Comunicação Online e Comunicação Offline: o que eu preciso saber?

O investimento em marketing por parte das empresas já é algo bem estabelecido e que pode garantir retorno financeiro interessante. Porém, muitos se enganam ao acreditar que os empreendedores não ficam em dúvida sobre a estratégia de comunicação mais adequada a cada perfil de negócio.

Uma das principais questões enfrentadas pelas empresas ao implementar uma estratégia de marketing é definir entre a comunicação online, off-line ou uma combinação entre esses dois formatos.

Independente de qual caminho que a sua empresa escolher, o mais importante é que a estratégia definida seja mensurável e que traga resultados financeiros que justifiquem o seu investimento.

Neste post, vamos abordar as principais diferenças entre a comunicação online e a off-line, além de apontar alguns prós e contras de cada uma. Confira!

Quais as diferenças entre comunicação online e off-line?

Antes de apresentar as principais vantagens de cada uma das opções, é importante deixar bem claro o que diferencia a comunicação online da off-line.

A comunicação off-line é o formato mais conhecido de marketing e consiste no uso de ferramentas bem estabelecidas para promover a venda de produtos e serviços. O que caracteriza esse tipo de comunicação é a não utilização da internet.

Exemplos de comunicação offline

  • propagandas em veículos como televisão e rádio;
  • investimento em propaganda impressa em jornais, revistas e folders;
  • participação em feiras de negócios e eventos.
  • divulgação em mídias exteriores como outdoor e painéis suspensos.

A comunicação online, por outro lado, é baseada nas inúmeras possibilidades que o surgimento da internet nos trouxe. Ela tem os mesmos objetivos da comunicação off-line: promover os produtos ou serviços da sua empresa e, bem utilizada, pode trazer resultados surpreendentes.

Exemplos de comunicação online

  • uso do e-mail marketing;
  • compartilhamento de conteúdo rico com seu público-alvo;
  • investimento em mídias sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn etc.

Não existe uma receita pronta que dirá se sua empresa deve investir na comunicação online ou off-line. O que se sabe é que o marketing digital (comunicação online) é muito mais recente e vem ganhando espaço nos últimos anos graças ao grande crescimento da internet.

Porém, cada caso deve ser avaliado de forma estratégica. Consultar empresas especializadas na área de comunicação é o mais indicado antes de definir o que fazer. Isso porque essas empresas têm em suas equipes profissionais especialistas, que vão analisar a sua marca, o cenário onde está inserida, os seus objetivos e propor soluções que podem ser mais eficientes para você.

Quais as vantagens da comunicação off-line?

Por mais que o marketing digital venha crescendo, com taxas surpreendentes nos últimos anos, a comunicação off-line é muito importante e gera bons resultados, inclusive reforçando as ações online. Confira a seguir suas principais vantagens!

Longo alcance do seu público-alvo

Mesmo sem termos um número exato em mente, é fácil de imaginar que a televisão ou o rádio, por exemplo, alcançam um número gigantesco de pessoas, certo?

Veículos tradicionais representam uma boa forma de expor seu negócio. Portanto, é fundamental que você reconheça quais as características do seu público e avalie quais canais o atingem de forma mais eficiente.

As mídias tradicionais conquistaram grande credibilidade

Propagandas em televisão, rádio e jornais vêm sendo utilizadas há décadas. O fato de esses meios fazerem parte da nossa cultura, contribui bastante para que essas mídias sejam reconhecidas como eficazes.

A internet, por mais que venha crescendo absurdamente, ainda tem um caminho a percorrer quando se trata de conquistar credibilidade. Caso seu produto ou serviço seja focado em um público mais tradicional, que não tenha muita familiaridade com o ambiente online ou ainda tenha uma certa desconfiança quando se trata da internet, investir na comunicação off-line pode ser uma boa saída.

Quais as vantagens da comunicação online?

A seguir, vamos apresentar as principais vantagens de optar pela comunicação online. Não tenha dúvidas de que essa estratégia representa o futuro.

Empresas que não se adaptarem e se adequarem ao momento e oportunidades trazidos pela internet, ficarão para trás. Veja as principais vantagens frente a comunicação off-line.

Menores custos

Os investimentos para estratégias online são muito menores quando comparados ao marketing off-line. Os custos para divulgação de propagandas em rádio, televisão ou jornais impressos geralmente são altos e acabam não sendo viáveis dentro do orçamento das empresas.

A grande vantagem da comunicação online é que o empreendedor consegue investir valores de acordo com a situação que o seu negócio enfrenta. É possível iniciar com investimentos baixos e reinvestir o faturamento obtido em campanhas de marketing digital de maiores alcances.

Em resumo, a comunicação online é customizável e sempre caberá no bolso dos empreendedores, pois existem vários formatos disponíveis e muito acessíveis, a partir de valores bastante baixos.

Possibilidade de mensurar seus resultados

Outra excelente vantagem da estratégia online é a capacidade de controle dos resultados obtidos. Ao investir em campanhas nas mídias tradicionais, será muito difícil saber quais clientes vieram por causa das propagandas. Por outro lado, o marketing online oferece diversas ferramentas para você medir a efetividade das campanhas.

Ao optar pela comunicação online, o ROI (retorno sobre investimento) poderá ser facilmente calculado, seja por meio de ferramentas online ou com o auxílio de profissionais de agências digitais.

Alguns exemplos de ferramentas online conhecidas são a RD Station, o Google Analytics e o Facebook Insights.

Possibilidade de segmentação

Como você pode notar, a comunicação online traz consigo várias ferramentas interessantes. Outra grande vantagem é a possibilidade de segmentar as campanhas para públicos específicos.

É possível, por exemplo, lançar campanhas de acordo com fatores como:

  • idade dos clientes-alvo;
  • sexo;
  • interesses;
  • classe social.

A segmentação é uma ótima ferramenta para lançar campanhas mais eficientes, pois é possível customizá-las de acordo com características do público.

O uso da internet não para de crescer no Brasil

Segundo pesquisas do portal e-commerce.org, o Brasil é o 5º país com o maior número de internautas no mundo. Esse número representa cerca de 45% da população total. Dessas 88 milhões de pessoas, 87% entram na internet pelo menos uma vez por semana.

Fica claro que o alcance online, mesmo que seja menor que os de rádio e televisão, representa sim uma excelente oportunidade de mercado.

Junto com o aumento dos usuários da internet, o conceito de compra online vem crescendo exponencialmente. Segundo dados do G1, no primeiro semestre de 2016, as vendas pela internet alcançaram um faturamento de R$ 19,6 bilhões, representando um crescimento de 5,2% na comparação com o mesmo período no ano anterior.

Mas e agora?

Estratégias de comunicação entre empresas e clientes, assim como quase tudo no mercado, estão em constante evolução.

Neste post, tentamos deixar claro que o meio off-line é o mais conhecido e funciona muito bem quando pensado de forma estratégica por profissionais especializados na área. Porém, fica evidente que a comunicação online vem crescendo muito e que tem sido entendida como uma evolução do marketing, por trazer novas ferramentas e grandes resultados, com um custo-benefício excelente.

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