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O comportamento do consumidor é um dado muito importante para uma empresa. Com base nele, é possível conhecer as necessidades e os desejos do cliente, além de entregar a ele um produto ou serviço que atenda às suas expectativas e que esteja alinhado com o seu perfil.

Assim, é essencial conhecer as principais características do novo consumidor atual, que é mais exigente, tem maior acesso às informações e dá preferência a empresas socialmente responsáveis.

Neste post, explicamos o que é o comportamento do consumidor e mostramos quais informações a esse respeito podem gerar consequências positivas para o seu negócio. Acompanhe!

O que é o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor pode ser compreendido como uma área de estudo na qual se faz a análise dos aspectos que levam à tomada de decisão do cliente, no que diz respeito à aquisição de algum serviço ou produto.

Por meio dessa observação é possível saber que fatores influenciam a jornada de compras e, a partir daí, estipular ações com o objetivo de reter e captar clientes.

Que fatores influenciam a escolha do consumidor?

Vários elementos podem pesar no momento em que o cliente decide escolher determinado produto ou serviço. Conhecendo esses fatores, é possível elaborar estratégias de marketing úteis, entre outras ações, melhorando o posicionamento de sua marca e aumentando o número de vendas de sua empresa. Veja alguns:

Classe social

Embora seja perceptível que a classe C venha apresentando alguns padrões de compra parecidos com o da classe B, o aspecto financeiro precisa ser considerado. Contudo, o preço não é o único item que vai chamar a atenção do consumidor de uma ou outra classe, convencendo-o de que está realmente fazendo um bom negócio.

O modo como a empresa faz a abordagem não pode ficar em segundo plano. Dessa forma, se o foco é atingir as classes sociais mais baixas, as pessoas que fazem parte dela precisam ver o produto ou serviço como algo popular. Já em relação às classes mais altas, a ideia de que o produto ou serviço é algo exclusivo pode ser o atrativo ideal.

Cultura

Esse é um ponto extremamente importante no que se refere ao comportamento do consumidor. Conhecendo seu gosto musical e sua religião, por exemplo, é possível perceber se determinado produto ou serviço será do seu interesse.

A cultura está relacionada à vivência da pessoa, direcionando seu modo de pensar e agir, além de não abranger apenas a identidade nacional, mas também os costumes próprios de um local específico.

Quando o consumidor se identifica culturalmente com um serviço ou produto, ele atribui valor a isso, portanto, as chances de compra são maiores.

Faixa etária

Pessoas de faixas etárias diferentes apresentam hábitos de compra distintos, afinal as necessidades e motivações no que se refere à aquisição de um produto ou serviço não são as mesmas.

Consumidores mais jovens provavelmente não serão atraídos pelos mesmos recursos destinados à captação dos mais velhos e vice-versa. Logo, é fundamental que a empresa saiba qual é a média de idade de seus consumidores para que possa estruturar uma abordagem adequada e eficaz.

Um empreendimento atento e que entende o comportamento do consumidor pode traçar estratégias que vão resultar em benefícios para o negócio. Aumento do número de vendas, fidelização e melhora da percepção do cliente em relação à empresa — que vai entregar a ele aquilo que deseja ou necessita — são algumas das vantagens.

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