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É muito comum, entre os empreendedores, classificar o ciclo de vida dos empreendimentos em fases de crescimento.

Entre as mais diversas nomenclaturas possíveis, estabelece-se 6 fases principais que os negócios costumam passar ou falhar.

Para saber como fazer uma empresa crescer, é importante conhecer cada uma delas e, com isso, identificar as melhores estratégias e atitudes, assim como as armadilhas que aguardam.

Em nosso artigo, você descobrirá quais são essas seis fases e o que fazer em cada uma delas. Confira!

Concepção

Toda empresa é concebida em uma ideia, porém nem sempre essa fase recebe a devida atenção. A concepção engloba mais do que a ideia, mas todo o planejamento que deve ser feito antes de efetivamente começar o negócio.

Quanto melhor o planejamento, maior a chance do negócio dar certo. Logo, é preciso investir em um bom plano de comunicação e de negócios, a criação de uma identidade visual sólida e forte, estabelecer as metas a serem alcançadas e delimitar o público-alvo.

A fase de concepção é usualmente atropelada pela vontade do empreendedor de iniciar logo. No entanto, é um dos alicerces de como fazer uma empresa crescer.

Existência

É conhecimento comum que os dois primeiros anos de qualquer negócio são os mais difíceis. Esse período é a primeira fase, o de existência. Aqui é quando a empresa abre e começa suas operações.

A fase de existência é marcada pelo início das atividades e a necessidade constante do empreendedor, que começa o negócio praticamente sozinho, com nenhum ou poucos colaboradores e precisa tomar todas as decisões e executar todas as ações.

É também a fase que a empresa inicia sua projeção e precisa de uma assessoria de comunicação ou um bom plano de mídias que ajude a se posicionar no mercado.

Sobrevivência

A fase de sobrevivência se inicia, em geral, no meio ao final do segundo ano da empresa. É quando começa a se organizar e entrar efetivamente como competidora no mercado.

É marcada pelos momentos críticos do negócio, acompanhada das primeiras crises sérias e as ameaças de potencial falência.

A fase de sobrevivência demonstra ao empreendedor a necessidade de criar melhores sistemas e organizar a gestão do negócio. É também quando se percebe a necessidade de crescimento interno e se começa a diferenciar a organização empresarial da figura do dono.

Aqui a empresa precisa trabalhar tanto a comunicação interna quanto a externa e firmar sua posição no mercado e diante os consumidores.

Estabilidade

Em geral, a fase da estabilidade chega para a empresa entre o terceiro e quinto ano. É quando as crises da sobrevivência começam a se mitigar e o negócio tem rentabilidade e confiança do mercado o suficiente para não fechar em qualquer revés do mercado.

A marca começa a se solidificar entre os clientes e, com um bom marketing e plano de mídias, pode almejar passos maiores.

Aqui o empreendedor percebe que sua empresa cresceu e já não consegue mais tomar todas as decisões sozinho, ou mesmo não tem a competência necessária para tanto.

Ele faz parte do negócio, mas não mais o personaliza. Por isso, precisa melhorar a organização interna e a divisão das responsabilidades.

Sucesso

Uma empresa que alcança a fase de sucesso se consolidou no mercado. As decisões se tornam maiores, o conhecimento mais especializado e a comunicação interna essencial.

O empreendedor já não é tão decisivo, pois as operações e sistemas funcionam sem ele. O crescimento da empresa se faz pela organização de gestão.

É preciso, nessa fase, criar procedimentos e protocolos céleres e independentes, primar pela padronização, como também investir no crescimento contínuo da marca, mediante ações de marketing cada vez mais arrojadas.

Maturidade

Quando a empresa alcança a maturidade, se desprende totalmente da figura do empreendedor. O negócio já pode, inclusive, funcionar sem ele.

A maturidade da empresa é marcada por constantes revitalizações e é preciso investir na marca e no nicho de mercado.

Guiar seu negócio pelas fases, evitando seus riscos e atento às necessidades é imprescindível para entender como fazer uma empresa crescer, focada na criação de uma marca forte e sólida no imaginário do consumidor.

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