Como uma boa estratégia de comunicação impacta nas vendas?

Mais do que nunca as empresas precisam desenvolver produtos e serviços de qualidade e atendimento impecável. Além disso, as marcas também devem se preocupar com a forma de se comunicar com os diversos públicos de interesse. Afinal de contas, sabemos que a comunicação impacta nas vendas de qualquer organização.

Por essa razão, é preciso elaborar com cuidado as estratégias mais eficazes para promover o diálogo e, sobretudo, aumentar a lucratividade. Com diversas plataformas de comunicação facilmente disponíveis, é possível interagir com os clientes e potenciais clientes em vários pontos de contato.

Sem falar que os consumidores ganharam um protagonismo inédito no relacionamento com as empresas. Se antes era comum assistirmos o monólogo das marcas, hoje o que existe é uma conversa muito próxima entre as empresas e o público de maneira geral.

Portanto, é preciso estar preparado para construir um diálogo com o seu público nos dias de hoje e alcançar resultados extraordinários! Para te ajudar nessa tarefa, apresentamos, a seguir, os elementos mais importantes que uma estratégia de comunicação digital e offline bem-sucedida deve ter.

Ser uma poderosa aliada do marketing

Um dos equívocos mais frequentes entre as empresas é esquecer que a comunicação é uma ferramenta fundamental do marketing. Antes de se comunicar, é essencial saber as necessidades do público que se pretende alcançar, ou seja, identificar os problemas que o seu produto ou serviço resolvem.

Além disso, é muito comum assistirmos diversas marcas que se comunicam de uma forma e agem de outra completamente diferente. Isso acontece quando a preocupação em se comunicar ultrapassa a essência de quem a marca realmente é, o seu propósito e os valores que acredita. Em vez de investir na comunicação antes disso, é preciso construir de fato o valor da sua marca e o branding ajuda bastante nesse aspecto.

O mercado percebe quando há uma incoerência na comunicação e isso é extremamente negativo para a reputação de uma empresa. Portanto, alinhar a sua estratégia de marketing com a comunicação é o primeiro passo para conseguir gerar vendas por meio das ferramentas de divulgação.

Gerar conhecimento profundo sobre o público-alvo

Conhecer de fato com quem o seu negócio pretende falar é indispensável para qualquer ação de sucesso. Desde possíveis compradores, clientes, influenciadores, fornecedores, funcionários, ou o público em geral. Todas as decisões sobre o que, como, quando, onde e por que, serão diretamente influenciadas pelo público-alvo definido.

Por foco nos objetivos

É bastante frequente encontrarmos empresas que ainda não estabelecem os objetivos com a sua comunicação. Seja aumentar a visibilidade da marca, ter mais notoriedade no mercado, fidelizar e captar clientes, enfim, é imprescindível identificar quais os resultados esperados com as ações de comunicação.

Desse modo, no momento de avaliar o desempenho das estratégias será possível constatar se os resultados foram positivos ou não. Se o propósito é gerar maior exposição da marca, por exemplo, investir na assessoria de imprensa é uma excelente opção.

De imediato, é provável que não sejam geradas vendas em decorrência dessa divulgação, no entanto, sabemos que tomar uma decisão de compra é um processo. Assim, se um consumidor já está precisando da solução que você oferece e leu uma matéria sobre o seu negócio, o próximo passo pode ser procurar pela sua empresa na internet para se informar mais e se tornar cliente, por exemplo.

Por isso, é importante ter em mente que a comunicação exerce um papel fundamental no aumento das vendas. Afinal, quem não é visto não é lembrado, inclusive na etapa da compra. E a comunicação contribui muito para que a sua empresa seja vista pelo público certo e no momento oportuno!

Gerar benchmarking sempre

Outro passo importante é avaliar como as empresas concorrentes estão se comunicando com objetivo de gerar mais vendas. Isto é, observar os pontos fortes e fracos da sua atuação contribui muito para o aprimoramento das suas estratégias.

Ou seja, no momento de definir a melhor maneira de se comunicar com o público para alcançar os objetivos do negócio, considere as táticas utilizadas pelo concorrente e busque insights para criar algo ainda melhor.

Selecionar os melhores canais

Muitas empresas erram terrivelmente ao escolherem os canais de comunicação. Falamos anteriormente que sem a definição dos objetivos é muito provável que o negócio não tenha resultados satisfatórios. Mas, além disso, as marcas em vários momentos cometem outro erro: ignoram o comportamento do seu público.

Consequentemente, definem muitos canais para se comunicarem. Essa definição “de que quanto mais, melhor” está totalmente obsoleta e leva muitas empresas ao fracasso! Por esse motivo, entenda aonde as pessoas que deseja impactar estão de fato. Para então, elaborar um plano de comunicação completo e eficiente.

Um exemplo disso é escolher as redes sociais com objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes. Se você escolher todas elas, é bem provável que a sua estratégia dê errado. Isso porque pode ser que somente alguns canais façam sentido para o seu público.

E quando a sua empresa assume o compromisso de ter cinco redes, por exemplo, ela precisa ter constância na sua presença. Quer dizer que a periodicidade de conteúdo deve ser frequente e esses canais não podem ficar abandonados. É necessário fazer um gerenciamento das redes sociais. Se isso não acontecer, a imagem da empresa pode ficar definitivamente negativa perante o mercado.

Falamos aqui sobre as melhores práticas que uma estratégia de comunicação de sucesso precisa ter. No entanto, é válido ressaltar que o planejamento é essencial para que tudo saia perfeito. Documentar os objetivos, estudo sobre o público a concorrência, definição das melhores estratégias é indispensável.

Além disso, a execução das ações que possuem foco em vendas merece uma atenção especial. Muitas vezes, o time de marketing cria uma estratégia incrível, mas esquece de orientar o comercial sobre esses detalhes. Na hora de executar, os vendedores podem não estar preparados para determinadas situações.

Vamos imaginar que a estratégia seja divulgar uma landing page para que o consumidor tenha acesso a uma promoção do seu produto que só pode ser retirada na loja física. Quando esse potencial cliente chega ao estabelecimento, muitas vezes, o time de vendas não tem uma empatia com o consumidor e não se preocupa com a comunicação não verbal (gestos, aparência, expressão facial).

Como os vendedores não estão devidamente treinados para converter o consumidor em cliente, as chances que essa ação de comunicação têm de gerar negócios são quase nulas.

Outro ponto importante para obter resultados expressivos com as estratégias de comunicação é a mensuração. Para que os investimentos se transformem em lucro é preciso monitorar o desempenho das ações constantemente.

Dessa forma, é possível eliminar as táticas que não possuem uma performance interessante e aprimorar algumas ações com objetivo de otimizar o retorno sobre o investimento (ROI).

Sem dúvidas, a comunicação impacta nas vendas de uma marca e, por isso, todas as ações devem ser feitas de maneira estratégica. Entretanto, sabemos que isso requer muito tempo e dedicação e nem todas as empresas dispõem de funcionários capacitados. Por isso, contratar uma agência que oferece comunicação estratégica seja online ou offline é uma solução muito interessante!

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