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O alcance e poder da internet são inegáveis. Por isso, não investir em uma campanha de marketing digital é desperdiçar uma grande oportunidade de alcançar seu público e fazer ótimos negócios. Afinal, o marketing já deixou de ser considerado custo e passou a ser visto como investimento pelas empresas.

Para descobrir mais sobre como utilizar esse potencial de mercado, continue lendo nosso artigo!

Segmentação do público-alvo

O primeiro passo para uma campanha de marketing digital bem sucedida é a segmentação do público-alvo, ou seja, descobrir qual a fatia do mercado tem real interesse no produto ou serviço da sua empresa. Uma boa segmentação de público parte de uma hipótese e de uma verificação por pesquisa de mercado.

Como exemplo, uma loja virtual que vende jogos de tabuleiro parte do pressuposto que seu público é jovem, faz parte da cultura geek, tem uma fonte de renda estável e que permita gastar com hobbies e é em sua maioria masculino. Isso é uma forma de fazer a gestão de conteúdos do site, para lidar diretamente com o potencial cliente.

No entanto, muitas vezes, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para traçar o perfil do consumidor ideal. Nesse caso, a pesquisa é feita por um questionário com informações sobre faixa etária, gênero, condição sócio-econômica, localidade, interesses e perguntas sobre o produto e serviço.

Mapeamento de mercado

Outro passo importante para uma campanha de marketing digital de sucesso é conhecer a concorrência. Para isso, é preciso mapear o mercado, saber as outras iniciativas das empresas concorrentes e estudar o nicho que seu negócio atua.

O mapeamento de mercado dá condições e subsídios para estudar as melhores estratégias a serem adotadas e os caminhos mais fáceis ou inexplorados para chegar ao consumidor.

Além disso, compreender a concorrência dá uma visão geral do nicho e das dificuldades ou facilidades que podem ser exploradas.

Escolha das estratégias

Existem muitas estratégias e técnicas de marketing digital que podem ser adotadas em conjunto ou separadamente dentro de uma campanha. Cada uma delas tem particularidades e trabalha um perfil de público, uma plataforma ou uma forma de agir. Entenda um pouco mais sobre cada uma:

  • marketing de redes sociais: atua especificamente dentro dessas plataformas, explorando seus recursos e a forma como tratar o público-alvo;
  • planejamento de mídias: elabora um mapa das principais mídias onde estão os potenciais clientes e formas de atuar em cada uma delas, para melhorar as taxas de conversão;
  • uso de mídia paga: para além dos alcances orgânicos, o uso de impulsionamentos e links patrocinados pode ser uma excelente estratégia para consolidar a marca;

Ainda podemos falar em mailmarketing, remarketing, marketing de influência, dentre outras diversas estratégias possíveis. Conhecê-las é importante para saber quais podem ser mais efetivas.

Planejamento de campanha

A partir das informações sobre público e da escolha das estratégias adotadas, é preciso planejar a campanha. Aqui, um dos pontos de maior atenção é o budget disponível para sua execução e os objetivos que se planeja alcançar.

É necessário ser realista com o orçamento e com o que se pode realizar dentro dele. Uma boa campanha de marketing digital não precisa ser necessariamente cara.

Ela precisa ser, acima de tudo, criativa, bem planejada e com excelente execução, em geral apoiada na jornada do consumidor e na progressão deste no funil de vendas.

Para tanto, é preciso traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Ou seja, quais as metas que devem ser almejadas pela campanha. A definição de objetivos ajuda a direcionar os esforços e facilita verificar o êxito das ações.

Análise dos indicadores

Uma das vantagens do marketing digital é acompanhar as métricas em tempo real. Existem diversos indicadores usados pelo marketing digital tais como o ROI (Retorno sobre investimento), CAC (Custo de Aquisição do Cliente), Taxa de Rejeição e Taxa de conversão que trazem informações relevantes que podem afetar e redirecionar as estratégias empregadas.

Uma boa campanha de marketing digital é muito mais que fazer um site, um blog e um perfil nas redes sociais. Requer um planejamento estratégico e conhecimento aprofundado. Por isso, é sempre uma boa ideia contar com profissionais qualificados que tenham experiência no mercado.

Descubra como sua empresa pode se beneficiar de uma campanha de marketing digital profissional e estruturada. Entre em contato conosco!

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