Branded Content: faça sua marca ir além de um comercial na TV

Sem dúvidas, a produção de conteúdo é uma estratégia muito interessante e vem sendo utilizada por empresas de diversos segmentos. Além de aproximar os consumidores das marcas, essa tática pode trazer vários benefícios para o negócio. O branded content — criação de conteúdo de valor em torno da marca — é uma das possibilidades de alcançar o seu público e criar um elo inigualável!

Em vez de estar sempre associada à publicidade invasiva e abordagens fora do contexto, a marca passa a ser uma referência respeitada em seu setor utilizando essa técnica. A ideia é que ela inspire confiança e se transforme em uma fonte de informações relevantes para o seu público.

Um dos principais benefícios que essa prática oferece é a conquista de uma audiência fiel. Ao se aproximar dos consumidores de forma estratégica, a marca se destaca no mercado e, sobretudo, conquista defensores leais. Essa imagem positiva se propaga com facilidade entre as pessoas e o ciclo virtuoso só cresce.

Além disso, o engajamento com as pessoas interessadas pelo seu negócio aumenta consideravelmente. Afinal de contas, os consumidores tendem a se envolver mais com histórias espontâneas das marcas do que com anúncios inconvenientes.

Por esse motivo, selecionamos as melhores práticas para você aprender como produzir um conteúdo valioso para a sua marca.

Conheça os interesses da sua persona

O primeiro passo para criar conteúdo de sucesso em torno de uma marca é conhecer as necessidades e anseios do seu público. A criação da persona é um meio muito eficiente para obter todas as informações sobre as pessoas que o seu negócio pretende alcançar com a sua estratégia.

Para criar uma conexão verdadeira com a persona, é necessário entender que tipo de conteúdo é valioso para ela. Com isso, a empresa conseguirá criar muitas ações que de fato façam o público admirar, interagir e se transformar em evangelizadores da sua marca.

Tenha um propósito claro

Muitas empresas cometem erros terríveis ao produzir conteúdo sem antes definir aspectos sobre a identidade da marca. Diferentemente do que várias pessoas imaginam, não são somente elementos visuais que formam a personalidade de uma marca.

É de suma importância que a empresa crie a sua brand persona para identificar os sentimentos e emoções que a sua marca deve transmitir e os valores que ela acredita. Além disso, é interessante definir o tom de voz da empresa nos diferentes pontos de contato com o público.

Isso faz toda a diferença na elaboração de um posicionamento, ou seja, na maneira que a marca vai se comportar em diferentes momentos. Ao criar uma imagem coerente com o que a marca acredita, as chances das pessoas se identificarem com ela são altas.

Aposte na criação de histórias envolventes

O stortytelling é uma estratégia muito poderosa principalmente quando aliada às ações de branded content. Por isso, procure contar histórias autênticas e que criem uma identificação com as pessoas. A história deve conter momentos de tensão e conflito, mas o público espera a jornada de um herói que vence ao final da batalha.

É fundamental que a narrativa desperte na sua audiência um reconhecimento com a história contada. Uma das formas de criar uma estratégia envolvente é apostar na criação de vídeos para o YouTube. Os vídeos são uma tendência da comunicação digital e têm o poder de captar o interesse das pessoas. O seu formato dinâmico facilita a transmissão da mensagem e a geração de emoções.

Um exemplo de conteúdo pode ser contar a trajetória do proprietário da empresa. Certamente uma jornada empreendedora poderá inspirar várias pessoas e atrair muita visibilidade para a marca.

É importante ressaltar que apesar de o conteúdo ser produzido em torno da marca, ele não deve mencioná-la e tampouco citar os produtos e serviços ofertados. Desse modo, essa comunicação seria percebida como uma publicidade convencional e esse não é o propósito do branded content.

Estimule os seus clientes a contarem histórias reais

Os depoimentos sinceros dos seus clientes são iscas poderosas para atrair audiência. É fato que hoje os consumidores acreditam mais nas opiniões dos seus conhecidos do que na publicidade. Sendo assim, peça aos principais clientes para gravarem um relato simples e espontâneo sobre a história com o seu negócio.  

Invista em diferentes canais de distribuição

Infelizmente não basta produzir um conteúdo extraordinário para atingir o seu público. É essencial também investir em diferentes canais para potencializar o alcance da sua mensagem. Seja por meio dos textos no blog, vídeos ou podcasts, entre outros formatos, é primordial variar os canais.

Não confunda com marketing de conteúdo

Apresentamos neste artigo as melhores dicas para criar a sua estratégia. Entretanto, antes de colocar a mão na massa, é preciso compreender que branded content não é a mesma coisa que marketing de conteúdo.

É natural que muitas pessoas confundam, pois essas abordagens são de fato muito parecidas. Contudo, o brand content tem o único objetivo de reforçar o posicionamento de marca. Ao contrário do marketing de conteúdo que pode ser utilizado no alcance de várias metas, inclusive para gerar vendas.

Com o brand content as vendas são uma consequência de longo prazo, pois a influência é sutil e indireta. Diferentemente do marketing de conteúdo que visa provocar as vendas diretamente. Portanto, entenda de uma vez por todas que na primeira estratégia é preciso que o conteúdo seja leve e interessante o suficiente para gerar engajamento. O aumento das vendas é um resultado que não é almejado no primeiro momento.

Sabemos que os consumidores de hoje estão envolvido por uma conectividade jamais vista. Embora essa tecnologia facilite bastante a interação entre marcas e pessoas, o volume de informações dificulta a concentração dos consumidores. Desse modo, essa riqueza de dados traz uma escassez na atenção das pessoas. Isso faz com que as empresas tenham que ser o mais relevante no menor tempo possível.

Concluindo, o branded content é um excelente caminho para fortalecer a imagem da marca e, consequentemente, aumentar o nível de confiança no público. Desse modo, a empresa conquista defensores da sua marca que farão a famosa propaganda boca a boca. Portanto, em um cenário de economia da atenção, utilizar essa estratégia pode salvar o seu negócio de cair no esquecimento.

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