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Para que a sua empresa se destaque e possa ter uma comunicação focada em aumentar os resultados, é preciso que as atividades dessa área deixem de ser apenas operacionais e se tornem estratégicas.

O recomendado é que a comunicação e o marketing da empresa tenham um planejamento, processo em que são analisados os ambientes macro, micro e interno da organização, com foco nos objetivos que a marca tem ao se comunicar com um determinado público-alvo.

Por meio desse estudo, são criadas estratégias de comunicação, que podem utilizar de diversos canais e meios para que a marca consiga uma boa reputação na comunidade em que atua, sobretudo pelo bom atendimento prestado aos seus clientes.

É importante ressaltar que o consumidor é omnichannel, ou seja, converte em todos os canais, e, por isso, é preciso que a comunicação esteja alinhada a diversos pontos e meios de contato com a marca, no online e no offline, possibilitando assim mais um caminho para o aumento de bons resultados.

Mas o que deve ser levado em consideração para aumentar os resultados com a comunicação em uma empresa? Para responder a essa pergunta, listamos uma série de tópicos, que serão explicados a seguir. Continue a leitura e acompanhe!

Disponibilidade dos canais

O investimento em comunicação para resultados precisa ter início na escolha dos canais corretos para que a marca esteja em contato com o público e vice-versa. Sendo assim, existem seis canais que são fundamentais e que nenhuma empresa pode deixar de estar presente.

Telefone

Por mais que a internet tenha se desenvolvido muito nos últimos anos, as ligações telefônicas não podem ser abandonadas pelas empresas, pois esse canal ainda é muito utilizado, sobretudo para a solução de dúvidas mais pontuais, como a solicitação de preços de um produto ou serviço.

Também é importante que as novas tecnologias para fazer chamadas de voz sejam realizadas, como as ligações por meio de ferramentas como o Skype, o Google Hangouts e o WhatsApp.

SMS

Sigla em inglês para Short Message Service, ou serviço de mensagens breves, se traduzido para o português, o SMS também é visto como uma ferramenta de comunicação fundamental para as empresas que buscam bons resultados.

Por meio desse serviço, é possível enviar lembretes, informar o status de entrega ou realização de um produto, enviar cupons de desconto, praticar o marketing de relacionamento etc.

E-mail

Estar sempre à disposição para atender às solicitações por e-mail é muito relevante para as empresas, pois nesse canal as pessoas podem esclarecer dúvidas, solicitar orçamentos etc.

Também é relevante a prática do e-mail marketing, com estratégias como o envio de newsletter com as informações e ofertas da marca, por exemplo.

Chat online

Estar sempre à disposição dos clientes é, hoje em dia, uma necessidade para as empresas. Por isso, incorporar um chat online no site da organização pode ser uma boa alternativa para ter uma comunicação com resultados.

O chat pode aparecer automaticamente para o cliente assim que ele acessa o site ou blog da marca e o atendimento deve ser feito via chatbots, para que a agilidade seja garantida.

Mensageiros eletrônicos

O Facebook Messenger, o WhatsApp e outros aplicativos para troca de mensagens devem fazer parte das estratégias de comunicação de uma empresa, sobretudo as que atendem diretamente ao público consumidor, como um comércio, por exemplo.

Redes sociais

As redes sociais não devem ser vistas como uma via de mão única, onde apenas a empresa publica informações que julga interessante para o seu público, mas sim um canal onde há a troca efetiva de informações.

Por isso, no Facebook, no Twitter, no Instagram ou em qualquer outra rede social na internet, a comunicação deve ser efetiva e instantânea.

Atendimento diferenciado e proativo

O atendimento em qualquer um dos canais citados no tópico anterior deve ser proativo e diferenciado. Isso quer dizer que você não deve apenas fazer mais do mesmo e oferecer ao seu público a mesma coisa que todos os seus concorrentes oferecem. É preciso ganhar pela proatividade e pela diferenciação.

Uma ideia interessante é coletar e mapear todos os feedbacks deixados pelos clientes nos canais de comunicação da marca. Críticas e sugestões devem ser sempre analisadas de forma criteriosa, de modo que as informações sirvam como base para a realização ou melhoria de ações estratégicas.

Clareza sobre a voz e identidade visual da empresa

É preciso que todos na empresa, desde a alta cúpula administrativa até os setores da linha operacional, tenham conhecimento sobre a cultura organizacional da marca, bem como as suas diretrizes, como missão, visão e valores em que acredita.

Assim, deve-se ter o entendimento de que tudo comunica. Um perfil nas redes sociais, o atendimento telefônico, o atendimento presencial a um cliente, o uniforme dos colaboradores, a fachada da empresa, um comercial na televisão ou no rádio, entre tantas outras ocasiões são consideradas formas de se comunicar.

Todo o atendimento nesses canais precisa ter um padrão, de modo que um post nas redes sociais não pode ser padronizado com um tipo de grafismo, adotar um determinado estilo de linguagem e, quando o cliente vai até a empresa, encontra outro método de abordagem. É preciso haver convergência de voz e identidade visual em todos os canais da marca.

Treinamento das equipes responsáveis em entregar valor ao cliente

Para que a comunicação da empresa atue de forma sinérgica em todos os canais, é fundamental que todos os colaboradores sejam treinados para isso e tenham conhecimento das diretrizes da empresa. Por isso, é necessário que sejam realizados treinamentos, como cursos, palestras e workshops com o público interno.

Somente assim, os funcionários terão conhecimento do seu papel na entrega de valor aos clientes, por meio da comunicação, independentemente do canal utilizado para isso.

Se você seguir as nossas dicas e orientações, temos a certeza de que conseguirá aumentar os resultados com estratégias de comunicação. Então, comece agora mesmo a colocar tudo o que aprendeu aqui em prática.

Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Recomendamos então a leitura de nosso artigo “Branding: como estratégias eficientes ajudam a gerar mais resultados?”. Ele traz informações relevantes sobre como fazer a gestão de marcas.

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