Gerenciamento das redes sociais: qual sua importância e como fazer

O gerenciamento das redes sociais — conjunto de métodos usados para manter e atualizar perfis corporativos — é uma forte tendência a ser seguida pelas empresas que compreendem a importância de canais como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para desenvolver estratégias de marketing digital.

Um detalhe que justifica a importância do gerenciamento de social media é a sua capacidade de potencializar os resultados das campanhas, algo que muito se deve à quantidade de ferramentas específicas que atualmente podem ser utilizadas.

Quando usados de forma correta, esses recursos oferecem dados valiosos, que podem contribuir para que a empresa conquiste mais seguidores, aprimore a comunicação com o público-alvo, construa estratégias mais eficazes e aumente a relevância da marca.

Ao continuar a sua leitura, você conhecerá outros fatores que justificam a relevância do gerenciamento das redes sociais e, ainda, receberá 5 dicas para colocá-lo em prática na sua empresa. Vamos lá?

Por que fazer o gerenciamento das redes sociais?

Não basta apenas ter um perfil no Facebook ou no Instagram para que sua estratégia de marketing digital tenha sucesso. É preciso conhecer a real importância de gerenciar as redes sociais e entender melhor porque você deve fazer isso. Confira os principais motivos:

Marcar presença nas redes sociais é só o começo

A importância do gerenciamento das redes sociais pode ser compreendida pelo fato de que, simplesmente, “estar nas redes sociais” é algo insuficiente para a investida ter sucesso.

Certamente, a maioria dos casos em que uma empresa, sem qualquer conhecimento sobre marketing em redes sociais, dedicou tempo, dinheiro e esforços para conquistar seu espaço no Facebook ou em outros canais, teve como resultado a frustração por parte de quem investiu.

A falta em não tratar as redes sociais com o mesmo nível de organização e pensamento estratégico aplicado nos processos internos da empresa é uma das principais razões que levam uma ação de marketing digital ao fracasso.

Para ter bons resultados é importante que você:

  • defina boas estratégias;
  • identifique a abordagem e linguagem mais adequadas;
  • planeje as publicações;
  • mensure resultados;
  • defina métricas de acompanhamento;
  • monitore seus perfis.

Por outras palavras, o gerenciamento de redes sociais enfatiza a organização e o planejamento, dois fatores cruciais para o sucesso de uma empresa em todos os sentidos.

Identificar problemas e desenvolver soluções é fundamental

Outro destaque que justifica a importância do gerenciamento das redes sociais é a possibilidade de identificar a causa raiz de um problema.

Por exemplo, às vezes é difícil entender o motivo pelo qual o site recebe poucas visitas provenientes do Facebook, ou a razão pela qual a empresa está recebendo mais “unfollows” do que “follows”.

Desde que esses dados sejam interpretados por um especialista, esse tipo de informação contribuirá diretamente para que respostas sejam encontradas e soluções inovadoras sejam criadas.

Acompanhar o avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do público

Atualmente, a internet é usada por bilhões de pessoas ao redor do mundo, sendo que a maior parte delas se encontra nas redes sociais. Tanto o crescimento de usuários quanto a própria evolução da tecnologia são sinais de alerta para empresas que seguem ativas nas redes sociais.

Uma amostra disso é a própria linha do tempo. Entre 2010 e 2012, por exemplo, o modo com que o público acessava e se comportava nas mídias sociais digitais era bem diferente do que vemos nos dias de hoje.

Sendo assim, estar preparado para o que acontece hoje não significa, necessariamente, que a empresa não terá problemas adiante, afinal, a mudança é constante.

Por outro lado, gerenciar as redes sociais corretamente minimizará os impactos dessas modificações, podendo estas serem percebidas e estudadas.

Como gerenciar as redes sociais?

Conforme prometido no início deste post, listaremos agora 5 dicas preciosas de como aplicar as melhores estratégias de social marketing na sua empresa. Confira!

1. Forneça aos seguidores conteúdos atrativos

O marketing de conteúdo é um dos maiores combustíveis para campanhas de social media. No entanto, empresas costumam falhar ao planejar e produzir os conteúdos sem considerar os desejos e necessidades do público-alvo.

Casos do tipo são representados por empresas que publicam conteúdos de apelo corporativo, focados somente nos eventos e iniciativas da empresa, sem relevância alguma aos seguidores sedentos por conhecimento — algo que só pode ser transmitido por meio de materiais ricos.

2. Evite usar as redes sociais apenas para vendas

De certo modo, esta dica está atrelada à anterior, pois as constantes publicações de ofertas e anúncios podem causar efeitos similares aos conteúdos corporativos — afinal não é sempre que os seguidores estão dispostos a comprar.

Além disso, o seu público está mais interessado em uma relação mais próxima com a marca, e não propriamente em ser um mero receptor de ofertas.

As redes sociais podem (e devem) ser utilizadas para prestar atendimento, esclarecer dúvidas, promover a interação entre público e empresa, entre outras ações de relacionamento.

3. Seja autêntico e adquira uma boa reputação

Fuja do lugar-comum e dos conteúdos genéricos que não agregam conhecimento à maioria dos seus seguidores. Infelizmente, a internet é uma grande fonte de conteúdos com pouco (ou nada) a oferecer.

Ser autêntico é elementar para obter sucesso em longo prazo, privilegiando a criatividade acima de tudo e buscando fornecer conhecimento de modo a enfatizar o quanto sua empresa entende do assunto — isto é, tornar-se uma referência no segmento.

4. Aprenda a lidar com o público

Estabelecer um contato direto com as pessoas tem um preço variável: ora agradável a ponto de fazê-lo ganhar o dia, ora difícil a ponto de afetar a paciência.

Sabemos o quanto é difícil receber uma crítica, sobretudo as com pouco fundamento e feitas por perfis sem identidade (fakes). Entretanto, faltar com a cordialidade nessas interações pode gerar má repercussão para a empresa, afetando diretamente a sua imagem.

5. Tenha um profissional dedicado à supervisão da rede social

Os canais de comunicação não podem ficar em segundo plano. Da mesma forma que o setor de vendas não pode ignorar um telefonema, o marketing da sua empresa deve se dedicar integralmente ao gerenciamento das redes sociais.

Portanto, é imprescindível que um analista de mídias sociais se dedique a supervisionar todos os processos de gerenciamento, bem como participar do planejamento das publicações.

Nesse sentido, fazer parceria com uma agência de publicidade é um passo importante para que todos os processos do gerenciamento das redes sociais sejam executados.

Viu só? O gerenciamento das redes sociais é um processo que envolve diversas etapas e vai muito além de meras postagens. Faça um bom planejamento, desenvolva boas parcerias e defina seus objetivos.

Para isso, que tal contar com a assessoria de uma agência com mais de 15 anos de experiência? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em comunicação estratégica!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This