Entenda a importância da marca para a sua empresa

A marca é responsável por identificar e distinguir as empresas, assim como seus produtos e serviços. Quando bem construída, ela gera emoções positivas nos consumidores e conquista um lugar de destaque em sua mente. Um exemplo de sucesso é a Coca-Cola: o seu nome ganhou tanta força que se tornou comum vermos pessoas utilizando roupas e adereços com o seu logotipo estampado.

Podemos perceber a importância da marca para empresas em diversas outras situações. É comum, por exemplo, alguns produtos serem chamados pelo nome da marca, como as lâminas de barbear (gilete) e as hastes flexíveis (cotonetes).

Para conseguir evidência no mercado e ser percebido de maneira positiva, um bom trabalho de branding é fundamental. O branding deve estar presente desde a criação e se estender por toda a vida da empresa.

Quer saber como construir uma marca forte, quais cuidados devem ser tomados e os seus benefícios para a empresa? Continue lendo e confira!

Como construir uma marca forte no mercado?

Crie uma identidade visual marcante

A identidade visual fará com que a sua marca seja reconhecida imediatamente pelo público. Ela deve ser original e atraente para cumprir o seu papel, além de passar o espírito da empresa. No entanto, deve-se evitar inserir muitas informações visuais, pois isso pode causar confusão na mente dos consumidores. A simplicidade pode ser a melhor saída.

É preciso salientar que a identidade visual não é apenas o logotipo, mas todos os elementos que envolvem a marca, e eles devem ser padronizados para criar uma sensação de unidade. Se o seu estabelecimento comercial tem decoração moderna com cores vibrantes, mas o site da empresa utiliza tons de cinza, é um problema que precisa ser corrigido.

Tenha um posicionamento claro

É o seu posicionamento que vai definir o modo como as pessoas percebem a sua marca. Voltando ao exemplo da Coca-Cola, note que a felicidade é uma palavra recorrente em seus comerciais e slogans. Esse é o posicionamento da companhia norte-americana: proporcionar momentos felizes aos consumidores.

O ideal é posicionar-se em relação aos produtos e serviços, mas também criar um posicionamento de responsabilidade social ou ambiental. Você pode ser reconhecido por ter os melhores preços, atendimento impecável, produtos inovadores ou artigos de luxo. O importante é ter um foco e não se atrelar aos inúmeros adjetivos.

Esteja presente em diversos canais

Para um reconhecimento de marca efetivo, não poderíamos deixar a divulgação de fora. Se você criou uma identidade visual marcante, definiu missão, visão e valores, é hora de comunicar a sua existência. Portanto, é importante pesquisar os canais em que o seu público-alvo está e marcar presença.

Além dos canais tradicionais, como TV, revistas e outdoors, existem diversas mídias digitais em que você pode segmentar os seus anúncios e impactar aqueles que têm o perfil que você procura. As redes sociais, como o Facebook, tornaram-se excelentes meios para alcançar um público grande e segmentado. O melhor de tudo é que você pode definir o orçamento da campanha de acordo com a verba disponível.

Quais cuidados devem ser tomados?

Seja coerente em suas ações

Não é apenas a identidade visual que precisa ser coerente, mas todas as ações da sua empresa. Se você prega a cordialidade em suas campanhas comerciais, mas, quando o cliente chega no estabelecimento é tratado com indiferença, a sua imagem ficará comprometida. É preciso que todos os seus canais e mensagens estejam em sintonia para que a marca tenha coerência.

Monitore o que estão falando sobre a sua marca

Uma hora ou outra, algumas empresas ficam em evidência nas mídias de modo negativo. Seja em um grande portal de notícia, seja nas redes sociais, é necessário sempre monitorar as menções feitas à marca. Sendo assim, você pode intervir e evitar situações constrangedoras. Às vezes, basta soltar um comunicado ou resolver o problema de um cliente.

Evite assuntos polêmicos

Atualmente, qualquer pessoa com uma conexão à internet tem voz ativa. Logo, uma pisada na bola pode virar o assunto do momento. A Skol, por exemplo, ignorou a mudança de hábito dos consumidores e continuou por muito tempo com propagandas consideradas machistas. Chegou um momento em que ela teve que mudar o posicionamento e o tom dos seus comerciais para não perder o seu público.

Quais benefícios uma marca forte proporciona às empresas?

Identificação com o público-alvo

A definição do público-alvo é indispensável para guiar o rumo das ações tomadas pelas empresas. Desde o tom de voz adotado nas campanhas até a escolha dos meios de comunicação devem ser pensados levando em consideração o perfil do público. Quando o trabalho de gestão da marca é feito da maneira correta, você consegue impactar positivamente os consumidores e ocupar um lugar em sua mente.

Reconhecimento

Tudo o que dissemos sobre identidade visual, posicionamento, canais e linguagem ajuda a sua marca a ser reconhecida pelas pessoas. Assim que você cria uma personalidade, ou seja, se diferencia dos concorrentes, o público não precisa nem ver o nome da marca no produto para saber de qual se trata.

A Nubank, por exemplo, emite cartões de crédito na cor roxa para seus clientes (cor padrão da companhia) — assim, quando alguém avista de longe já reconhece qual é a emissora.

Base de fãs

Existem diversas empresas que conseguem conquistar uma legião de defensores da marca. Quando se chega a esse ponto, é sinal de que o seu trabalho de construção da marca foi perfeitamente executado.

Nesse quesito, poucos se igualam à Apple. Os seus fãs colam adesivos nos carros, enfrentam filas imensas quando é lançado um novo smartphone e se envolvem em discussões acaloradas na internet.

Indicação espontânea

É claro que nem sempre é possível conquistar uma base de fãs enlouquecidos, mas fidelizar os clientes e deixá-los satisfeitos é uma meta perfeitamente viável. Sendo assim, você alcança uma publicidade espontânea e bastante eficaz.

É natural pesquisarmos muito e pedirmos indicações quando não conhecemos determinado produto. Então, quando você ouve opiniões positivas dos usuários nas redes sociais ou um amigo próximo indica determinada marca, a probabilidade de optar por ela é maior.

Perceber a importância da marca para empresas é essencial para conseguir um nome forte no mercado ao longo do tempo. Hoje, em qualquer segmento, existem inúmeros concorrentes, e ter um diferencial é a melhor forma de vencê-los. É a marca que transmite a essência da empresa para o público. Junto com ela, diversos significados estão interligados — e você pode ter controle sobre isso.

Este conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de conferir o nosso artigo sobre a importância das redes sociais para o seu negócio!

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