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Suas ações para atrair e fidelizar clientes têm dado bons resultados? Se você respondeu que não ou ficou na dúvida, saiba que uma boa estratégia de marketing pode fazer a diferença. Antes de mais nada, é preciso deixar claro que sem investimento é praticamente impossível ter um retorno satisfatório. Portanto, é necessário conhecer algumas práticas eficientes que tenham um ótimo custo-benefício.

Definir a estratégia correta evita que você fique dando murros em ponta de faca. É comum errarmos ao longo do processo, no entanto, devemos identificar o erro logo no início. Isso só é possível quando monitoramos o desempenho das ações frequentemente — e o marketing digital é a melhor escolha nesse quesito.

Quer conhecer as melhores práticas para captar e fidelizar clientes, e descobrir qual é a melhor opção para o seu negócio? Continue lendo e confira!

Como captar clientes?

Otimize o site

Não é novidade para ninguém que os consumidores pesquisam a fundo na internet antes de tomar qualquer decisão. Sendo assim, é fundamental que o seu site esteja otimizado para ser encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca, como o Google.

Invista em anúncios patrocinados

Otimizar o site para que ele fique bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores leva um tempo. Para agilizar o processo e conquistar a primeira página do Google rapidamente, basta investir nos links patrocinados do Google AdWords.

Aposte no e-mail marketing

O e-mail continua sendo uma excelente forma de captar clientes. Existem diversas ações de e-mail marketing que apresentam altas taxas de conversão, entre elas, podemos citar:

  • exibir testemunhos de clientes satisfeitos;
  • enviar as últimas ofertas;
  • convidá-los para uma visita;
  • mostrar algum case de sucesso.

Como fidelizar clientes?

Utilize um bom CRM

Ao utilizar um programa de CRM (Costumer Relationship Management), você consegue guardar informações importantes sobre os seus clientes. Desse modo, quando os vendedores forem abordá-los, saberão exatamente o perfil de cada um deles e indicarão os produtos ou serviços apropriados.

Seja ativo nas redes sociais

Para manter um bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los, você precisa ouvir o que eles têm a dizer, responder suas dúvidas e estimulá-los a interagir com a sua marca. O melhor canal para essas ações é, sem dúvidas, a rede social.

Esteja presente na mídia

Investir em mídias offlines também é uma ótima estratégia para deixar sua marca na cabeça do consumidor. A melhor forma de fazer isso é garantindo a presença da marca em diversos meios como: rádio, TV, outdoor, etc. Assim o consumidor será impactado de várias formas e vezes. Isso garante que sua marca seja lembrada na hora da compra.

Crie ofertas exclusivas

É essencial tratar o consumidor que já comprou de você como cliente VIP. Para isso, você pode dar descontos progressivos a cada compra, criar pontos de fidelidade, entre outras ações que façam com que ele se sinta especial.

Afinal, como definir a melhor estratégia?

Obviamente, primeiro você precisa ter clientes para praticar a fidelização. Ou seja, é indispensável para qualquer empresa investir em ferramentas para atrair novos consumidores. No entanto, a partir do momento em que a pessoa se torna cliente, você já pode criar meios para fidelizá-la.

É natural dar ênfase à captação no início, mas cada comprador é valioso para a empresa, e isso não deve ser esquecido. Afinal, os clientes fiéis costumam gastar mais que os novatos, e o custo para fidelizar é menor. Conforme sua base de compradores fiéis aumenta, o gasto com a publicidade tende a diminuir.

A explicação para a redução de custos com propagandas é que, além de você ter uma espécie de garantia mensal de dinheiro entrando no caixa, o público fiel faz indicações — o que atrai novos consumidores. Então, mesmo sendo uma estratégia que funciona em longo prazo, a fidelização será responsável por fazer o seu negócio alavancar sem gastos exorbitantes. É necessário um equilíbrio entre as estratégias de atração e fidelização. Em determinados momentos, uma será mais relevante do que a outra, porém, elas nunca devem ser deixadas de lado.

Agora que você já sabe como definir a melhor estratégia para captar e fidelizar clientes, leia nosso outro artigo e saiba mais sobre o ROI nas campanhas de comunicação!

Comments (2)

  1. […] a meta é fidelizar os clientes e, consequentemente, aumentar a recorrência de pagamentos, é preciso entender que tipo de ação […]

  2. […] Por meio delas, a empresa estabelece uma conexão muito forte com seus públicos, gerando identificação com suas crenças e causas que, futuramente, culminarão em sua fidelização. […]

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