou negativos.

Afinal, para quem não sabe onde pretende chegar, qualquer caminho serve. Portanto, se o seu negócio está agindo sem embasamento estratégico, contratar uma consultoria é o primeiro passo para mudar esse cenário e conquistar resultados incríveis com o marketing!

Apontamos neste artigo as maiores vantagens em contratar uma consultoria e a melhor hora para isso acontecer. No entanto, é importante ressaltar que é preciso ter cuidado na escolha de um fornecedor. Uma agência possui maior infraestrutura que um profissional autônomo, por exemplo.

Por esse motivo, antes de fechar uma parceria como esta, procure avaliar se o fornecedor dispõe de todas as ferramentas disponíveis para oferecer o suporte que a sua empresa precisa para tomar as decisões de marketing.

Agora que você já compreendeu a relevância de contratar uma consultoria estratégica para o seu negócio, que tal começar a sua estratégia? Fale com a Mercatto Comunicação e entenda como podemos ajudar a sua empresa!

Comments (2)

  1. […] muito se fala sobre as estratégias de marketing digital e todas as oportunidades que esse universo oferece para a geração de negócios. No […]

  2. […] quando a empresa busca se reposicionar no mercado, por isso, é fundamental que a empresa conte com a parceria de uma agência capacitada para a realização desse tipo de trabalho. Ela possui profissionais com experiência para a […]

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