O que é branding e por que é importante?

Atualmente, muito se fala sobre como a disputa entre as marcas está cada vez mais acirrada. De fato, conquistar a atenção dos consumidores se tornou ainda mais desafiador com a chegada da internet. Com produtos e serviços muito semelhantes e preços praticamente iguais, as empresas encontram dificuldades para criar diferenciais e merecer a preferência do seu público.

Mas o que pode ajudar as empresas a se destacar no mercado e sair na frente da concorrência? Algumas delas recorrem ao branding como aliado estratégico para manter a sua marca na mente dos consumidores e alcançar resultados extraordinários.

Fizemos este artigo para lhe explicar o que é branding e como isto pode lhe dar uma boa vantagem em relação aos concorrentes na corrida empresarial. Continue a leitura e saiba mais!

O que é branding e por que ele é importante?

O branding se caracteriza pela gestão de uma marca e suas percepções. Por isso, um projeto de branding envolve a identificação da essência da empresa e, a partir daí, é possível criar um direcionamento para o negócio e para a marca. Desde a construção de propósito, missão, visão, valores, até a elaboração do discurso de venda e do tipo de linguagem utilizada perpassa por uma estratégia de branding.

É importante que as experiências dos consumidores com a sua marca transmitam os sentimentos e valores da empresa e comuniquem o diferencial além do produto ou serviço em si.

Melhorar a percepção do consumidor em relação à empresa também é um dos objetivos do branding. Assim, as pessoas terão cada vez mais confiança na organização e a possibilidade de se tornarem fiéis à marca é muito maior. Essa fidelidade proporciona ao negócio uma recorrência nas vendas, sem falar que dificulta bastante a entrada de concorrentes.

Afinal de contas, os consumidores que se tornam defensores de uma marca dificilmente estão em busca de outras opções para satisfazer os seus desejos de consumo. Além disso, as chances de indicarem outros clientes para a empresa só aumentam.

Outra vantagem é a força que a sua marca ganha no mercado para criar alianças poderosas. As estratégias de co-branding surgem dessa união de marcas que possuem o mesmo público e não são concorrentes. Assim, ao ganhar notoriedade no segmento, outras marcas podem se interessar pelo seu negócio para criar ações de marketing em conjunto.

Agora que você já sabe o que é branding e qual é a sua importância, compartilharemos um passo a passo para não errar na execução e conquistar resultados incríveis!

Descubra o propósito da sua marca

O DNA da marca, ou seja, a sua essência, deve estar em primeiro lugar antes de criar qualquer estratégia. Todas as ações de branding devem exteriorizar o que a marca é por dentro. Por isso, antes de se comunicar é preciso ser!

A teoria do círculo dourado de Simon Sinek é um exemplo muito interessante para contextualizar essa questão. Representado por um alvo, o gráfico aponta do centro para fora: por que, como e o que. Segundo a teoria, as marcas que realmente conseguem o sucesso reconhecem o motivo pelo qual estão realizando qualquer ação. Ou seja, estão concentradas em maior parte no “por que”.

Isso mostra que existe um propósito que norteia todos os passos da empresa. Dessa forma, o negócio cria um posicionamento de marca coerente com o que acredita e todas as estratégias de marketing estarão em sinergia com esse DNA da marca.

Construa uma identidade fundamentada na essência marca

Os elementos utilizados para criar o logotipo, o slogan, as cores, a fonte, fazem parte da identificação da marca. É fundamental que a sua essência seja transmitida claramente por meio dos aspectos gráficos.

Entenda os diferenciais da sua marca

A marca precisa se distinguir da concorrência. Sendo assim, pense nos atributos tangíveis e intangíveis que só ela possui. As características palpáveis são fundamentais, mas os benefícios e transformações que a marca oferece são indispensáveis. Afinal, os consumidores não compram produtos, mas soluções.

Envolva os colaboradores

Para demonstrar verdadeiramente o valor da marca para o mercado é preciso mais do que descobrir a sua missão, é de suma importância envolver toda a empresa para que o branding aconteça de forma efetiva. Engajar o público interno é uma das estratégias mais recomendadas para internalizar a cultura da marca e posteriormente divulgá-la com autenticidade.

De nada adianta uma empresa se posicionar como uma organização que se preocupa com o bem-estar do seu público se no dia a dia os seus funcionários são tratados com falta de respeito. Isso não inspira credibilidade e pode denegrir a imagem de uma marca por tempo indeterminado.

Portanto, a cultura da marca precisa ser cuidadosamente alinhada entre os públicos interno e externo. Deste modo, as ações de branding vão contribuir para que uma marca seja realmente bem-vista no mercado.

Tenha um design estratégico

De nada adianta criar um diferencial excepcional se não existe uma proposta visual que transmita isso para o seu público. Ou seja, investir em design de forma estratégica é essencial para materializar o trabalho do branding e inspirar credibilidade.

Uma identidade visual que corresponda aos valores da marca é primordial para se destacar. Afinal de contas, o design estratégico ajuda a criar uma unidade na comunicação da empresa. Com certeza isso transmite mais profissionalismo e confiança para o público-alvo.

Sabemos também que o design tem um papel muito importante no despertar da emoção das pessoas e que a maioria dos consumidores toma a decisão de compra influenciada, em grande parte, pela emoção e não pela razão.

Portanto, não se engane! Um projeto de branding de sucesso deve contar com o design estratégico como um aliado indispensável para o sucesso da sua marca.

É fato que disputar apenas por preço em um mercado altamente competitivo não é uma boa ideia. Quando uma empresa pratica o branding de maneira efetiva, ela se diferencia da concorrência pelos atributos intrínsecos da marca e isso não só gera maior valor agregado, mas também permite que o preço cobrado também seja diferenciado da maioria.

Agora que você já sabe o que é branding, que tal dividir este conhecimento com os seus amigos? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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