Entenda como o Marketing de Conteúdo pode aumentar seu negócio

Estamos vivendo em uma era em que os consumidores estão cada vez mais avessos às publicidades invasivas. Sendo assim, as marcas estão buscando alternativas para atrair o público e encantá-lo sem recorrer à famosa interrupção. O marketing de conteúdo é uma dessas estratégias capazes de captar clientes de maneira nada agressiva.

Por meio da produção de conteúdos, os usuários encontram as empresas nos mecanismos de busca, redes sociais — ou até mesmo por indicações — e, naturalmente, se envolvem de forma mais profunda. Afinal, é mais fácil alguém clicar em um link que contém um artigo interessante do que em um banner simples com o nome da marca.

É claro que tudo depende do seu objetivo de marketing: em uma estratégia de branding, por exemplo, os banners podem funcionar muito bem.

Neste artigo, mostraremos as principais vantagens do marketing de conteúdo e as melhores práticas para que você tenha sucesso. Continue lendo e confira!  

Quais são os principais benefícios do marketing de conteúdo?

Visibilidade

Publicar conteúdos constantemente e escolher as melhores palavras-chave são fundamentais para ficar bem posicionado nos motores de busca. Grande parte dos consumidores pesquisam no Google antes de efetuar uma compra — seja para comparar os preços ou ver as informações técnicas do produto. Sendo assim, os sites que estiverem na primeira página terão mais acessos.

Autoridade

Quando alguém visita o seu blog, página na rede social ou qualquer outro canal e se depara com conteúdos relevantes, você se torna uma referência naquele assunto. Dessa forma, toda vez que o usuário quiser mais informações, procurará você para sanar as dúvidas.

Conversão

Após algum tempo, o frequentador assíduo do seu canal de comunicação tende a se interessar por alguma de suas soluções. Se o usuário entrou pela primeira vez apenas para pegar umas dicas de como aprender inglês mais rápido, por exemplo, e por meio dos seus conteúdos descobriu que a melhor opção é fazer um curso, é provável que ele escolha a sua escola. Ou seja, você educou esse consumidor e transformou-o em um potencial cliente.

Como ter sucesso com uma estratégia de marketing de conteúdo?

Produza materiais de qualidade

Apesar de muitos ainda utilizarem o marketing de conteúdo apenas para posicionar o site nos motores de busca, essa prática não é indicada. Os materiais produzidos devem ser úteis para os visitantes e frequentadores. Primeiramente, você deve pensar no seu público-alvo e seus possíveis problemas. Com isso definido, é necessário elaborar conteúdos que levem informações relevantes para essas pessoas.

Leve em consideração as etapas do funil de vendas

Além de pensar na audiência para a produção de conteúdos, você deve levar em consideração a jornada do consumidor para que ele se torne, de fato, um cliente. Basicamente, o funil de vendas tem três etapas:

  • atração;

  • consideração;

  • decisão.

Conforme, o usuário vai avançando de nível, os conteúdos se tornam mais específicos para atender às necessidades daquele momento.

Voltando ao exemplo do curso de idiomas, na fase de atração, o usuário pesquisa por algo como: “dicas para aprender inglês mais rápido”. Após consumir alguns materiais, ele cai em um post chamado: “aprender inglês sozinho ou fazer um curso: qual vale mais a pena?”. Ou seja, ele já está na fase de consideração. Sem esse planejamento, dificilmente você converterá os usuários em leads e clientes.   

Analise os resultados

Para saber se a sua estratégia está no caminho certo, a solução é óbvia: analisar os resultados. No entanto, não basta medir somente a quantidade de visitas, há diversos outros dados importantes, como:

Portanto, para conseguir bons resultados com o marketing de conteúdo é preciso muito planejamento e uma equipe competente para produzir materiais de qualidade. Com essa estratégia, você dará visibilidade aos seus canais e, consequentemente, aumentará a sua carteira de clientes.

E você? Já tentou colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo em seu negócio? Conte para a gente com um comentário aqui no post!

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